A Zona Verde da COP 30 recebe, no dia 21 de novembro, às 11h, o painel “Tecnologias Sociais e de Adaptação em Comunidades Tradicionais”, promovido no Auditório Amazônico 2. A atividade integra a programação oficial do espaço e reúne pesquisadores, lideranças e organizações que atuam diretamente na interface entre clima, território e direitos de povos e comunidades tradicionais.
Participam do painel Davi Kopenawa Yanomami (Hutukara Associação Yanomami), Sila Mesquita (Grupo de Trabalho Amazônico/ GTA), Fernanda Garavini (Fundo Amazônia/BNDES), Guilherme Franco Netto (Fundação Oswaldo Cruz) e Eugenio Scannavino (Projeto Saúde e Alegria). A mediação será realizada por Milena Sergeeva, da Global Climate and Health Alliance (GCHA).
O objetivo do encontro é apresentar experiências e reflexões sobre tecnologias sociais desenvolvidas e aplicadas diretamente nos territórios, incluindo práticas de adaptação aos impactos climáticos, fortalecimento das redes comunitárias e iniciativas integradas de saúde, meio ambiente e proteção territorial.
A atividade busca ainda aproximar público, instituições e iniciativas que atuam em campo, destacando soluções que têm sido elaboradas por povos indígenas, populações ribeirinhas e organizações locais, especialmente em regiões mais afetadas pelas mudanças climáticas.
SERVIÇO
Painel: Tecnologias Sociais e de Adaptação em Comunidades Tradicionais
Data: 21/11
Horário: 11h
Local: Auditório Amazônico 2 — Zona Verde COP 30
Realização: Global Climate and Health Alliance (GCHA)






