Conferência Ethos 360º debate papel desempenhado pelas ONGs na promoção da sustentabilidade e conservação ambiental

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Evento estabeleceu diálogo com diferentes temas e acontecimentos políticos, econômicos e sociais da promovendo impacto no desenvolvimento sustentável 

Belém no Pará sediou a Conferência Ethos 360º na última segunda-feira (18/09). Um evento que há mais de vinte anos contribui para a evolução do desenvolvimento sustentável e responsabilidade social no país, promovendo boas práticas empresariais nas diversas agendas de sustentabilidade, construção de políticas públicas que favoreçam um ambiente de negócios sustentável e a redução das desigualdades, beneficiando toda a sociedade. Este ano, as mais de 460 empresas associadas deliberaram por um Pacto Nacional que Combata às Desigualdades.

Dezessete painéis discutiram propostas e estratégias para compor a agenda 2030 e buscar o desenvolvimento integrado e sustentável. O coordenador do Projeto Saúde e Alegria Caetano Scannavino participou de dois painéis: “Reconhecimento, Desagravo e Desafios das Organizações da Sociedade Civil na Amazônia” e Guardiões da floresta em pé – luta, ameaças, desafios e conquistas.

No primeiro, dividiu a mesa de debate com a coordenadora de projetos em Integridade Instituto Ethos, Marcela Grego e com a gerente de Comunicação e Engajamento do Instituto Peabiru, Mariana Faro. Foram discutidos tópicos relacionados ao reconhecimento, valorização e dificuldades enfrentadas pelas Organizações da Sociedade Civil (ONGs) atuantes na região amazônica. O objetivo foi estimular a compreensão da relevância das ONGs na Amazônia e as barreiras que enfrentam e as oportunidades de colaboração para enfrentar os desafios nas regiões.

Painéis discutiram o reconhecimento, desagravo e desafios das organizações da sociedade civil na Amazônia e Guardiões da floresta em pé – luta, ameaças, desafios e conquistas, respectivamente.

Na conversa, os painelistas falaram sobre o papel essencial desempenhado pelas ONGs na promoção da sustentabilidade, preservação ambiental, proteção dos direitos indígenas e fomento à participação cidadã na Amazônia e também sobre os impactos dessa criminalização das ONGs em suas operações e na segurança dos ativistas e membros envolvidos.

O segundo painel contou com a presença da liderança indígena do Tapajós, Jaciara Borari, com a coordenadora de projetos da Associação de Defesa Etnoambiental Kanidé, Neidinha Suruí e com Scannavino. Os três falaram sobre a atuação dos povos indígenas, os defensores da floresta amazônica, e os desmatamentos constantes na maior floresta tropical do mundo. Em 2022 a cobertura vegetal da floresta perdeu 10.573 km², o equivalente a quase 3 mil campos de futebol por dia, segundo relatório produzido pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). E esse ano, apesar de uma ligeira diminuição, os números ainda são altos.

Os painelistas falaram sobre a necessidade de combater o desmatamento, e ao mesmo tempo, proteger os povos originários de invasores, grileiros, madeireiras ilegais, garimpeiros ilegais e narcotraficantes.

Caetano Scannavino em entrevista à imprensa. Foto: AB produtora/Conferência Ethos.

No evento, traçaram estratégias para garantir os direitos de quem defende o território a partir de exemplos concretos de colaborações eficazes entre ONGs, setores público e privado, focando em projetos voltados para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável na Amazônia. “E eu vou um pouco mais além: será que é possível´fazermos a população local ter participação societária em algum empreendimento? destacou Caetano.

O evento nacional foi uma oportunidade para unir diferentes atores para propor caminhos para alcançar o desenvolvimento social e econômico na Amazônia. “Muito bom debate e oportuno o tema dos painéis. Grato ao Ethos pela valorização do trabalho das ONGs na região” declarou Caetano Scannavino.

Reportagem do Jornal O’Liberal destacou participação do PSA na Conferência Ethos 360º.
Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima