Saúde e Alegria apresenta resultados das ações em 2019

Organização civil sem fins lucrativos atuante desde 1987 em comunidades da Amazônia com ênfase na proposição de políticas públicas, melhoria da qualidade de vida, exercício da cidadania e direitos humanos das populações atendidas apresenta relatório anual em conformidade com a transparência da instituição;  

Cerca de 30 mil moradores de comunidades rurais – sobretudo populações tradicionais da região oeste do estado do Pará são atualmente atendidos pelo PSA. As ações buscam desenvolvimento comunitário e territorial, sustentável e integrado, nas áreas de Ordenamento territorial, fundiário e ambiental; Organização social, cidadania e direitos humanos; Educação, cultura, comunicação e inclusão digital; Saúde, acesso à água e saneamento; Energias renováveis e Geração de renda por meio de atividades agroextrativistas e outros produtos e serviços da sociobiodiversidade ou da economia da floresta.

A equipe técnica interdisciplinar da instituição utiliza metodologias participativas para mobilizar e engajar os moradores, não apenas como público participante das ações, mas como parceiros ativos na construção de soluções para seus próprios desafios. Em um trabalho lúdico e educativo, lideranças, produtores rurais, empreendedores, professores, agentes de saúde, mulheres, jovens e crianças tornam-se, também, multiplicadores dos projetos. A participação ativa no diagnóstico, planejamento e acompanhamento das ações, propicia também a autogestão de seu desenvolvimento.

O ano de 2019 foi desafiador para o PSA em decorrência do volume de atividades e projetos desenvolvidos e pelo contexto político e social brasileiro que vivemos.  Apesar das dificuldades, foram muitos os resultados alcançados.

As principais realizações e seus resultados, podem ser conhecidas no Relatório Anual 2019 do Saúde e Alegria 

E também neste animado vídeo que apresenta de forma lúdica as ações de 2019.

Transparência

Em conformidade com o ano fiscal brasileiro – janeiro a dezembro –, os relatórios financeiros, as prestações de contas e os balanços patrimoniais são atualizados e auditados por um serviço independente, para então serem submetidos às instâncias deliberativas de gestão da organização, bem como para órgãos públicos de fiscalização, assim como para o público em geral.

Assim sendo, os documentos das auditorias financeiras já estão disponível em nosso site. 

Acesse aqui os Pareceres de Auditorias Financeiras Anuais

A apresentação dos resultados das ações e as auditorias fiscais, dialogam com a premissa da instituição de garantir a transparência, comentou a coordenadora administrativa do Projeto Saúde e Alegria, Adriana Pontes: “Hoje vemos muitos debates sobre o papel da ONGs, muitas vezes contaminado por desconhecimento das leis que regem o trabalho dessas entidades. Por isso, é importante explicar para a sociedade como funcionam, como são geridas, e aperfeiçoar procedimentos de transparência para valorizar o trabalho feito por organizações sérias”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *