Pacotes de sopa de macarrão com carne e legumes foram distribuídos para instituições carentes, organizações representativas e lideranças indígenas. Iniciativa é do Projeto Saúde e Alegria em parceria com o Movimento União BR
A praticidade de uma sopa preparada em quinze minutos e a qualidade nutricional vão apoiar a segurança alimentar de mais de 18 mil pessoas nos municípios de Almeirim, Altamira e Santarém, no Pará. Uma parte da doação foi finalizada nesta terça-feira (05/12) e resultou na entrega de 312 quilos de sopa semipronta. Cada quilo produz 42 porções.
“Essa alimentação vai beneficiar inúmeras famílias com esse alimento que vai contribuir para aumentar a segurança alimentar e favorecer as famílias que estão enfrentando essa seca” – destacou a assistente social do PSA, Efraína Barbosa.
Na sede do PSA, recebeu os itens a coordenadora do espaço Mãe Natureza, Ieda de Sousa, que destinará o apoio à alimentação da população atendida no local. “A gente recebe com muita alegria porque o espaço mãe natureza é muito carente. Nós atendemos as famílias de vulnerabilidade social e toda doação é muito importante, especialmente com alimento. Essa doação do Saúde e Alegria vai levar muita alegria ao atendimento social do espaço que vai servir as famílias e as crianças. Nossa gratidão”.
As mulheres indígenas estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará também receberam os pacotes e participaram de uma oficina para produção e enriquecimento do prato nutritivo. Maria Leusa Munduruku, liderança indígena e estudante de direito, contou que o apoio contribui para a permanência do público na universidade. “A gente fica muito feliz por estar recebendo esse apoio. Já é o terceiro apoio que estamos enfrentando principalmente para alimentação dos nossos filhos. Só tenho a agradecer em nome de todas as mulheres munduruku que estão na Ufopa estudando. A gente fica muito feliz”.
Além do espaço Mãe Natureza e estudantes indígenas da Ufopa, o alimento também foi destinado à Associação de Pescadores e Pescadoras de Almeirim e ao CRAS Ribeirinho e Maria do Pará. “Quando chegarem lá, vão ser acolhidos com essa sopa. Super importante esse olhar social e cuidado com a nossa população”, avaliou Barbosa.
Nos próximos dias, 132 pacotes serão doados para a Resex Riozinho do Anfrísio no município de Altamira. A distribuição depende das condições navegáveis da região que tem sofrido com a estiagem severa.
Saudável, as sopas passam por processo de desidratação alimentar 100% natural, para remover a água dos alimentos, garantindo maior durabilidade e ao mesmo tempo conservando a forma, cor, cheiro e sabor dos alimentos após a reidratação. Altamente nutritivo, o alimento busca garantir menos desperdício e facilitar o acesso a populações vulneráveis. A doação é fruto da parceria entre o Movimento União BR e o Projeto Saúde e Alegria.