Saúde do adolescente é tema do quarto módulo de educação permanente

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Agentes comunitários de saúde da região participaram de mais uma etapa de capacitação voltada à realidade das comunidades da Flona e Resex

O encontro realizado na sede do PSA nesta quinta (06) abordou a atenção ao público adolescente: “As ISTS (Infecções Sexualmente Transmissíveis), transtornos alimentares, estética, métodos contraceptivos, Bullying, saúde mental, bucal e caderneta do adolescente” – explicou a enfermeira do PSA, Marcela Pinheiro.

Nesta fase, sessenta agentes comunitários de saúde que atuam em regiões ribeirinhas participam do curso de atualização. Nilza Sousa, ACS da comunidade Coroca no Rio Araipiuns contou que a cada módulo tem aprendido novas abordagens que transmite à comunidade.

Saúde da Mulher, importância do aleitamento materno e saúde das crianças foram temas dos três primeiros módulos. Para o médico e fundador do PSA, Eugenio Scannavino a capacitação objetiva contribuir para a atenção básica e atendimento especializado às famílias dessas comunidades: “Com isso nós estamos trazendo todos os conteúdos mais atualizados do Ministério da Saúde, os instrumentos, como utilizar a carteira da criança, da mulher. Como informar isso no sistema”.

A educação permanente em saúde de iniciativa do PSA, Ufopa e Semsa fortalece o trabalho diário, mas também capacita para a atuação dos agentes para os atendimentos do Barco Hospital Abaré que promove visitas nas comunidades. Quando a unidade chega, além dos atendimentos, crianças, jovens e adolescentes participam de oficinas lúdicas voltadas à saúde.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima