Com marca de 1.239 tecnologias sociais implementadas em comunidades da Amazônia, Saúde e Alegria fala sobre projetos em Seminário de Gestão no Ceará

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Projeto Saúde e Alegria foi convidado para participar do XII Seminário de Gestão dos SISARs e Centrais – Juntos Pela Universalização do Saneamento, realizado no período de 25 a 27 de outubro em Fortaleza – CE

Nos últimos 35 anos, o Projeto Saúde e Alegria tem buscado promover e apoiar processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável que contribuam de maneira demonstrativa no aprimoramento das políticas públicas na qualidade de vida e no exercício da cidadania e direitos humanos das populações atendidas.

O acesso à água potável e saneamento tem sido um dos focos do trabalho do PSA desde a sua fundação. Até agora, implementou 113 sistemas de abastecimento de água para mais de 6 mil famílias distribuídas em seis territórios com apoio do Fundo Amazônia/BNDES,  Aliança água acesso e Programa Cisternas, 1.239 Tecnologias sociais instaladas em comunidades tradicionais de 3 municípios com apoio do Programa Cisternas Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e 744 em 2023 aprovação em novo edital que prevê Tecnologias Sociais na RESEX Tapajós Arapiuns.

O processo de implantação de todas as tecnologias envolve a participação comunitária, inovação tecnológica e autogestão em sistemas descentralizados. Oficinas para definição do modelo de gestão e capacitação reúnem temas administrativos/financeiros, ambiental e técnico operacional, além de garantir a definição de regimento interno para uso e gestão da água e comissão gestora.

O modelo de saneamento integrado envolve a instalação de sistemas híbridos (solar diesel), com uso de fonte renovável de energia. Até agora, 40 sistemas de energia solar foram instalados, atendendo 44 comunidades, gerando 90% de redução no uso do diesel.

Programa de Infraestrutura do PSA, propõe sistema integrado de inocação para o Bem Viver de populações da Amazônia.

Os indicadores foram apresentados durante o XII Seminário de Gestão dos SISARs e Centrais pela Coordenadora de Infraestrutura Comunitária Jussara Salgado, que participou do Painel Desenvolvimento Comunitário Integrado e Sustentável na Amazônia Brasileira juntamente com Rodrigo Brito – Head of Sustainability – Brazil & South Cone – The Coca-cola Foundation e Telma Rocha – Diretora Programática Fundação Avina.

O evento que acontece anualmente é promovido pelo Instituto SISAR, os SISARs do Ceará, do Piauí, de Pernambuco e as Centrais da Bahia, com o objetivo de partilhar ideias, tecnologias, ações sociais desenvolvidas, experiências nas gestões e políticas públicas, para garantir a qualidade de vida nas áreas rurais.

A apresentação destacou os modelos demonstrativos e participativos de autogestão e inovação tecnológica das experiências de abastecimento de água do PSA na Amazônia. Além de abordar as consequência do período de estiagem para o acesso à água potável na região. O objetivo foi partilhar ideias, tecnologias, ações sociais desenvolvidas, experiências nas gestões e políticas públicas, para garantir a qualidade de vida nas áreas rurais.

“Além dos indicadores de implementação de sistemas de abastecimento, outro fator importante é a Oficina Eletricistas do Sol que o Programa Infraestrutura Comunitária vem buscando promover com formações em eletricidade básica e fundamentos de energia solar fotovoltaica off grid para moradores das comunidades atendidas. Até agora, 125 jovens foram capacitados em 5 edições realizadas. Eles se tornam multiplicadores no território e podem despertar o interesse para uma atividade profissional na área, buscando mais conhecimento técnico e geração de renda”, destacou Jussara.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima