Desenvolvimento Territorial

Base de sustentação social e política de todas as ações promovidas pelo Projeto Saúde & Alegria (PSA) nas comunidades amazônicas, o programa Desenvolvimento Territorial integra essas ações para que contribuam para a organização interna e intercomunitária e ajudem a assegurar o direito à terra e a consolidar territórios sustentáveis geridos pelos próprios povos da floresta.

Historicamente, a região do oeste paraense acumulou um passivo de exploração predatória, com a ocupação desordenada, marcada por exploração ilegal de madeira, queimadas da floresta, garimpo, grilagem de terras e, mais recentemente, expansão desenfreada do agronegócio. Essa realidade gera conflitos constantes, impacta os territórios e os direitos das comunidades tradicionais e ameaça o futuro da maior floresta tropical do mundo.

Embora a região tenha tido avanços a partir de 2005, com a criação de novas unidades de conservação que ajudaram a reduzir conflitos e desmatamento, ainda restou o desafio de viabilizar esses territórios (inclusive os criados antes) do ponto de vista social, econômico e ambiental. Além disso, muitas outras regiões ainda carecem de controle e políticas públicas de ordenamento fundiário e ambiental. Novos ciclos econômicos pressionam a floresta, e as comunidades de ribeirinhos, povos indígenas e quilombolas continuam ameaçadas no domínio de seus territórios tradicionais.

Em geral, as comunidades tradicionais carecem de representação formal e jurídica perante as instâncias governamentais, o que dificulta seu acesso às políticas públicas a que têm direito. Mesmo internamente, faltam-lhes estruturas organizativas e lideranças para que assumam a luta pela defesa de suas terras e a gestão de seu próprio desenvolvimento.

Diante disso, o PSA atua fortalecendo as representações de comunidades locais para que se articulem em comunidades territoriais, capacitando e assessorando lideranças comunitárias na defesa de suas terras, no controle social das políticas públicas e no bom manejo de seus recursos naturais, para que a Amazônia continue viva para o bem das populações locais, do país e do futuro do planeta.

Desenvolvimento Territorial

Gestão Comunitária

Ordenamento Territorial

Redes e Articulações

Disseminação e Replicação de Experiências

Últimas Notícias

Desenvolvimento Territorial
Desenvolvimento Territorial

Famílias ribeirinhas de Óbidos e Santarém recebem Kits Camelo para tratar água barrenta

Projeto Saúde e Alegria realizou nova expedição para comunidades Amador e Auerana no município de Óbidos e Ilha do Bom Vento em Santarém. Oitenta famílias foram beneficiadas com ação em parceria com startup Água Camelo  A equipe de Infraestrutura Comunitária do Projeto Saúde e Alegria desembarcou no período de 01 e 02 de dezembro, na

Leia mais →
Desenvolvimento Territorial

Afetadas pela seca severa, comunidades recebem filtros comunitários para tratar água barrenta

Vinte e cinco comunidades da várzea do município de Santarém e Oriximiná foram beneficiadas com a distribuição de filtros coletivos. Iniciativa é fruto da soma de esforços do Projeto Saúde e Alegria, Sanofi,  Água Segura e CAUSE em parceria com a Sapopema e Colônia de Pescadores Z-20 Uma grande operação logística iniciou nesta semana para

Leia mais →
Desenvolvimento Territorial

Banheiros garantem dignidade à povos da floresta: “Não é mais preciso a gente ir pra fora”

Nos últimos quatro anos, o Projeto Saúde e Alegria implementou 789 banheiros em territórios do PAE Lago Grande, Várzea, Flona do Tapajós, Resex Tapajós Arapiuns, PAE Montanha Mangabal e aldeias Mundurukus nas regiões do baixo e médio Tapajós, abrangendo municípios de Belterra, Itaituba, Jacareacanga e Santarém Um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) idealizados

Leia mais →
Rolar para cima