Educação, Cultura e Comunicação
O Programa de educação, cultura e comunicação tem por objetivo ampliar as oportunidades de aprendizagem para contextualizar a população em seu meio, universalizar seus saberes, fortalecer sua identidade cultural e possibilitar o acesso a novos conhecimentos e tecnologias, a fim de formar cidadãos confiantes e autônomos, capazes de gerir suas comunidades, defender seus territórios e seus direitos fundamentais.
Mais de 53% da população das comunidades ribeirinhas do oeste do Pará onde atuamos têm até 19 anos de idade. Por isso, e por acreditarmos que são eles os principais agentes de transformação presente e futuro das comunidades, é que o trabalho da organização sempre buscou desenvolver estratégias para sua inclusão social.
Embora ainda vivam num ambiente ecologicamente saudável, e numa convivência comunitária amigável, enfrentam, por outro lado, muitos problemas e desafios.
Dificuldades de acesso ao ensino médio, baixa qualidade do ensino nas escolas existentes, com currículo e métodos pouco apropriados a realidade sociocultural dos alunos. Falta de saneamento básico e carências alimentares provocando doenças evitáveis e famílias com baixa renda e muitos filhos, com poucas condições para o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes. Insatisfações com o cotidiano rural, baixa perspectiva de trabalho e renda, e poucas opções de lazer levando jovens ao êxodo rural.
Tendo suas origens em projetos de saúde infantojuvenil, o PSA ampliou suas abordagens para dimensões mais amplas buscando incluir e defender os direitos das crianças e jovens nos processos de desenvolvimento comunitário, de forma a garantir que ele seja sustentável no longo prazo.
Para tanto, atua tanto junto a serviços públicos (especialmente escolas) quanto diretamente com a população, com ações de cunho social (educação, saúde, lazer, cultura e comunicação), econômico (capacitação para o trabalho, empreendedorismo e liderança juvenil) e ambiental (educação ambiental, bom manejo dos recursos naturais).
Conheça as ações do PSA em educação, cultura e comunicação:
Territórios de Aprendizagem
Circo Mocorongo
Teia Cabocla
Rede Mocoronga de Comunicação
Empreendedorismo Juvenil
Notícias
Educação e Comunicação
STTR promove curso de inclusão digital e social para lideranças em telecentro no Rio Arapiuns
Formação liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Santarém – STTR conta com parceria do Saúde e Alegria – PSA. Intenção é capacitar jovens de comunidades da Resex Tapajós Arapiuns; No período de 11 a 12/12, vinte jovens da …
Programa Alô Comunidade representa ferramenta de interação para moradores ribeirinhos e indígenas
Apresentações vão ao ar de domingo à sexta às 14h00 nas Rádios Rural de Santarém e Princesa Fm; Com mais de cento e dez programas veiculados, o Programa Alô Comunidade está na boca do povo. É assunto nas mesas de …
Saúde e Alegria divulga cartilha sobre a Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural
Lei de número 14.017 é uma política pública, gerida pelos governos, mas cabe à sociedade civil compartilhar as informações e ajudar com que ela chegue a quem precisa; A pandemia de Covid-19 gera uma série de impactos não apenas na …
Rodas de conversas são realizadas em comunidades da Flona e Resex para prevenção a queimadas e incêndios florestais
Atividade integra Campanha Comunidade Unida, Preserva a Vida e busca sensibilizar comunitários sobre os cuidados para a utilização do fogo na agricultura; Professores, diretores, lideranças comunitárias e brigadistas voluntários estão participando dos encontros para dialogar sobre os riscos das queimadas …
Saúde e Alegria anuncia vencedores do IV Mocoroscar
Nesta sexta-feira (25) os vencedores do concurso foram divulgados no Programa Alô Comunidade. Doze foram selecionadas pela equipe de jurados; A quarta edição do Mocoroscar marcada pela criatividade dos participantes no combate ao coronavírus reuniu a participação de cinquenta e …
Instituições lançam campanha de prevenção a queimadas e incêndios florestais em comunidades de Santarém
As ações da campanha ´Comunidade Unida, Preserva a Vida´ buscam sensibilizar comunitários sobre os cuidados para a utilização do fogo na agricultura – uma prática cultural antiga na região -,propõe roçado sem queima, além de orientar sobre o que fazer …