Resumo da semana

Acompanhe as atividades semanais realizadas por nós no período de 27 a 31 de maio;

ICMbio realiza capacitação no Cefa, na Resex Tapajós Arapiuns

No período de 27 a 31 de maio o ICMBio e IPÊ realizaram no Centro Experimental Floresta Ativa, a III capacitação de monitores da biodiversidade da RESEX Tapajós Arapiuns. Participaram estudantes, professores, diretores e monitores; todos moradores da unidade.

O curso abordou o tema monitoramento da biodiversidade como atividade pedagógica no contexto escolar e objetivou dar continuidade ao processo de transição do monitoramento de caça na RESEX. Este ano, os monitores atuaram como instrutores das atividades práticas.

Intercambio de mel                                           

Nos dias 27 e 28 mais de 50 manejadores da Resex, Flona, Eixo Forte e Lago Grande participaram do intercambio do mel. Durante o evento compartilharam experiências de como estão desenvolvendo o manejo, onde vendem o mel e como está o mercado consumidor para o produto. Na ocasião o PSA realizou levantamento que apontou que esses cinquenta produtores manejam 1.700 colmeias de abelhas das espécies canudo e jandaira e produziram 1600 litros de mel no período do início do ano de 2018 até maio de 2019.

Encerramento Projeto Ciência Cidadã

Evento de finalização das atividades do projeto coordenado pela WCS foi realizado na Ufopa e organizado pela Sapopema e Projeto Saúde e Alegria. Durante oito meses, estudantes da comunidade Aracampina e Aldeia Solimões participaram do projeto que utiliza tecnologia como ferramenta educativa e monitoramento de espécies migratórias dos rios da região

Na programação de encerramento das atividades realizada na segunda (27) foi promovida avaliação pelos próprios estudantes das escolas selecionadas para o projeto. No Brasil participaram voluntários de Porto Velho, Tefé e Santarém devido a dinâmica da pesca e impactos de grandes construções.

Pesquisadores visitam o Cefa e aldeia Solimões durante evento da TNC

Workshop “Diálogos do Tapajós: Qualidade da Água e Monitoramento Socioeconômico de seus Recursos Aquáticos” foi realizado em Alter do Chão, mas também contou com visitas as duas comunidades na programação.

O evento reuniu pesquisadores e comunitários para discutir os desafios territoriais na Bacia do Tapajós, a qualidade da água e a importância do monitoramento socioeconômico dos recursos aquáticos. O workshop foi realizado pela The Nature Conservancy com apoio do Projeto Saúde e Alegria, Sapopema e WCS.

Beiradão de oportunidades

O Quarto Módulo do Beiradão de Oportunidades foi realizado nos dias 30  e 31 de maio. Nesta fase os jovens deram continuidade a elaboração do plano de negócios. O processo é fundamental para a consolidação de um empreendimento fortalecido e duradouro.

O Beiradão é um processo de formação de jovens empreendedores que engloba conceitos de negócios sociais e tecnologias, auxiliando os jovens na geração de ideias inovadoras que surgem para solucionar problemas que estão inseridos em algum contexto social.

Conselho Nacional das Populações Extrativistas promove encontro em Santarém

Na quinta (30) foi realizado no STTR de Santarém um encontro entre lideranças representativas dos territórios extrativistas e o presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) Joaquim Belo. O evento objetivou orientar os representantes quanto a nova política dos extrativistas da Amazônia no contexto político e a melhor articulação para os povos da floresta.

Água

O trabalho de implantação de sistemas de água em comunidades afastadas dos grandes centros urbanos continua. Nesta semana nossos técnicos visitaram a Comunidade Nova Vista, na região da Resex Tapajos Arapiuns onde serão implantados sistemas de abastecimento de água e viveiro floresta. Eles chegaram também às comunidades Cuipiranga, Piauí, Lago Central e Amari para levantamento de informações com as familias que serão beneficiadas pelo programa Cisterna na região do Rio Arapiuns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site! Rolar para cima