Educação, Cultura e Comunicação

O Programa de educação, cultura e comunicação tem por objetivo ampliar as oportunidades de aprendizagem para contextualizar a população em seu meio, universalizar seus saberes, fortalecer sua identidade cultural e possibilitar o acesso a novos conhecimentos e tecnologias, a fim de formar cidadãos confiantes e autônomos, capazes de gerir suas comunidades, defender seus territórios e seus direitos fundamentais.

Mais de 53% da população das comunidades ribeirinhas do oeste do Pará onde atuamos têm até 19 anos de idade. Por isso, e por acreditarmos que são eles os principais agentes de transformação presente e futuro das comunidades, é que o trabalho da organização sempre buscou desenvolver estratégias para sua inclusão social.

Embora ainda vivam num ambiente ecologicamente saudável, e numa convivência comunitária amigável, enfrentam, por outro lado, muitos problemas e desafios.

Dificuldades de acesso ao ensino médio, baixa qualidade do ensino nas escolas existentes, com currículo e métodos pouco apropriados a realidade sociocultural dos alunos. Falta de saneamento básico e carências alimentares provocando doenças evitáveis e famílias com baixa renda e muitos filhos, com poucas condições para o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes. Insatisfações com o cotidiano rural, baixa perspectiva de trabalho e renda, e poucas opções de lazer levando jovens ao êxodo rural.

Tendo suas origens em projetos de saúde infantojuvenil, o PSA ampliou suas abordagens para dimensões mais amplas buscando incluir e defender os direitos das crianças e jovens nos processos de desenvolvimento comunitário, de forma a garantir que ele seja sustentável no longo prazo.

Para tanto, atua tanto junto a serviços públicos (especialmente escolas) quanto diretamente com a população, com ações de cunho social (educação, saúde, lazer, cultura e comunicação), econômico (capacitação para o trabalho, empreendedorismo e liderança juvenil) e ambiental (educação ambiental, bom manejo dos recursos naturais).

Conheça as ações do PSA em educação, cultura e comunicação:

Educação, Cultura e Comunicação

Circo Mocorongo

Territórios de Aprendizagem

Redes Comunitárias

Teia Cabocla

Rede Mocoronga de Comunicação

Empreendedorismo Juvenil

Últimas Notícias

Educação, Cultura e Comunicação
Educação, Cultura e Comunicação

Saúde e Alegria lança marchinha em incentivo à vacinação no carnaval

O Projeto Saúde e Alegria lançou no Carnaval uma marchinha em apoio à vacinação contra a covid-19 e incentivo ao uso de preservativos para evitar transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. Com a letra do Mestre Chico Malta, a música destaca a importância da atualização da carteira de vacina. A mensagem ganhou as cores do Gran

Leia mais →
Educação, Cultura e Comunicação

Rede Wayuri inaugura Web Rádio no Alto Rio Negro, Amazonas: “Foi através desse projeto que a gente colocou nosso sonho em prática”

Apoiada pela Escola de Redes Comunitárias da Amazônia do Projeto Saúde e Alegria, rádio online terá programação sobre ancestralidade, direitos indígenas, cultura e entretenimento Em operação desde a última sexta-feira (24), a Web Rádio da Rede Wayuri representa as vozes dos 23 Povos Indígenas do Rio Negro. A iniciativa é fruto do projeto dos três

Leia mais →
Educação, Cultura e Comunicação

Jovens realizam II Romaria do Bem Viver pedindo direitos para o rio Arapiuns

Com tema “Água é bem comum”, centenas de jovens se reuniram na comunidade São Francisco do Arapiuns para caminhada e grito em defesa do território Realizada nos dias 18 e 19 de novembro, a II Romaria do Bem Viver realizada no PAE Lago Grande, região do rio Arapiuns, voltou após 4 anos desde sua primeira

Leia mais →
Rolar para cima