Campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona realizou entregas às Secretarias de Saúde e Assistência Social do Município nesta quinta-feira (05);
Localizada no Oeste do Pará, a cidade de Belterra, com população estimada em 17.839 (Senso IBGE 2020), enfrenta os desafios de gestão em meio a pandemia da covid-19, assim como os demais municípios do Estado que tiveram receita impactada pelos reflexos econômicos e sociais da pandemia do novo coronavírus.
Em mais uma ação de apoio ao poder público, a campanha Com Saúde e Alegria Sem Corona realizou doação de 350 cestas de alimentação para a Secretaria Municipal de Assistência Social e 728 máscaras, 04 nebulizadores e 2 otoscópios para a Secretaria Municipal de Saúde.
Os kits de segurança alimentar serão destinados às famílias cadastradas nos Centros de Referência Social vinculados à secretaria de Assistência Social, onde o número de famílias carentes é alto e aumentou no último ano. “É uma gratidão pra gente receber essa doação do Projeto Saúde e Alegria. Nosso município está precisando. Só vem fortalecer a saúde contra a covid-19 que não acabou. Vamos nos proteger” – Cristiane Noronha, Secretaria de Assistência Social.
Os equipamentos de saúde serão destinados ao hospital municipal de Belterra para apoiar no tratamento de pacientes com casos suspeitos de covid-19 e as máscaras utilizadas por profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à doença. “O sentimento é de gratidão porque o momento que a gente está vivendo na pandemia não é fácil. A gente tem situação de famílias vulneráveis e com a pandemia ficaram em extrema vulnerabilidade. Essa parceria com o Projeto Saúde e Alegria é essencial nesse momento. Vai ajudar muitas famílias e só agradecer pela parceria e que a gente continue e venham novas parcerias pra ajudar a sociedade” – José Feitosa, Secretário Municipal de Saúde.
Historicamente o PSA tem apoiado o município em diversas ações desde sua fundação. Com a pandemia, a campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona de apoio ao Baixo Amazonas contra a covid-19 tem somado esforços na região. Além dos trabalhos de prevenção, têm buscado apoiar o Sistema Público que não consegue mais suportar o nº de casos frente a estrutura disponível, seja pela falta de equipamentos, leitos e UTIs, seja pela falta de materiais e profissionais, que acabam se contaminando se não houver EPIs suficientes.
“Somos parceiros do município de Belterra há mais de trinta anos. Começamos a trabalhar nas comunidades da Flona, ribeirinhas com atendimento médico, tratamento da água, implantação de poços artesianos, sanitários, filtro, microssistema de água, telecentro…. Nessa época da pandemia, mais do que nunca a gente precisa unir esforços. A gente tanto apoia o poder público, quanto organizações sociais, as comunidades, sempre com parceiros que fazem essas coisas chegarem onde mais precisa. Quero deixar aqui minha enorme admiração pelo Cras, pelos profissionais que atuam na linha de frente e que estão enfrentando situação de extrema, exclusão e dificuldade. E essas pessoas só tem os profissionais do Cras pra contar” – esclarece o Eugênio Scannavino.
As doações foram realizadas por meio da parceria com a União Amazônia Viva / Sitawi.