Unidade básica de saúde fluvial que estava em manutenção recebeu insumos necessários para retomar os serviços de saúde
Nesta sexta, a Unidade Básica de Saúde – Abaré II recebeu uma doação significativa do Projeto Saúde e Alegria (PSA). A unidade fluvial realiza atendimentos em comunidades ribeirinhas da região, promovendo o acesso à saúde a quem vive longe dos centros urbanos. A UBS Fluvial estava com os atendimentos parados, passando por manutenção. A doação foi feita de forma emergencial, com o apoio da Bristol, para que a unidade pudesse seguir para os serviços.
Foram entregues 400 kits de Preventivo do Câncer do Colo do Útero, medicamentos e insumos gerais que vão auxiliar nos atendimentos de saúde às populações, principalmente mulheres e crianças. Além desse material, foram destinados 10 mil à alimentação.
“Nós estamos indo agora para as comunidades para realizar campanhas sobre saúde da mulher, das crianças e do ambiente. O objetivo é melhorar os níveis de PCCU, vacinação e HPV” disse o médico sanitarista e fundador do PSA, Eugênio Scannavino.
A entrega foi realizada à Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, que mobiliza e organiza as ações de atendimentos nesses territórios. A próxima expedição deve ser na região do Arapiuns, onde a Unidade Fluvial vai levar informações sobre Saúde da Mulher e das Crianças.
“A equipe de Saúde Fluvial, do Abaré II, recebeu do PSA kits e insumos que vão auxiliar em nosso atendimentos. Como soro, gel, agulha, seringas, algodão. Material que vai possibilitar e facilitar ainda mais o atendimento as populações ribeirinhas” enfatizou a enfermeira da Semsa, Maria Rita Brasil.
Saúde ribeirinha e Unidade Fluvial
O PSA tem apoiado a disseminação do modelo: adquiriu um segundo barco, o Abaré II, que foi doado via comodato à Prefeitura de Santarém para atender mais de 2 mil famílias da bacia do Rio Arapiuns. A unidade hospitalar fluvial foi adquirida em 2011 pelo Projeto Saúde e Alegria com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Foi repassada na forma de comodato à Prefeitura de Santarém para atender à região do Arapiuns, mas após alguns anos funcionando apresentou problemas de manutenção, tendo que parar as operações, precisando de reparos.
“Nós fazemos também campanhas educativas, campanhas de promoção à saúde. Procurando garantir melhores condições possíveis para que a embarcação possa realizar atendimentos de forma adequada, com qualidade à essas populações”, finalizou Eugênio.