PSA doa equipamentos ao Corpo de Bombeiros para prevenção e combate a incêndios florestais

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Ajuda foi solicitada pelo 4º Grupamento de Bombeiros para reforçar o trabalho dos militares no combate ao fogo em Santarém e municípios da região

Nessa época de início das secas começa também a temporada de queimadas em áreas florestais que abrigam enorme riqueza de diversidade vegetal e animal.  E sempre nesses mesmos períodos de cada ano, o Projeto Saúde e Alegria (PSA) renova seus apoios às formações de brigadistas e campanhas de prevenção e combate aos incêndios. Em 2020 não será diferente, a começar pelo atendimento a solicitação do Corpo de Bombeiros para somar esforços no enfrentamento dos fogos mais intensos que começam agora.

Já se antecipando às queimadas que estão por vir, o PSA está doando ao Corpo de Bombeiros equipamentos para melhorar as condições de trabalho, tais como sopradores Stihl BR 600, roupas completas de combate a incêndio urbano, botas, luvas, balaclavas e capacetes. Somam-se também máscaras e equipamentos de proteção individual (EPIs) já repassados anteriormente aos agentes públicos para ajudar na proteção dos profissionais da linha de frente em meio a pandemia de Covid-19.

O coordenador do Programa Floresta Ativa do PSA, o biólogo Paulo Bonassa, reforçou que a entrega é feita no momento certo, já que as queimadas que infelizmente ocorrem anualmente na Amazônia atingem com mais intensidade a região do Tapajós entre os meses de agosto e outubro. “A aquisição e destinação de equipamentos para prevenção e combate aos incêndios florestais na região do Tapajós é uma das metas do nosso Projeto, no sentido de somar esforços com as autoridades públicas e iniciativas da sociedade frente a esse difícil desafio, que demanda a cooperação de todos” – explicou.

Parte dos equipamentos doados para o Corpo de Bombeiros em Santarém. Foto: Ana Daiane/PSA.

A entrega atende ao pedido do comandante do 4º GBM, coronel Ney Tito, que ressaltou a necessidade dos itens para o grupamento responsável por atender ocorrências em toda região oeste do Pará: “Com esses equipamentos, nós vamos ter a capacidade operacional de atuarmos diretamente nesses incêndios e principalmente instruir as instituições, projetos e programas para que os munícipes e as comunidades estejam devidamente treinadas para que possam dar esse primeiro combate. São materiais de suma importância e com toda certeza vão ser de grande valia para nossas operações”.

Além dos equipamentos, o comandante contou que está pleiteando junto ao comando da instituição a aquisição de um drone que vai possibilitar o deslocamento das tropas para os locais de sinistros, promovendo mapeamento e fotografia georreferenciada dos locais para facilitar as operações de combate à incêndio.

O Projeto Saúde e Alegria tem intensificado suas ações de apoio no combate a incêndios florestais, sempre nesses períodos de verão e estiagens, e além da doação de equipamentos, dará continuidade às parcerias e ao suporte para os treinamentos das brigadas do ICMBio, dentre outras.

Plano Territorial de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

Incêndio florestal em Alter do Chão em 2019. Foto: Eugênio Scannavino.

A iniciativa está articulada à proposta do  Plano Territorial de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, construído em outubro do ano passado com participação de representantes da RESEX, FLONA, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ICMBio e Brigada de Alter, quando então foram traçadas estratégias para atuação das entidades no combate e prevenção às queimadas na região.

Dentre as ações pactuadas para o Plano, foram realizados cursos de capacitação para novos brigadistas, oficinas de prevenção a incêndios florestais, e apoio para aquisição de equipamentos para os combates.

Serviço

O quê? Entrega de equipamentos de prevenção e combate a incêndios florestais

Quando? Sexta-feira (10) às 8h30

Onde? no 4ºGBM bairro Prainha em Santarém

 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima