Jovens de associações e cooperativas participam de curso de ferramentas digitais sobre aplicativos de conteúdos interativos e apresentações

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Projeto Mulheres Empreendedoras da Floresta promoveu segundo módulo do curso que forma jovens de organizações de base comunitária, visando fortalecimento dos negócios a partir do uso de ferramentas digitais para impulsionar comercialização e organização de processos

A primeira turma do segundo módulo do curso de ferramentas digitais sobre aplicativos de conteúdos interativos e apresentações concluiu a formação na última sexta-feira (29). Dezessete jovens das organizações Tapajoara, Imaflora, Tuariarte, Amabela, Mulheres do Coco, Coopruvas, Ascovim, Acosper, STTR-STM e MAM participaram da nova etapa de formação visando o fortalecimento das ações de publicidade das organizações na internet.

A ementa do curso abordou temas ligados ao uso de ferramentas para a produção de conteúdo sobre as iniciativas, como o Canva (para produção de cards, produtos gráficos), Trello (organização de fluxos e demandas institucionais), e Keep (para processos de comunicação interna), explicou Dannie Oliveira da Tapera Consultoria, “Quando você capacita comunidades, colabora para que essas sejam mais eficientes, autônomas e resilientes em um mundo cada vez mais digital e interconectado. Nesse novo módulo os praticantes aprenderam sobre o Canva, que pode ser usado para criar materiais de marketing e divulgação, sobre o Trello que facilita a organização das atividades e também sobre o Keep que ajuda na comunicação interna. Essas ferramentas irão ajudar a promover os produtos locais e artesanato gerando oportunidades econômicas para os grupos participantes”.

Jander Cardoso, da comunidade Anã, região da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, foi um dos participantes. Representando a Cooperativa Turiarte, falou sobre a necessidade de fortalecer a comunicação da organização: “Está sendo uma experiência totalmente nova. Estamos aprendendo a usar novas ferramentas. Keep, Trello e Canva são ferramentas muito importantes porque a gente trabalha com a divulgação dos nossos projetos. Aqui a gente aprendeu a fazer banner, post, cartaz, convite”.

Para a Associação de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Santarém – AMTR, a oportunidade vai ser multiplicada nos territórios de sua abrangência. “Eu levarei para as associadas como trabalhar com essas ferramentas. Lembretes, vendas e levar para as feiras os nossos produtos”, pontuou Josilene Rocha de Vista Alegre do Muratuba/AMTR.

O uso das ferramentas vai ampliar a organização e presença digital dos meliponicultores da região do PAE Tapará, destacou o jovem Apolo de Sousa, da comunidade Tapará Grande. “A comunicação nas comunidades era muito difícil. Aqui eu tive a oportunidade de conhecer essas ferramentas que podem ajudar na comunidade, na cooperativa. Foi muito abrangente, de algo que para a maioria das pessoas é tão fácil e pra nós tão difícil”.

O conhecimento sobre as ferramentas também vai garantir o fortalecimento das iniciativas das mulheres do coco da região da Resex Aveiro, no Baixo Tapajós. Jorliane Figueira de Pinhel, participou com a responsabilidade de implementar as ações na estratégia da AIPAP: “Vou aplicar o que aprendi sobre as ferramentas digitais para fortalecer os negócios da minha organização”.

O Movimento pela Soberania Popular (MAM), representado pela jovem Kelvianny Oliveira, da comunidade Aninduba, região do Arapixuna, destacou a necessidade de iniciar a implementação dos recursos para otimizar o fluxo de comunicação dentro da organização. “Nós dentro do movimento trabalhamos com podcasts Raízes. Essas ferramentas vão fortalecer dentro da organização”.

O curso é uma iniciativa do Projeto Mulheres Empreendedoras da Floresta em parceria do Projeto Saúde e Alegria e do Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras de Santarém e visa ampliar as oportunidades para os negócios de base comunitária. Para a coordenadora de monitoramento do Projeto Mulheres Empreendedoras da Floresta/Projeto Saúde e Alegria, Olívia Beatriz, essa é uma oportunidade de manter a juventude conectada aos projetos das próprias comunidades e, ao mesmo tempo, multiplicar conhecimento para as iniciativas locais. “Eles serão multiplicadores nas suas comunidades, cooperativas e associações. Cada estudante tem a meta de conseguir multiplicar para dez pessoas e aplicar na parte prática na gestão das organizações”, explica.

O curso está sendo realizado no Telecentro do STTR e envolve a capacitação para duas turmas de vinte estudantes. Nesta segunda-feira (02/10), a segunda turma inicia a jornada, totalizando a formação para 40 pessoas.

Fotos: Danie Oliveira.

Notícias relacionadas. Leia também:

“Cheguei nervoso e com medo da máquina. Agora consegui dominar o computador e me sinto confiante”, diz jovem participante do curso de ferramentas digitais

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima