SAÚDE na floresta

Abaré - Saúde da Família Fluvial

Criado na Constituição Federal de 1988, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem como princípios a universalidade do atendimento, a equidade das ações, a descentralização dos serviços e a participação social em seu controle. Apesar dos avanços, a implementação do SUS na região Norte ainda permanece um grande desafio, sobretudo nas zonas rurais. Com municípios do tamanho de países, longas distâncias, populações dispersas de difícil acesso, baixo investimento em saneamento e dificuldades de transporte e de comunicação, o SUS tem alcance insuficiente nessas áreas, o que é agravado pelos altos custos logísticos para a interiorização das equipes de saúde, sem haver mecanismos de financiamento público compensatórios e apropriados ao contexto amazônico.

Diante dessa realidade, e com base em sua experiência, acumulada desde 1987, no atendimento primário em comunidades ribeirinhas da região, o Projeto Saúde e Alegria (PSA) construiu um novo modelo de atendimento itinerante em saúde. O navio-hospital Abaré I começou a funcionar em 2006, atendendo 15 mil ribeirinhos de áreas remotas do Tapajós, com 93% de resolutividade – ou seja, só sete a cada 100 pacientes encaminhados a serviços de saúde em centros urbanos.

Após estudar o modelo de navio-hospital do PSA, o Ministério da Saúde lançou em 2010 o Programa Saúde da Família Fluvial, uma política de saúde pública para toda a área da Amazônia Legal e do Pantanal. Com esse novo e importante passo, o Abaré I foi integrado ao SUS e credenciado como a primeira Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) do Brasil.

Em 2017, o navio-hospital Abaré I obteve mais uma conquista: Foi doado para a Universidade do Oeste do Pará (UFOPA), e além de continuar operando como UBSF, tornou-se um hospital escola, com atividades de ensino, pesquisa e extensão, recebendo residentes da área de saúde e realizando jornadas médicas em convênio com outras universidades e parceiros apoiadores. O PSA participa com ações complementares.

O PSA tem apoiado a disseminação do modelo: adquiriu um segundo barco, o Abaré II, que foi doado via comodato à Prefeitura de Santarém para atender mais de 2 mil famílias da bacia do Rio Arapiuns; e tem dado suporte técnico a outros municípios das regiões Norte e Centro-Oeste do país, nos quais 64 barcos que já começam a entrar em operação.

NAVIO HOSPITAL ABARÉ I

O Abaré I é a primeira Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF) do Brasil, prestando atendimento primário desde 2006 a cerca de 15 mil ribeirinhos de 72 comunidades rurais nos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, no oeste do Pará.

O Abaré I segue um calendário de visitas, de forma que as populações tenham acesso regular (a cada 40 dias) aos serviços. Além da equipe de médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde, palhaços e arte-educadores do Circo Mocorongo realizam ações de educação e conscientização, bem como o treinamento de multiplicadores locais.

ABARÉ NAS COMUNIDADES

Ações realizadas no navio-hospital Abaré I em 72 comunidades ribeirinhas do Rio Tapajós, no oeste do Pará.

RESULTADOS DO NAVIO-HOSPITAL ABARÉ I

Procedimentos de saúde por ano
+ 0 mil
Atividades de educação e prevenção por ano
+ 0
de resolutividade (apenas 7% dos pacientes encaminhados a centros urbanos)
0 %
de cobertura de Agentes Comunitários de Saúde*
0 %
de cobertura vacinal (imunizações)*
0 %
de aleitamento exclusivo*
0 %
de cobertura pré-natal das gestantes*
0 %

Queda dos índices de desnutrição para*

0 %

*Fonte: SOSNISKI, Cristina. Pesquisa Socioeconômica e de Saúde/Relatório Abaré. 2008. Dados coletados nas comunidades dos três municípios atendidos pelo Abaré.

* Em atualização

Conheça também

Água e Saneamento

Diretamente relacionado às condições de saúde e à qualidade de vida da população, o acesso à água potável tem sido um dos focos do trabalho do PSA. O programa realiza a implantação de sistemas independentes de tratamento e abastecimento de água, construídos e geridos pelas próprias comunidades. Atualmente, a tecnologia híbrida gera economia e reduz o impacto ambiental graças ao uso da energia solar.

#ComSaudeeAlegriaSemCorona

A Campanha #ComSaudeAlegriaSemCorona traz ações do Projeto Saúde e Alegria e parceiros para combater a proliferação da pandemia da Covid-19 na região do Baixo Amazonas.
[fts_instagram instagram_id=17841409303772094 access_token=IGQVJWd2NPMGhPSFE1ZA0FLMGUyM3RwRV9YR3BrOGstSGZAjd2xHT3lPdGh6RGlpUW5nUHlST0w2SndVU0tWZAEgyUkpJdUVHUE9jalZADbXd0OVN5SVNsdzNyNzlaZA1BLcWtDS3JsTHZAB pics_count=3 type=basic super_gallery=yes columns=3 force_columns=yes space_between_photos=1px icon_size=65px hide_date_likes_comments=no]
Conheça o canal do
saúde & alegria

Rádio Mocoronga

Facebook

[facebook-page href="https://facebook.com/saudeealegria" width="700" height="450" tabs="timeline, events, messages" show_cta="true" small_header="false" align="center" hide_cover="false" show_facepile="true"]
Rolar para cima