Rodas de conversas são realizadas em comunidades da Flona e Resex para prevenção a queimadas e incêndios florestais

Atividade integra Campanha Comunidade Unida, Preserva a Vida e busca sensibilizar comunitários sobre os cuidados para a utilização do fogo na agricultura;

Professores, diretores, lideranças comunitárias e brigadistas voluntários estão participando dos encontros para dialogar sobre os riscos das queimadas durante o preparo das terras para plantios, e as alternativas viáveis para evitar os incêndios florestais. Nesta rodada, foram mapeadas as comunidades das regiões da Floresta Nacional do Tapajós, Município de Belterra,  e da Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, Município  de Santarém,  com maior índice de ondas de calor e iminência de queimadas.

Comunitários exibindo cartazes da campanha. Foto: ICMbio.

Na estratégia do ICMBio, Projeto Saúde e Alegria, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Tapajoara e Federação da Flona, estão sendo visitados moradores de Maripá, Anumã, Solimões, Amorim, Parauá, Surucuá, Marituba, Vista Alegre do Capixauã, Boim, Cametá, Piquiatuba e Tauari.

No período de 30/09 a 03/10, as 12 comunidades receberão orientações sobre o bom uso e manejo do fogo, além de banners, folders e cartazes educativos. Os materiais didáticos também serão distribuídos nas escolas para que todos sejam multiplicadores das informações.

“A atividade busca atender a uma demanda crescente. Nós estamos propondo a realização de rodas de conversa nas comunidades principais onde existe a maior incidência de focos de calor e consequentemente possibilidade de incêndios florestais de grandes proporções. Ela vai ser uma roda de conversa com o número reduzido de participantes. Mas nós temos certeza que esse público vai repassar para os demais” – explicou Jaqueline Nobrega, do ICMbio.

Comunidade Unida, Preserva a Vida

Roda de conversa. Foto: Ana Daiane/PSA.

As ações da campanha buscam sensibilizar comunitários sobre os cuidados para a utilização do fogo na agricultura – uma prática cultural e antiga na região. Com foco na prevenção de incêndios florestais acidentais como decorrência da queima de áreas para o plantio de subsistência, a campanha leva orientações sobre como fazê-la da forma mais segura e com autorização dos órgãos ambientais responsáveis, ressaltando as práticas de roçado sem queima e explicando sobre as medidas em caso de o fogo sair do controle.

A campanha é fruto da união de órgãos públicos como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO e suas gestões na Floresta Nacional do Tapajós e Resex Tapajós-Arapiuns, a Defesa Civil do Pará em conjunto com o Corpo de Bombeiros – 4ºGBM, representações comunitárias como a Federação da Floresta Nacional do Tapajós, Organização da Resex – Tapajoara e organizações da sociedade civil como o Projeto Saúde e Alegria por meio de seu programa Floresta Ativa.

Como norte para as ações está a proposta do Plano Territorial de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, articulado em outubro de 2019, em que se planejou capacitação para novos brigadistas, oficinas de prevenção a incêndios florestais e apoio para aquisição de equipamentos para os combates.

Nesta etapa, estão sendo distribuídos materiais impressos como folders e cartazes educativos com esclarecimentos sobre a Queima Controlada – os métodos para preparo do terreno para agricultura, horário correto para queima, posição do vento e mobilização da comunidade para ajudar controlar o fogo. Busca ainda orientar sobre o decreto federal 10.424/2020, que suspendeu a permissão para o emprego do fogo na Amazônia e Pantanal, mas permite para práticas agrícolas de subsistência, desde que informadas e autorizadas junto a um órgão ambiental responsável.

Também estão sendo veiculados programas de rádio e podcasts pelas redes sociais e WhatsApp com vinhetas e reportagens sobre a temática, voltados para os comunitários de regiões rurais. Materiais educacionais ilustrativos para circulação nas redes sociais também fazem parte do projeto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Do NOT follow this link or you will be banned from the site! Rolar para cima