Saúde e Alegria doa cinco mil máscaras N-95 para profissionais do Hospital Regional, Sespa e Labimol

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Entrega foi realizada nesta quarta-feira (04) na sede do Projeto Saúde e Alegria. Objetivo é garantir proteção aos profissionais de saúde dos municípios do Baixo Amazonas;

Em nova ação, a campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona entregou ao 9° Centro Regional de Saúde Secretaria de Estado de Saúde Pública do Estado do Pará, ao Hospital Regional do Baixo Amazonas e ao Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas (Labimol/Ufopa), um total de cinco mil máscaras N-95 para atender aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

Em Santarém, até 04 de agosto, 1.077 óbitos foram registrados e mais de 20 mil casos confirmados. Apesar da diminuição do número diário de novos casos, o médico fundador do PSA, Eugênio Scannavino ressalta que o uso de máscara continua sendo fundamental: “Hoje em dia diminuiu a média móvel de mortes do Brasil, dos municípios. Mas mesmo as pessoas vacinadas, elas pegam covid-19, sintomas mais leves, podem ficar assintomáticas, as crianças não estão vacinadas. Nada acabou e a máscara é a grande ainda é o grande remédio preventivo e ter consciência de que cada um de nós pode estar contaminado sem sentir e repassar para outras pessoas”.

Para a professora da Ufopa e integrante da equipe de testagem do Labimol, Luciana Pimentel, as máscaras suprem uma carência da testagem do laboratório. “Os EPIs são realmente difíceis de conseguir devido a demanda. O custo subiu muito. Uma doação de máscara nos ajuda muito porque a gente precisa de máscaras de boa qualidade porque a gente trabalha diretamente com as amostras. Então a gente precisa ter uma proteção que nos assegure manipular o material dos exames dos pacientes de vinte e três municípios do Baixo Amazonas. A gente precisa usar um EPI de qualidade” – esclarece.

A 9ª Regional de Saúde explicou que as três mil máscaras recebidas pelo órgãos serão destinadas aos hospitais de Santarém, Alenquer, Almerim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Juruti, Jacareacanga, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Placas, Rurópolis, Terra Santa e Trairão. “Será de suma importância pra que a gente possa continuar a nossa assistência aos municípios da região. A gente está fazendo o planejamento com a equipe técnica para que todos os municípios sejam contemplados” – contou o coordenador de patrimônio da Sespa, Ronaldo Gomes.

A campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona de apoio ao Baixo Amazonas contra a covid-19 tem somado esforços na pandemia do coronavírus na região. Além dos trabalhos de prevenção, têm buscado apoio para somar esforços com o Sistema Público que não consegue mais suportar o nº de casos frente a estrutura disponível, seja pela falta de equipamentos, leitos e UTIs, seja pela falta de materiais e profissionais, que acabam se contaminando se não houver EPIs suficientes.

Entrega realizada ao Hospital Regional do Baixo Amazonas.

“Essas máscaras N-95, são máscaras muito boas, profissionais que ten havido falta em várias unidades de Saúde. Como a gente tem bons parceiros a gente repassa com muito critério para que esses parceiros façam o uso bem feito e possa chegar ao uso onde precisa. A gente agradece a todos os parceiros” – acrescenta Scannavino.

As doações foram realizadas por meio da parceria com a União Amazônia Viva / Sitawi.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima