Projeto Saúde e Alegria é empossado no Conselho Municipal de Saúde de Santarém

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMSS) foram empossados em solenidade realizada no auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA);

Na última quarta-feira (23), foi realizada a Cerimônia de Posse dos 32 novos membros do conselho, sendo 16 titulares e 16 suplentes para o Biênio 2022- 2024. O Projeto Saúde e Alegria ocupa a vaga de titular para Organizações Não Governamentais, representado pela Assistente Social, Ananda Pacheco.

“Para o PSA estar no Conselho Municipal de Saúde é de extrema relevância. Atuantes neste órgão deliberativo poderemos continuar tendo voz nos processos de formulação e execução da Política de Saúde no Município de Santarém. E assim poderemos, principalmente, contribuir para que o acesso a este direito seja efetivo nos nossos territórios de atuação que fazem parte do município, mas que muitas vezes, pela distância geográfica do centro urbano, ficam “esquecidos”. Ressalto, que esta é a terceira participação do PSA  na cadeira reservada às organizações não governamentais, porém esta é a primeira que somos titulares na vaga” – esclareceu Ananda Pacheco. Integra a suplência a Casa Azul, representada por Marlon Azevedo.

A solenidade contou com representantes da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, da 9ª Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA), Ministério Público do Estado e da Subseção Santarém da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O Conselho é composto por representantes de Órgãos Gestores, Entidades da Sociedade Civil Organizada, Sindicatos Trabalhadores da Saúde, Órgãos formadores de recursos humanos, Organizações Não Governamentais. As Entidades foram eleitas em Plenária Municipal específica para eleição do Conselho, realizada no dia 28 de janeiro deste ano, no auditório do Campus Tapajós, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). 

Nas próximas reuniões, o Conselho deve focar na composição das comissões permanentes e seguir o que regimento interno orienta para consolidar a nova formação e iniciar os trabalhos. “A prioridade é garantir a qualidade do serviço de saúde. Somos órgãos co-gestores onde nosso papel é fiscalizar, mas também vamos indicar e aprovar. Por isso, vamos debater a situação da saúde para avaliar no que a gente pode contribuir em relação a qualidade do serviço dando uma resposta positiva para a população e os usuários do SUS”, conclui Ana Dilma dos Santos.

“Os Conselhos Municipais de Saúde são responsáveis por acompanhar o funcionamento do Sistema Único de Saúde, participando da elaboração das metas e auxiliando no controle e execução das ações. Hoje foram empossados os novos conselheiros e uma nova mesa diretora composta. Iniciamos assim, os primeiros trabalhos a definir propostas que possam aprimorar a saúde pública e garantir avanços para o biênio 2022 a 2024”, destacou Vânia Portela, titular da Semsa.

As reuniões ordinárias do CMSS são abertas ao público e ocorrem às quartas-feiras, na sede do CMSS ao lado do SAMU.

* Informações de Semsa/Ascom PMS.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima