Economia da Floresta - Floresta Ativa
O Floresta Ativa é uma plataforma de oportunidades socioeconômicas voltadas ao manejo sustentável da floresta, fortalecendo cadeias produtivas que aproveitem melhor os potenciais existentes na Amazônia para empreendimentos agroecológicos e florestais, bioeconomia e de serviços ambientais que contribuam para a redução do desmatamento e das emissões de CO2 e, ao mesmo tempo, promovam segurança alimentar, elevação da renda e inclusão social das comunidades envolvidas.
As bases históricas da economia das comunidades tradicionais amazônicas são a caça, a pesca, o extrativismo e a agricultura de subsistência, geralmente com pouca circulação de dinheiro. Esse modelo vem sendo pressionado por novos ciclos econômicos (baseados na monocultura e na exploração minerária e madeireira), que, na forma como são implantados, têm aumentado os processos de ocupação predatória e o desmatamento ao invés de melhorar os índices de desenvolvimento socioeconômicos da região.
A Amazônia tem potencial para suprir o país com seus recursos naturais, mas são necessárias novas referências para uma economia que pense o futuro e que veja o meio ambiente como potencial e não como empecilho. Enfim, uma economia da floresta em pé. Nosso país é um dos maiores detentores de ativos naturais do planeta: 60% do bioma amazônico está no Brasil, com expressiva diversidade sociocultural e importância estratégica crescente em tempos de mudança climática, busca por economias de baixo carbono e acordos internacionais para a distribuição dos benefícios da biodiversidade e serviços ecossistêmicos.
Se manejados de forma sustentável, esses recursos podem garantir o futuro do Brasil e do planeta. Para tanto, é necessário transitar do atual sistema para práticas mais modernas, eficientes e amigáveis ao meio ambiente, nos quais se produz mais com menos terra – com menos desmatamento.
As iniciativas do PSA nessa área são voltadas ao empreendedorismo sustentável, buscando promover a Economia da Floresta de Base Comunitária no desenvolvimento regional, com o intuito de elevar a renda das famílias ribeirinhas a partir do melhor aproveitamento dos produtos do agroextrativismo, da agricultura familiar, da bioeconomia e de serviços ambientais. Esse trabalho tem garantido o bom manejo dos recursos naturais de seus territórios e a manutenção da floresta em pé.
Parceria e Populações Participantes
Unidades Socioprodutivas
Mulheres Empreendedoras da Floresta
Agroecologia e Reposição Florestal
Cadeias da Sociobiodiversidade
Turismo de Base Comunitária e Artesanato
Energias Renováveis
Incubadora de Negócios Socioambientais
Notícias
Economia da Floresta
Meliponicultores do PAE Lago Grande apostam na multiplicação de colmeias para ampliar produção e abastecer futuro entreposto do Mel
Programa Floresta Ativa do Projeto Saúde e Alegria realizou entrega de cento e quarenta e quatro caixas modelo Jandaíra para trinta produtores das comunidades Carariacá, Laranjal, Dourado, Vila Amazonas e Guajará
Alternativa Econômica ao Garimpo – Oficina da castanha mobiliza 31 aldeias Munduruku do Alto Tapajós
Formação realizada pelo Programa Floresta Ativa do Projeto Saúde e Alegria a pedido dos indígenas, aconteceu na Aldeia Waro Apompo, Rio Cururu, município de Jacareacanga
Inaugurado Telecentro para formação de agroextrativistas na gestão de negócios da sociobiodiversidade
O Projeto Saúde e Alegria e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém inauguraram um novo telecentro que vai beneficiar agricultores e extrativistas da região Oeste do Pará
Mulheres Empreendedoras da Floresta promovem Curso de Gestão e Governança
Vinte e duas cooperativas e associações participaram da formação que reuniu 69 jovens e mulheres no segundo módulo do curso do Programa de Educação do Cooperativismo e Associativismo da Agricultura Familiar Agroextrativista
Floresta Ativa: Coletivo Munduruku é criado no Alto Tapajós para estruturar alternativas econômicas ao garimpo
Vinte e três aldeias mundurukus instituíram um Coletivo para atuar com produtos da sociobiodiversidade amazônica na região do Alto Tapajós. Esse é um dos resultados da Oficina agroextrativista realizada nos dias 2, 3 e 4 de novembro junto com o Projeto Saúde e Alegria para levantar os potenciais produtivos da região e formas de organização…
Inseticidas naturais ajudam a proteger hortas no Pará
Produtores das comunidades São Francisco, Bacuri, Atrocal e Bom Futuro, participaram de formação para produção de biofertilizantes, composteira e aplicação de inseticidas naturais
Financiadores
O Floresta Ativa tem apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com recursos do Fundo Amazônia. Aprovado em 24 de julho de 2018, com prazo de execução de 36 meses, o projeto tem investimento total previsto de R$ 12.493.011.
A colaboração do Fundo Amazônia/BNDES é articulada a convênios de contrapartida setoriais, como a Fundação Mott (Energias Renováveis), a Avina (Água), o Ministério da Cidadania (Saneamento) e Caritas-Suíça (Empreendedorismo Juvenil), além de outros de menor porte. A partir de 2020, contaremos com o apoio do Criança Esperança.
Acesse aqui o contrato de colaboração financeira do projeto.