Edição de 2023 homenageou três personalidades com Prêmio Humanitário em Hong Kong. Médico é fundador da ONG Saúde e Alegria, com atuação na Amazônia há mais de três décadas
O médico-fundador do Projeto Saúde e Alegria foi agraciado com o The One Humanitarian Award 2023 promovido pelo Rotary Club International. A cerimônia de premiação foi realizada em Hong Kong na China e reconheceu três pessoas no mundo. A homenagem é considerada a mais alta da organização concedida a pessoas/instituições com esforços humanitários exemplares.
“Estou muito honrado de estar entre os três do mundo nesse prêmio de humanista mundial. Estou só representando milhares de pessoas que estão nesse planeta fazendo o bem todo dia. Eu quero agradecer a nossa família, a nossa equipe e a todo mundo que ajuda a fazer um mundo melhor. Essa é a nossa missão. A gente ganha essa dádiva da vida com a missão de fazer um mundo melhor. Nós somos representantes de muitas pessoas que querem fazer o bem”, destacou Scannavino.
Na cerimônia de premiação, Eugênio discursou e dedicou o reconhecimento aos familiares, colaboradores do PSA, apoiadores, à co-fundadora Márcia Gama e ao irmão Caetano Scannavino: “Um agradecimento especial à nossa equipe que trabalha sob quaisquer condições em áreas isoladas e difíceis, diariamente, neste grande desafio de construir a saúde e o bem-estar dos povos da floresta”. O médico lembrou que esses povos vivem em situação de grande isolamento, carência e muita pressão externa. Apesar disso, segue na defesa da Amazônia com a própria vida. “A saúde do planeta depende da saúde da floresta também, e a saúde da floresta depende da saúde destes verdadeiros guardiões da floresta. Obrigado a todas as pessoas que sempre acreditaram e acreditam, e nos ajudam de diversas formas para construirmos juntos o nosso sonho. Ninguém faz nada sozinho”.
O prêmio recebido em Hong Kong foi compartilhado, destaca: “esse prêmio aqui, é para todos nós, para todos vocês e para todas as pessoas que trabalham todos os dias para fazer um mundo melhor onde quer que estejam. Cada um de nós tem um grande potencial para transformar o mundo que nos rodeia, para torná-lo um pouco melhor e reduzir o sofrimento dos outros, da forma que pudermos. Esta é talvez a nossa missão e talvez até a nossa obrigação quando recebemos este dom da vida”.
Eugênio Scannavino
Eugenio Scannavino Netto, nasceu em São Paulo em 1959. Formado em medicina, com especialização em medicina tropical, desde 1984 trabalhou como médico rural no remoto Amazonas. Em 1987 fundou o Projeto Saúde e Alegria, hoje com atuação em mais de 150 comunidades na bacia do rio Tapajós, na Amazônia paraense.
“O que eu gosto de fazer na vida é ser médico de comunidade. Se eu atendo uma criança, salvo uma. Se fico no escritório [em Santarém], salvo cem. Se venho para cá [SP], mil”, explica Scannavino, referindo-se ao trabalho de articulação com empresários e de levantamento de fundos.
A organização implementa através de seus programas, projetos de apoio a processos participativos e integrados de Desenvolvimento Comunitário e Sustentável, geridos pelas próprias comunidades com ênfase em Saúde, Educação, Cultura, Infância e Juventude, Economia sustentável e gestão participativa.
Eugênio é empreendedor social e responsável por ter idealizado modelos de saúde pública como o Barco Hospital Abaré, que se tornou política pública, inspirando mais de cem outras UBFS em todo o país. Filho de imigrantes italianos no Brasil, Eugênio se formou em medicina no Rio de Janeiro. Desde a faculdade, nas férias já viajava para lugares pobres e desertos porque seu sonho era se formar médico e ser útil onde houvesse maior necessidade. Viajou para muitos lugares e quando encontrou a Amazônia decidiu pôr em prática seu sonho.
“O nosso papel é desenvolver tecnologia social de baixo custo, alto impacto e eficiência”.
