Sistemas de abastecimento de água e energia solar serão entregues em Murui no Lago Grande

Comunitários foram beneficiados com uma rede de distribuição de 2.400 metros de extensão. 40 famílias serão beneficiadas em uma localidade com alta incidência de doenças de veiculação hídrica e mortalidade por viroses e diarreias agudas, relacionadas ao consumo inadequado de água do rio e à falta de saneamento básico.

Na próxima sexta feira (20/12) os moradores receberão oficialmente os sistemas em uma cerimônia na comunidade de abrangência do PAE Lago Grande. Além do sistema de poço e encanamento para as residências, foram instaladas 16 placas fotovoltaicas para o bombeamento da água com participação direta dos jovens da comunidade que participaram do Curso Eletricistas do Sol, realizado pelo Saúde e Alegria.

As obras foram financiadas pela Aliança Água+Acesso com recurso do Instituto Coca-Cola/Avina, executadas pelo Saúde e Alegria com parceria da Prefeitura de Santarém, Somecdh e Feagle.

Banheiro com água encanada na casa de Éverton, personagem do Fantástico. Foto: Silvanei Rodrigues-PSA.

 

Situação exibida no Fantástico: Direitos das crianças ainda não são respeitados em muitas partes do Brasil

Programa contou a experiência do adolescente Everton Dias de 12 anos, morador da comunidade Murui no Lago Grande. À época relatou a dificuldade de acesso à água potável: “Se tivesse água encanada ia ser melhor as tarefas do dia-a-dia”. O pai Messias Dias, explicou que o “Saneamento é um dos problemas sérios da comunidade […] A água do igarapé é poluída”. Hoje, com as construções, a família de Everton será uma das quarenta beneficiadas que terão acesso à agua limpa, de qualidade e carregamento do liquido em baldes, nunca mais!

Confira abaixo depoimento da moradora sobre a emoção de ter água encanada em casa:

Serviço

O que? Inauguração dos sistemas de abastecimento de água
Quando? Sexta (20/12/2019)
Onde? Comunidade Murui, Lago Grande.

1 comentário em “Sistemas de abastecimento de água e energia solar serão entregues em Murui no Lago Grande”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *