Emergência Munduruku: ações de acesso à água, saneamento e higiene chegam às aldeias do Alto Tapajós por meio de parceria entre Projeto Saúde e Alegria, UNICEF, DSEI Rio Tapajós e Prefeitura de Jacareacanga

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Projeto promoverá a saúde pública nas aldeias da Terra Indígena Munduruku, no Alto Tapajós, por meio de melhorias estruturais e de ações voltadas ao acesso à água potável, saneamento básico, práticas de higiene e educação em saúde

Mais dignidade, saúde e qualidade de vida. Esses são os impactos esperados com a implementação de melhorias estruturais e formativas em Jacareacanga, na Terra Indígena Munduruku, por meio do Projeto WASH – Água, Saneamento e Higiene. A iniciativa faz parte do Programa de Infraestrutura Comunitária do Projeto Saúde e Alegria (PSA), em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) Brasil, o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Rio Tapajós e a Prefeitura de Jacareacanga.

Nesta fase inicial do projeto, será realizada a perfuração de um poço profundo, a instalação de um sistema de reservação de 5 mil litros e a rede de distribuição de água para 20 pontos de consumo, abrangendo todas as 13 casas da aldeia e os espaços coletivos. Segundo Rodrigo Souza, do Projeto Saúde e Alegria (PSA), “pelo menos 45 indígenas serão beneficiados diretamente, além de centenas de pessoas que utilizam o centro de formação instalado na aldeia”. O sistema foi planejado para atender tanto os indígenas residentes quanto os indígenas participantes das capacitações no centro de resistência, que será revitalizado em parceria com o UNODC e UNICEF, podendo receber até 500 pessoas.

Apresentação do projeto ao DSEI/ RT pela equipe do Programa de Infraestrutura Comunitária do PSA e UNICEF.

O projeto contempla também a reabilitação de seis Unidades Básicas de Saúde Indigena (UBSI), com foco em melhorias nas condições de água, saneamento e higiene. Duas dessas unidades também serão equipadas com sistemas de energia fotovoltaica. “Objetivo é garantir infraestrutura essencial para o atendimento de saúde com qualidade, eficiência energética e segurança hídrica”, explica Rodrigo Souza, do Projeto Saúde e Alegria.

Além disso, o projeto prevê a reabilitação de oito escolas públicas do município de Jacareacanga, localizadas na TI MDK com intervenções voltadas para pequenas reabilitações de  acesso à água, saneamento e higiene (WASH). Essa etapa será realizada em articulação com a Prefeitura Municipal de Jacareacanga, reforçando o compromisso com o bem-estar e a saúde de crianças e adolescentes indígenas.

Apresentação do Projeto para as lideranças da Aldeia Nova Traíra.

Segundo Gabriel Maraslis, oficial de Água, Saneamento e Higiene do UNICEF (WASH, sigla em inglês), a parceria busca resultados estruturantes: “As três grandes entregas do projeto são: o poço com acesso à água para Nova Traíra e o centro de formação; a reabilitação das UBSs e das escolas; e o fortalecimento de práticas sustentáveis com uso de energia solar e educação comunitária”.

Outros componentes estratégicos do projeto incluem: o curso “Eletricistas do Sol”, que forma jovens e mulheres indígenas para atuarem com sistemas de energia solar, um estudo sobre a redução de gases de efeito estufa com uso de placas solares, realização de formações em uso e gestão da água nas aldeias e capacitações específicas com profissionais de saúde sobre práticas seguras de saneamento, higiene e uso da água.

Apresentação do projeto ao Governo Municipal de Jacareacanga/PA.

As ações previstas no projeto foram recentemente apresentadas às lideranças da Aldeia Nova Traíra e ao Governo Municipal de Jacareacanga, por meio das secretarias de Planejamento, representada pela secretária Edileuza Viana, e de Educação, representada pela secretária Luziane Nogueira. A reunião também contou com a presença do coordenador do DSEI Rio Tapajós, Haroldo Saw, que destacou o engajamento institucional e o potencial das parcerias.

“Isso vai se tornar realidade, eu sei. Este ano e no próximo, teremos muitas ações no território. O Distrito Sanitário está à disposição e sempre estará de portas abertas para quem queira ser nosso parceiro.”

O Projeto WASH é uma iniciativa estruturante voltada ao acesso à água potável, saneamento básico e práticas de higiene, integrando ainda ações de energia limpa e capacitação. Juntas, essas frentes fortalecem a saúde coletiva e promovem bem-estar com respeito à cultura e aos modos de vida dos povos da região do Alto Tapajós.

Em 2024 o Programa de Infraestrutura Comunitária do PSA implementou quatro sistemas de abastecimento de água no alto Tapajós, quatro melhorias de sistemas no médio Tapajós, três UBSI + CASAI Jacareacanga reabilitadas em WASH, promoveu diagnóstico em WASH em 18 escolas Mundurukus, formação em uso e gestão da água para aldeias Mundurukus, com doação de ferramentas para os AISANS e doação de equipamentos de análise de água para o DSEI RT, impactando mais de 2.000 famílias.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima