Curso de culinária vegana e vegetariana capacita moradores para atendimento aos turistas na Resex

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Formação foi realizada no período de 07 a 12 de outubro e contou com a participação de vinte e dois moradores;

Com o objetivo de inovar em cardápios de origem vegetal, moradores da comunidade Anã, região da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, participaram de um curso de culinária vegana e vegetariana idealizado pelo grupo local de Turismo de base Comunitária da comunidade de Anã com a parceria da Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta – TURIARTE e Projeto Saúde e Alegria.

A formação teórico-prática de 45 horas possibilitou aos moradores, compreender as técnicas para cozinhar pratos exclusivamente com ingredientes de origem vegetal, que excluem do preparo ingredientes de origem animal, como carne bovina, frango, peixe, ovos etc.

A intenção é oportunizar maneiras de preparo dos pratos para oferecer aos turistas que visitam a comunidade, gerando renda comunitária, ressaltou a idealizadora Ingrid Godinho: “Foi excelente porque quem ganhou foi a comunidade. Não foi só o grupo de turismo que aprendeu, mas todos. Essa capacitação surgiu porque os nossos últimos visitantes eram veganos e vegetarianos. Vai contribuir com a renda da comunidade”.

Para os participantes, a experiência, além de agregar à atividade econômica, possibilitou o conhecimento em técnicas de manipulação e higiene dos alimentos.

“A importância desse curso é de a gente garantir pros nossos clientes e comunitários que existem aqui. Na área de turismo vem ajudar a nos qualificar para o bom atendimento ao nosso turista. A nossa oficina vem orientando sobre a culinária vegana é muito importante porque vem clientes vegetariano, vegano” – Aldair José Imbiriba – Anã.

“Tô aprendendo sobre as comidas vegana, vegetariana é frutífera. É muito bom esse curso e importante para as comunidades” – Núbia Godinho, Anã.

“Eu achei muito legal pois eu aprendi muitas coisas que eu não sabia, que eu posso usar na minha casa. Às vezes a gente exagera e aqui a gente aprendeu a ter uma alimentação balanceada” – Fernanda Silva, Anã.

“É uma experiência nova pra mim. Eu estou gostando de participar porque a gente aprende muitas coisas novas. Pra que quando as pessoas” – Ilan Pereira, Anã.

Durante o curso, os moradores aprenderam técnicas para preparo de pães, saladas, molhos e lasanhas. A capacitação conta com o apoio do Fundo Amazônia/BNDES através do PSA.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima