Barco Hospital Abaré II recebe sistema solar para armazenamento de vacina

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Em reforma, o Barco Hospital Abaré II segue recebendo infraestrutura para operar na região do Rio Arapiuns. Nesta semana, técnicos do Projeto Saúde e Alegria finalizaram a instalação do sistema fotovoltaico para funcionar a câmara conservadora de vacinas. Representante do BNDES, que apoia o projeto, visita a embarcação

A conclusão da reforma do Barco Hospital Abaré está mais próxima. A previsão é que a embarcação volte a operar em março, modernizada e com novos equipamentos para melhorar os atendimentos. O armazenamento de vacinas por falta de energia elétrica continuada era uma das dificuldades enfrentadas para garantir os serviços de imunização nas comunidades rurais ribeirinhas distantes dos centros urbanos. Com a conclusão da instalação do sistema de energia solar off grid, agora a unidade se encontra apta para as campanhas.

As reformas começaram entre o final de 2020 e início de 2021, em meio às dificuldades e restrições com a pandemia de covid-19. Além da revitalização estrutural, serviços de pintura, instalação de equipamentos náuticos, de comunicação e segurança, o PSA realizou também a entrega de diversos equipamentos de saúde, como cadeira para coleta de sangue, braçadeira para injeção, esfigmomanômetro adulto, infantil e obeso, estetoscópios, lanternas, laringoscópios, nebulizadores, oftalmoscópio, oxímetros, reanimadores, termômetros, destiladores, agitadores, centrífuga, estufa de esterilização e banho-maria digital.

Sistema off grid instalado na unidade fluvial é completamente independente de qualquer ligação com rede elétrica, utilizando apenas a energia solar produzida pelos painéis fotovoltaicos. Fotos: Silvanei Rodrigues/PSA.

A certificação da embarcação – procedimento obrigatório para barcos com capacidade superior a 20 passageiros – já foi concluída. A próxima etapa é a vistoria realizada pela Sespa e o credenciamento como Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) pelo Ministério da Saúde.

“Estamos apenas aguardando o documento definitivo expedido pela capitania dos portos Santarém. Agora estamos ultimando os preparativos para a primeira viagem prevista para o mês de março com a montagem de mobiliário, geladeiras e consultórios. Será a primeira viagem de muitas para atender famílias necessitadas com a equipe de saúde da Semsa” – contou o coordenador do Programa de Saúde do PSA, médico Fábio Tozzi.

A unidade hospitalar fluvial foi adquirida em 2011 pelo Projeto Saúde e Alegria com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Foi  repassada na forma de comodato à Prefeitura de Santarém para atender à região do Arapiuns, mas ficou sem navegar nos últimos anos, precisando de reparos.

Câmaras conservadoras movidas à energia solar, serão utilizadas para o armazenamento adequado de vacinas.

“A manutenção da embarcação sempre foi responsabilidade do Poder Público. Vimos a dificuldade nesse sentido e resolvemos ajudar. Por um lado, procurando revitalizar a embarcação com tecnologias de ponta, não apenas para qualificar os serviços de saúde, como também para reduzir as emissões, o consumo de combustíveis, e o custeio das rodadas, facilitando a gestão a cargo da Prefeitura. Por outro lado, adequando as instalações para as novas condicionantes do Ministério, assim a SEMSA poderá credenciá-la como UBSF e receber as verbas federais para custear suas operações e a manutenção” – afirmou Caetano Scannavino, coordenador do Projeto Saúde e Alegria (PSA).

Nesta semana, a unidade recebeu a visita de um representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), acompanhado de representantes da Prefeitura Municipal de Santarém e Projeto Saúde e Alegria. Por meio do Projeto “Salvando Vidas”, o BNDES está contribuindo novamente para garantir o funcionamento deste importante serviço de saúde para as populações ribeirinhas.

A maior parte dos serviços está sendo executada com aplicação de recursos do Projeto Saúde e Alegria através de seus doadores, como o BNDES e a Fundação OAK. Somam-se ainda as verbas de emenda parlamentar do deputado Airton Faleiro repassada à Prefeitura de Santarém.

O anúncio de retorno dos atendimentos de saúde é motivo de muita esperança para os moradores, que aguardam com expectativa o retorno dos serviços na região do Arapiuns.

“O Abaré é uma conquista da população do Rio Arapiuns, graças aos esforços de várias organizações, principalmente pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santarém – STTR, do Conselhos Municipal de Saúde e do Projeto Saúde e Alegria que foi o grande articulador pra que pudesse conseguir recursos para fazer a revitalização do Abaré II, contribuição do Deputado Airton e várias outras entidades que apoiaram. A nossa expectativa enquanto liderança do Rio Arapiuns é muito grande até porque o anseio daquela população é sempre voltado para a melhoria da qualidade de vida. A gente espera que a população entenda que esse patrimônio é do povo. E quem deve monitorar é a própria população. A secretaria de saúde é a responsável pela gestão da saúde, mas é preciso que a população acompanhe todo esse processo, participe e dê as informações ao Conselho Municipal de Saúde porque assim que a gente pode ir pra frente. O importante é que a população receba um atendimento digno como sempre almejou” – liderança comunitária do Arapiuns e presidente da Acosper, Manoel Edvaldo.

“Esta política pública foi conquistada por todos nós e se adequa a nossa região. Através do Abaré II os atendimentos conseguem ser mais acessíveis porque vêm até a nossa comunidade. Pra gente continuar com esse bem estar com a natureza, Amazônia, precisamos estar bem e saudáveis” – Benezildo Costa, São Pedro do Rio Arapiuns.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima