‘Repórteres da floresta’: conheça o projeto que atende 25 comunidades na Amazônia

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Durante o Festival de Cinema de Alter do Chão, a Rede Mocoronga através do coordenador do Projeto Fábio Pena realizou apresentação das atividades aos participantes do evento;


Há mais de trinta anos na Amazônia, o Saúde e Alegria tem desenvolvido diferentes projetos nas áreas de saúde, qualidade de vida, saneamento básico, energia solar e educomunicação. Ligado a este último, a Rede Mocoronga une educação, comunicação e cultura, capacitando jovens como “repórteres da floresta” para a produção e difusão de programas de rádio, jornais, vídeos comunitários, fotonovelas, histórias em quadrinhos e mídia digital. Presente em 25 comunidades é rede de conexão e comunicação popular.


Segundo o coordenador Fábio Pena, a estratégia da rede é “dar oportunidade para a divulgação de notícias locais, manifestações culturais, intercâmbio de experiências e troca de ideias e soluções sobre seus problemas”. Por meio do projeto estimula a participação de todos difundindo a voz direta da população para a população, além de fazer com que a Amazônia seja apresentada pelos próprios moradores da região, oportunizando a conexão com o mundo, ao mesmo tempo em que valorizam sua identidade cultural.


Atualmente a Rede Mocoronga contabiliza 15 Rádio postes com programação local, 3 rádios FM Comunitárias, 40 programas anuais na Rádio Rural de Santarém com as principais notícias das rádios e rede de repórteres comunitários e 20 Telecentros Comunitários implantados em parceria com políticas públicas e organizações locais. O projeto também realiza oficinas de audiovisual comunitário, apoio à coletivos juvenis de audiovisual, circuito de exibição comunitário, produção de fotonovelas e formações para o ativismo juvenil com a teia cabocla.


Nesta sexta-feira (24), os visitantes do Festival de Cinema de Alter do Chão tiveram acesso às informações sobre a Rede, tiraram dúvidas e conheceram mais sobre as produções realizadas pelos jovens comunitários. Durante o evento, a página no instagram @rede.mocoronga tem realizado cobertura fotográfica e feito lives do encontro que reúne importantes nomes da produção audiovisual internacional.
Acompanhe!

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima