Saúde e Alegria doa equipamentos para instalação no Barco Hospital Abaré II

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Entrega de itens foi realizada na manhã desta terça-feira (27) para a Prefeitura Municipal de Santarém;

Com reforma estrutural e serviço de pintura concluídos, o processo de revitalização do Barco Hospital Abaré II avança agora para instalação dos equipamentos náuticos, de comunicação e segurança, além dos equipamentos de saúde, para que então seja iniciada a certificação da embarcação – procedimento obrigatório para barcos com capacidade superior a 20 passageiros – e, depois, o seu credenciamento como Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) junto ao Ministério da Saúde.

O PSA realizou entrega de cadeira para coleta de sangue, braçadeira para injeção, esfigmomanômetro adulto, infantil e obeso, estetoscópios, lanternas, laringoscópios, nebulizadores, oftalmoscópio, oxímetros, reanimadores, termômetros, destiladores, agitadores, centrífuga, estufa de esterilização e banho maria digital, nesta terça-feira (27).

Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar e médico fundador do PSA, Eugênio Scannavino.

Esses equipamentos são cruciais para a adequação à legislação visando a implantação da UBSF Abaré II, ressaltou o coordenador do Programa de Saúde do PSA, o médico Fábio Tozzi: “Graças a um esforço conjunto, o barco vem novamente com médicos, enfermagem, consultório odontológico completo e laboratório clínico para que possa dar um atendimento de qualidade a essas comunidades. Tudo isso é comemorado pelo Saúde e Alegria, pelo Controle Social dentro do Conselho Municipal de Saúde e Gestão Municipal de Saúde”.

Após essa etapa final, a empresa certificadora fará a inspeção da embarcação ‘em seco’ e em ‘flutuação’, onde são avaliadas condições do casco, análise da borda livre e arqueação. “A gente vem acompanhando toda a reforma desde o início, então não é esperada nenhuma anormalidade” – explicou Ian Castro, tecnólogo naval da empresa Record.

Com a aprovação da vistoria, a documentação é enviada para inscrição no Tribunal Marítimo sediado no Rio de Janeiro, onde é feita toda análise, para então, a embarcação ser credenciada como Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) junto ao Ministério, pela Secretaria de Saúde de Santarém, contou o coordenador do PSA, Paulo Lima.

Sobre o Abaré II

Abaré II em reforma no estaleiro. Arquivo/PSA.

A unidade hospitalar fluvial adquirida em 2011 pelo Projeto Saúde e Alegria e repassada na forma de comodato à Prefeitura de Santarém para atender à região do Arapiuns, estava sem navegar há aproximadamente quatro anos. O anúncio de retorno dos atendimentos é motivo de muita esperança para os moradores, que vêm se mobilizando em encontros na região do Arapiuns. Segundo a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gracivane Moura, em 2017 e 2018 foram realizadas audiências públicas nas comunidades para discutir a situação da saúde da população. “Após várias reuniões com PSA, MP, Conselho Municipal de Saúde e STTR, a gente conseguiu através do PSA e emenda parlamentar do deputado Airton Faleiro fazer com que o barco fosse para o estaleiro. Nós, enquanto Conselho Municipal de Saúde, sempre temos cobrado e questionado da Semsa de como está a situação do Abaré II no Cadastro Nacional de Entidades Sociais – para que seja contratada equipe para o barco”.

A embarcação voltará a operar renovada, com novos atendimentos. Os serviços estão sendo executados com aplicação de recursos do Projeto Saúde e Alegria através de seus doadores, como a Fundação OAK, e também da sua cooperação com o Projeto “Salvando Vidas” do BNDES, somados às verbas de emenda parlamentar para diferentes serviços na embarcação.

“É uma felicidade pra gente. Uma ação dessa a gente não faz sozinho. São doações que nós recebemos de nossos parceiros e junto com os parceiros a gente faz as doações com vários critérios” – explicou o médico fundador do PSA, Eugênio Scannavino.

Além dos equipamentos para o Barco Hospital, foram entregues insumos para a Semsa/prefeitura municipal.

“Agradecemos a doação recebida. Mais uma vez, a parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Projeto Saúde e Alegria rende bons frutos e se mantém firme para garantir melhor atendimento para as famílias ribeirinhas. São materiais e equipamentos fundamentais, que recebemos com muita alegria e que devem reforçar a atuação das equipes na zona rural” – Vânia Portela, Secretária Municipal de Saúde.

“O município de Santarém tem várias parcerias com o Projeto Saúde e Alegria e hoje é mais um dia de felicidade pra todos nós. Estamos recebendo seis mil máscaras N95, nebulizador portátil, e vários equipamentos para a gente retornar o nosso atendimento no Abaré II” – Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima