Educação, Cultura e Comunicação
O Programa de educação, cultura e comunicação tem por objetivo ampliar as oportunidades de aprendizagem para contextualizar a população em seu meio, universalizar seus saberes, fortalecer sua identidade cultural e possibilitar o acesso a novos conhecimentos e tecnologias, a fim de formar cidadãos confiantes e autônomos, capazes de gerir suas comunidades, defender seus territórios e seus direitos fundamentais.
Mais de 53% da população das comunidades ribeirinhas do oeste do Pará onde atuamos têm até 19 anos de idade. Por isso, e por acreditarmos que são eles os principais agentes de transformação presente e futuro das comunidades, é que o trabalho da organização sempre buscou desenvolver estratégias para sua inclusão social.
Embora ainda vivam num ambiente ecologicamente saudável, e numa convivência comunitária amigável, enfrentam, por outro lado, muitos problemas e desafios.
Dificuldades de acesso ao ensino médio, baixa qualidade do ensino nas escolas existentes, com currículo e métodos pouco apropriados a realidade sociocultural dos alunos. Falta de saneamento básico e carências alimentares provocando doenças evitáveis e famílias com baixa renda e muitos filhos, com poucas condições para o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes. Insatisfações com o cotidiano rural, baixa perspectiva de trabalho e renda, e poucas opções de lazer levando jovens ao êxodo rural.
Tendo suas origens em projetos de saúde infantojuvenil, o PSA ampliou suas abordagens para dimensões mais amplas buscando incluir e defender os direitos das crianças e jovens nos processos de desenvolvimento comunitário, de forma a garantir que ele seja sustentável no longo prazo.
Para tanto, atua tanto junto a serviços públicos (especialmente escolas) quanto diretamente com a população, com ações de cunho social (educação, saúde, lazer, cultura e comunicação), econômico (capacitação para o trabalho, empreendedorismo e liderança juvenil) e ambiental (educação ambiental, bom manejo dos recursos naturais).
Conheça as ações do PSA em educação, cultura e comunicação:
Circo Mocorongo
Territórios de Aprendizagem
Redes Comunitárias
A escola é o pilar de formação e treinamento do projeto “Conectando os Desconectados”, uma iniciativa global, promovida pelas organizações APC e Rhizomatica e executada no Brasil pelo Projeto Saúde e Alegria. O objetivo da iniciativa é conectar comunidades desconectadas por meio do desenvolvimento de modelos, capacidades e formas de sustentabilidade para populações com foco em assistência técnica, capacitação, assessoria para advocacy e mobilização comunitária.
Teia Cabocla
Rede Mocoronga de Comunicação
Empreendedorismo Juvenil
Notícias
Educação e Comunicação
PSA promove palestras de combate à violência contra crianças em comunidades e aldeias da Resex
Ação promovida pelo Projeto Crianças com Saúde e Alegria pretende combater a violência infantil. Intervenção é resultado das oficinas participativas sobre primeira infância na Amazônia
Esporte na floresta: comunidades estreiam bolas e redes em campinhos de futebol
Iniciativa fortalece esporte nas comunidades da Floresta Nacional do Tapajós e Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns. Projeto Saúde e Alegria (PSA), Mercado Livre e ONG Ginga F.C promovem ação;
“PSA abre perspectivas aos jovens e deixa formação nas comunidades” – Raquel Kumaruara
Uma câmera na mão e uma ideia na cabeça. É através do audiovisual que comunidades da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém, oeste paraense, ganham as telas pelo mundo. Uma das responsáveis por contar as histórias das populações da floresta hoje cursa uma área fora do nicho da comunicação, mas nunca deixou de lado as produções comunitárias.
Documentário O Território, uma co-produção com o povo indígena Uru-eu-wau-wau pré-selecionada ao Oscar 2023, tem exibição nesta sexta-feira na UFOPA
A sessão seguida de debate é promovida pelo Laboratório de Etnologia (LABORe) e acontece dia 13/01, das 16h às 19h, no auditório Wilson Fonseca (Campus Rondon) com entrada gratuita;
Brinquedos adquiridos via COMDCA, fortalecerão primeira infância em comunidades e aldeias da Resex Tapajós Arapiuns
Projeto ‘Crianças Com Saúde e Alegria’ participou de edital da SEMTRAS, para concorrer a doação de brinquedos adquiridos com o Fundo da Criança e do Adolescente do COMDCA. Itens serão distribuídos para quinhentas crianças de cinco regiões da Resex Tapajós Arapiuns
“PSA veio para somar e fortalecer a nossa comunidade” – José Elinaldo Lopes
Um homem que sempre viveu do cultivo da terra encontrou na preparação do solo uma maneira de ajudar tantas outras famílias na comunidade Vista Nova, que integra o polo da Vila de Boim na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém. José Elinaldo Lopes, também…