Organização civil sem fins lucrativos atuante desde 1987 em comunidades da Amazônia com ênfase na proposição de políticas públicas, melhoria da qualidade de vida, exercício da cidadania e direitos humanos das populações atendidas apresenta relatório anual em conformidade com a transparência da instituição;  

Cerca de 30 mil moradores de comunidades rurais – sobretudo populações tradicionais da região oeste do estado do Pará são atualmente atendidos pelo PSA. As ações buscam desenvolvimento comunitário e territorial, sustentável e integrado, nas áreas de Ordenamento territorial, fundiário e ambiental; Organização social, cidadania e direitos humanos; Educação, cultura, comunicação e inclusão digital; Saúde, acesso à água e saneamento; Energias renováveis e Geração de renda por meio de atividades agroextrativistas e outros produtos e serviços da sociobiodiversidade ou da economia da floresta.

A equipe técnica interdisciplinar da instituição utiliza metodologias participativas para mobilizar e engajar os moradores, não apenas como público participante das ações, mas como parceiros ativos na construção de soluções para seus próprios desafios. Em um trabalho lúdico e educativo, lideranças, produtores rurais, empreendedores, professores, agentes de saúde, mulheres, jovens e crianças tornam-se, também, multiplicadores dos projetos. A participação ativa no diagnóstico, planejamento e acompanhamento das ações, propicia também a autogestão de seu desenvolvimento.

O ano de 2019 foi desafiador para o PSA em decorrência do volume de atividades e projetos desenvolvidos e pelo contexto político e social brasileiro que vivemos.  Apesar das dificuldades, foram muitos os resultados alcançados.

As principais realizações e seus resultados, podem ser conhecidas no Relatório Anual 2019 do Saúde e Alegria 

E também neste animado vídeo que apresenta de forma lúdica as ações de 2019.

Transparência

Em conformidade com o ano fiscal brasileiro – janeiro a dezembro –, os relatórios financeiros, as prestações de contas e os balanços patrimoniais são atualizados e auditados por um serviço independente, para então serem submetidos às instâncias deliberativas de gestão da organização, bem como para órgãos públicos de fiscalização, assim como para o público em geral.

Assim sendo, os documentos das auditorias financeiras já estão disponível em nosso site. 

Acesse aqui os Pareceres de Auditorias Financeiras Anuais

A apresentação dos resultados das ações e as auditorias fiscais, dialogam com a premissa da instituição de garantir a transparência, comentou a coordenadora https://saudeealegria.org.br/wp-content/uploads/2023/02/Criancas-com-Saude-e-Alegria-3-scaled-1-1.jpgistrativa do Projeto Saúde e Alegria, Adriana Pontes: “Hoje vemos muitos debates sobre o papel da ONGs, muitas vezes contaminado por desconhecimento das leis que regem o trabalho dessas entidades. Por isso, é importante explicar para a sociedade como funcionam, como são geridas, e aperfeiçoar procedimentos de transparência para valorizar o trabalho feito por organizações sérias”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima