Projeto Vozes do Tapajós apoia Assembleia Geral do Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

No período de 25 à 28 de janeiro, lideranças se reúnem na aldeia Marituba, Território Indígena Bragança-Marituba (Belterra/PA)

Com o intuito de debater políticas públicas para os 14 povos do baixo Tapajós, mais de trezentas pessoas participam da assembleia Geral do CITA durante quatro dias no município de Belterra. Durante a programação, discutem o fortalecimento dos territórios, a necessidade de união das populações e decidem a nova coordenação do Conselho. O evento marca a eleição da nova gestão que atuará no biênio 2024-2026. Também são pautas do encontro: prestação de contas, composição da comissão eleitoral, leitura, alteração e aprovação do Regimento Eleitoral e eleições municipais.

“Debatemos em especial a demarcação das terras indígenas e principalmente essa nova conjuntura que estamos vivendo nacional, do movimento indígena. E aqui na nossa região que é uma área totalmente afetada por grandes projetos e todos os territórios sofrem. Nós não temos nenhum território homologado na nossa região”, destaca a atual Coordenadora do CITA, Auricélia Arapiun.

Assembleia será realizada no período de 25 a 28 de janeiro. Fotos: Redes Sociais CITA.

O grande encontro discute ainda temas prioritários para as populações indígenas, como saúde e educação. Além das plenárias, a programação contempla apresentações do Grupo Musical da Aldeia Bragança – Bibiyu e DJ Pedrita – A 1° DJ mulher do Oeste do Pará.

Na noite do dia 27/01, Livaldo Sarmento lança oficialmente o álbum ‘Encantos do Arapiuns’, com dez faixas publicadas em plataforma de streaming. As composições falam sobre proteção à floresta, direitos de populações tradicionais e encantos do Rio Arapiuns [Conheça mais sobre, clicando aqui].

Durante a assembleia, acontece ainda a Feira do Artesanato Indígena do Baixo Tapajós, com exposições de artesanatos produzidos com itens dos territórios.

O evento é apoiado pelo Projeto Vozes do Tapajós, através do Projeto Saúde e Alegria, que reconhece a importância do fortalecimento indígena para a proteção dos territórios e do bioma amazônico. “Essas populações que estão no seu dia a dia numa relação mais direta com a natureza, defendendo a floresta a custo das suas próprias vidas para proteger essa riqueza para o bem da humanidade são as mais afetadas pelas injustiças climáticas. Por isso o programa VAC entende que apoiar essas iniciativas é fundamental”, destaca o coordenador do PSA, Fábio Pena.

O Cita é uma das sete organizações da Coalizão Vozes do Tapajós do Programa VAC Brasil. Juntam esforços na luta por justiça climática as organizações: STTR-STM, Suraras do Tapajós, CITUPI, Sapopema, Coletivo Audiovisual Daje Kapap Eypi e o Projeto Saúde e Alegria.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!