Ao terminar a residência no Rio de Janeiro, em 1984, ele e sua então esposa foram contratados pela prefeitura de Santarém/Pará como médico rural para chegar a áreas remotas, e foram designados para uma área na Amazônia. Ele sabia que a saúde na Amazônia não era uma questão de médicos e de Medicina; a prevenção era fundamental e as próprias comunidades tinham de ser envolvidas. Scannavino decidiu então reunir um grupo de jovens profissionais comprometidos de diversas disciplinas que quisessem trabalhar com ele na Amazônia; o resultado foi Saúde e Felicidade.
O trabalho na prefeitura era instável e envolvia muitos interesses políticos, o que dificultava a construção de um trabalho em saúde real, consistente e contínuo. Para fugir disso, seu pai, que foi rotariano até sua morte (1987), mostrou-lhe o formato legal do Rotary e a possibilidade de criar uma associação sem fins lucrativos que pudesse lhe dar a liberdade de construir seu sonho de forma independente. Assim, o Saúde e Felicidade foi criado inspirado no Rotary Club.
“Tem valido a pena, apesar de muito esforço, de muita luta” — Eugenio Scannavino Netto, médico e coordenador da ONG.
Eugenio Scannavino criou o Saúde e Alegria (PSA), para alcançar comunidades isoladas que vivem ao longo do Rio Amazonas. Utilizando os cuidados de saúde como ponto de entrada, o PSA começou contribuindo com 16 comunidades. Hoje, a instituição é reconhecida nacional e internacionalmente.
Leia na íntegra a fala de agradecimento:
Muito Obrigado, muito obrigado mesmo, é uma grande honra estar aqui neste momento. Estou muito surpreso por ter recebido este importante prêmio e gostaria de agradecer a todos vocês por darem atenção às pessoas que trabalham socialmente no mundo. Obrigado ao Francisco que está aqui também e ao seu clube, o Rotary Clube do aeroporto de São Paulo, não sei como ele nos encontrou no meio da Amazônia e nos indicou para esse prêmio e ao Rotary internacional o mesmo.
Estar aqui entre os 3 selecionados no mundo, é realmente um grade reconhecimento, assim como para a Qiara e Kushil, aqui juntos, que também fazem um trabalho muito importante para o mundo. Gostaria de agradecer à minha família que me apoiou muito nesta história desde o início, ao meu irmão Caetano que sempre trabalhou comigo, à Márcia Gama que fundou esta aventura comigo e a muitos outros. Um agradecimento especial à nossa equipe que trabalha sob quaisquer condições em áreas isoladas e difíceis, diariamente, neste grande desafio de promover a saúde e o bem-estar na Amazonia.
E agradecer e homenagear as comunidades, constroem juntos todo este trabalho, vivendo em situação de grande isolamento, muita carência e muita pressão externa, mas incansavelmente defendendo a Amazônia muitas vezes com a própria vida e para todos nós.
Porque a saúde do planeta depende da saúde da floresta também, e a saúde da floresta depende da saúde destes verdadeiros guardiões da floresta. Obrigado a todas as pessoas que sempre acreditaram e acreditam, e nos ajudam de diversas formas para construirmos juntos o nosso sonho. Ninguém faz nada sozinho. Dizer que estou recebendo esse prêmio aqui, esse ano, mas na verdade é um prêmio para todos nós. Para todos vocês e para todas as pessoas que trabalham todos os dias para fazer um mundo melhor onde quer que estejam.
Cada um de nós tem um grande potencial para transformar o mundo que nos rodeia, para torná-lo um pouco melhor e reduzir o sofrimento dos outros, da forma como cada um pode. Esta é talvez seja a nossa missão inata e talvez até a nossa obrigação quando recebemos este dom da vida.
Meu pai, que era um rotariano convicto, antes de morrer fui agradecê-lo por tudo que ele me ensinou, então ele disse que eu não tinha aprendido nada, pois a única coisa que ele realmente havia me ensinado era para tentar eu fazer melhor, pelos outros do que ele foi capaz de fazer por mim.
Então hoje estamos sendo nomeado The One, e me sinto muito honrado, mas não por me sentir especial e nem mesmo pelo prêmio, mas sim, na verdade porque estou aqui representando muitos, milhares talvez milhões de pessoas que estão por todo o mundo, todos os dias trabalhando e dedicando suas vidas para um mundo melhor, com mais paz, bem, saúde, harmonia e felicidade para a humanidade e para todo o nosso planeta e o nosso futuro comum. Muito obrigado mais uma vez!!