Projeto Rede Artesol fomentará cadeia do artesanato no Pará

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

ONG Artesol está ampliando sua atuação no estado, capacitando grupos de artesãos, dando visibilidade para o artesanato paraense e fomentando sua comercialização através de uma rede nacional;

No total, doze associações de artesãos do Pará foram selecionadas para integrar o projeto Rede Artesol. A iniciativa é executada pela ONG fundada há 20 anos pela antropóloga Ruth Cardoso com foco em promover o artesanato tradicional, que é patrimônio cultural do país. Depois de eleitos para integrar uma espécie de “mapa do artesanato brasileiro”, os grupos estão recebendo uma capacitação in loco focada em comunicação e tecnologia para que os artesãos possam divulgar seu trabalho para o mundo e potencializar a comercialização dos seus produtos nacional e internacionalmente. Para isso, esses núcleos produtivos também ganham uma página no portal da Rede (artesol.org.br), um canal efetivo de interlocução e negociações entre associações de artesãos, designers, lojistas, pesquisadores, decoradores, espaços culturais e o próprio consumidor final.

Em 2019, o mapeamento da Artesol incluiu núcleos paraenses como a  Associação dos Artesãos de Nova Pedreira, Vista Alegre e Coroca do Rio Arapiuns – AARTA, em Santarém, o Grupo de ceramistas “Mulheres de Barro”, de Paraupebas, entre outros núcleos de artesãos da Ilha de Marajós.

 Segundo a coordenadora do projeto, Josiane Masson, “mais do que inventariar saberes tradicionais que correm o risco de desaparecerem por falta de acesso ao mercado, a ideia é manter viva essa diversidade de técnicas artesanais única do Brasil, promovendo inclusão social através da cultura popular”.

Ela explica ainda que a principal forma de valorizar esses conhecimentos populares é criar conexões entre o artesão e o mercado dos grandes centros urbanos. “O importante é ver essas conexões online se transformarem em contatos reais, geração de renda e valorização das identidades culturais locais. Estamos muito felizes de testemunhar a Rede se materializar em inúmeras parcerias, pesquisas e negócios que devem se intensificar a partir de 2020, quando vamos relançar o portal com estes novos grupos mapeados em 2019”, afirma.

Turiarte: artesanato em diálogo com o design

Um exemplo de Grupo já mapeado e inserido na plataforma da Rede que tem se beneficiado dessas conexões com o mercado é a Rede Turiarte, que envolve seis diferentes associações de artesãs da Resex Tapajós- Arapiuns. Através da Rede, o grupo foi acionado pela Yankatu, marca de móveis e objetos de decoração de design de São Paulo. Através desse contato nasceu uma coleção de móveis autorais co-criados entre a designer Fernanda Paes(da Yankatu)  e as artesãs da Turiarte. A coleção foi lançada na Made (Mercado Arte e Design), evento mais importante de design do país em 2019. Além disso, o grupo também aumentou suas vendas para lojas do eixo Rio-São Paulo e participou de diferentes eventos nacionais como o Festival da Cultura Imaterial que aconteceu no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, em dezembro de 2018.

Ver vídeo sobre a coleção Turiarte e Yankatu:
https://www.youtube.com/watch?v=5GZBER6sd_o

Mapeamento da cadeia artesanal

Os artesãos que fazem parte da Rede foram selecionados a partir de um criterioso mapeamento que levou em consideração os aspectos culturais como identidade local, utilização de técnicas ancestrais, o manejo sustentável de matérias-primas, a qualidade das peças e a capacidade produtiva dos grupos.

Através de uma pesquisa realizada junto aos atuais membros da Rede inseridos em 2018 no projeto, 89% relataram aumento de contatos via plataforma, sendo 60% desses contatos de lojistas. Os artesãos também afirmaram ter recebido contatos de consumidores finais, jornalistas, turistas, estudantes e pesquisadores através do portal.

Sobre a ArteSol

A ArteSol – Artesanato Solidário é uma ONG concebida em 1998 cujo objetivo é salvaguardar o artesanato de tradição cultural brasileiro e gerar oportunidades de trabalho e renda para comunidades artesãs de todo o Brasil.

Website: https://www.artesol.org.br/

Facebook: https://web.facebook.com/ArtesanatoSolidario.Artesol/

Instagram: https://www.instagram.com/artesol_oficial

YouTube: https://www.youtube.com/user/ArtesanatoSolidario

 

Camila Fróis | (11) 3082-8681 / (11) 96345-5278 / camila@artesol.org.br

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima