Filtros de água são distribuídos em comunidades de várzea do Baixo Amazonas

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Ação promovida pelo Projeto Saúde e Alegria, Water is Life e Betterfly em parceria da Sapopema, Colônia de Pescadores Z-20 e apoio da Gisele Moreau, concluiu distribuição de trezentos filtros de balde para comunidades ribeirinhas

Morar às margens do rio, não é garantia de ter água com qualidade para o consumo. Comunidades ribeirinhas da região do rio Amazonas, apesar de rodeadas por rios, sofrem com a qualidade da água barrenta. Uma iniciativa do Saúde e Alegria e seus parceiros, pretende melhorar as condições das famílias dessa região através da doação de filtros de balde.

Em uma experiência piloto, trezentos filtros foram doados durante a expedição no período de 08 a 15 de outubro em Santarém. A jornada de distribuição atendeu às comunidades Tapará Miri, Costa do Aritapera, Campos do Urucurituba, Campos do Aramanaí, Ilha do Carmo e Urucurituba. Os filtros que possuem duração média de cinco anos, já foram instalados nos imóveis de várzea.

Os beneficiários participaram de capacitações para uso da tecnologia social, que possibilita a filtragem do líquido consumido pelas famílias. A água usada nas comunidades banhadas pelo rio Amazonas é barrenta e com os filtros, os comunitários terão maior segurança para o consumo.

A comunidade ficou muito satisfeita com a doação tão importante porque todos os anos a gente tem dificuldade com a água. A gente está aqui pra agradecer” – contou o morador Aldinho de Costa do Aritapera.

A iniciativa é uma parceria entre Projeto Saúde e Alegria, Water is Life e Betterfly que idealizaram a doação para melhorar as condições sanitárias na região. “Implementamos capacitação comunitária em higiene/saneamento e distribuição de filtros de balde nas áreas mais críticas das doenças de veiculação hídrica, diarreias, ainda grandes causadoras da mortalidade infantil. Estamos agora começando pelas comunidades da Várzea do Amazonas, com suas águas barrentas, seguindo depois pras Aldeias Munduruku nas regiões do Tapajós impactadas pelos garimpo”, conta o coordenador do PSA, Caetano Scannavino.

A experiência piloto já demonstrou visualmente que os resultados são positivos e servem de indicadores para a ampliação para outros municípios. Baruc da Water is Life, conta que o projeto se alinha aos objetivos da agenda 2030 da ONU nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, mais especificamente com o 16, que trata da Água potável e desenvolvimento sustentável para todos. “Essa tecnologia é uma das tecnologias que a nossa organização usa, e a gente conseguiu distribuir na região da várzea. Através dessa parceria do piloto a gente vai buscar mais parceiros para trazer mais essas tecnologias para distribuir em todas as comunidades de todo o norte do Brasil para comunidades indígenas e ribeirinhas”, ressalta.

Além dos trezentos doados em comunidades amazônicas, a mesma quantidade foi distribuída em comunidades do sertão brasileiro. “A gente doou 300 filtros de água em Santarém. Eram 600. Outros trezentos doados no sertão. É uma doação da empresa em parceria com a ONG Watter is Life”, explica Pedro.

A articulação para seleção para o público beneficiário foi feita a partir de diálogo com os parceiros Sapopema e Colônia de Pescadores Z-20. Em 2019, o Programa Cisterna através de execução da Sapopema e coordenação do Saúde e Alegria, atendeu 225 famílias.

As comunidades na região de várzea  passam por sérios problemas de acesso à água potável para o consumo das famílias, especialmente no período da vazante. A entrega dos filtros nas unidades familiares é um passo importante para garantir melhor qualidade de vida, bem como, ajudar na diminuição das incidências de problemas de saúde as famílias que vivem essa dinâmica sazonal constante em nossa região”, disse Wandicleia Lopes, coordenadora da Sapopema.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima