Cerimônia marca entrega do Selo artesanal do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará)

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Santarém ganha Casa do Mel, espaço referência no processamento e comercialização do mel de abelhas sem ferrão com selo de inspeção estadual da ADEPARÁ

Santarém e região celebram a chegada de um novo espaço referência para a compra de mel de abelha seguro, original e certificado. Sediado em espaço anexo à Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Santarém, o local foi construído obedecendo rigorosamente aos padrões sanitários e higiênicos para garantir a segurança alimentar dos consumidores.

Com a conclusão da obra estrutural do Entreposto do Mel que possui investimentos de mais de 1 milhão de reais, foram instalados equipamentos para o processamento, beneficiamento, armazenamento, escoamento, controle de qualidade e comercialização do produto.

O espaço será o polo da produção direta de 180 manejadores capacitados para a coleta do mel conforme as regras de higiene e contará com a atuação de cinco manipuladores. A grande expectativa do Programa Floresta Ativa do Projeto Saúde e Alegria, era de que com a padronização do processo, o espaço fosse inaugurado já com o Selo de produção Artesanal do Mel, garantindo ainda maior segurança ao consumidor final.

Tanques de lavagem do setor de processamento de mel.

“Chegamos a uma nova fase da estratégia de valorização da cadeia do mel. Com a finalização da construção, toda a unidade está pronta e foi entregue oficialmente para a ACOSPER. Agora com a legalização da ADEPARÁ, está apto a operação”, contou o coordenador de ATER do PSA, Márcio Santos.

Presente na cerimônia realizada nesta quinta-feira (04/07), o órgão formalizará a entrega do Selo ao espaço que é coordenado pela Acosper. Durante a cerimônia, haverá apresentação do produto. Para o presidente, um momento histórico: “Tudo dentro dos padrões exigidos pela legislação para que cumpra os elementos ideais para a saúde e boas práticas do mel. É um espaço moderno e mais bonito no Estado. A gente fica feliz porque Santarém recebe uma estrutura linda, adequada para essa atividade que ainda não existia e passa a existir. É muito importante para os cooperados e cooperados e para toda a região”, avalia.

Equipamento utilizado para processamento do mel. 

A capacitação dos cooperados também é um dos requisitos para obtenção da autorização. Em março os colaboradores da ACOSPER participaram do curso de higiene e manipulação de alimentos, requisito fundamental para conseguir o Selo de Inspeção Estadual junto à ADEPARÁ. Com a aprovação do órgão, agora é possível fornecer o produto em mercados de todo o Estado, explicou o nutricionista, especialista em tecnologia de alimentos, Joilson Dutra. “Esse curso possibilitou conhecimento quanto aos cuidados que esses manipuladores devem ter até a entrega para o cliente, no decorrer do armazenamento, envase, rótulo, visando mais qualidade para o produto que logo estará nas prateleiras de Santarém e de todo o nosso estado”.

O Floresta Ativa tem prestado assistência técnica aos agricultores e extrativistas para melhoria da segurança alimentar e da renda familiar, com práticas que aumentam a produtividade, diversificam a produção, recuperam áreas degradadas e reduzem a necessidade de abertura de novas áreas, do uso do fogo e riscos de incêndios florestais. A cada ano, novas famílias se mobilizam para restauração florestal, coleta de sementes, produção de mudas, implantação de SAF’s (sistemas agroflorestais), culturas de quintal, pequenas agroindústrias, manejo para extração não-madeireiros, e criação de abelhas sem ferrão. Nesta empreitada, conta com o financiamento de apoiadores como o BNDES e Rewild, CAF, Natura, FUNBio, WWF Brasil e Good Energies.

O Ecocentro

O Ecocentro é um empreendimento estratégico da Acosper, planejado de forma modular, com as instalações iniciais em duas estruturas físicas:

  • Agroindústria – Galpão de Beneficiamento: Nesse espaço, os técnicos operam máquinas para processar óleo de andiroba, semente de cupuaçu e óleo de copaíba. Esses produtos são essenciais para a economia local e têm grande potencial de mercado.
  • Casa do Mel de Abelhas sem Ferrão: Além dos óleos, o Ecocentro também abriga uma estrutura dedicada à produção de mel por abelhas sem ferrão. Essa iniciativa está alinhada com a estratégia dos cooperados da Acosper, proporcionando oportunidades para as famílias envolvidas. Com o selo de inspeção da Adepará, o mel está apto para comercialização.

Com a participação da juventude e cadastro de famílias do polo Tapajós-Arapiuns e Floresta Nacional do Tapajós, a previsão é de que a Agroindústria garanta escoamento da produção local. Além de manejar áreas nativas da floresta, os extrativistas e agricultores também estão plantando espécies não-madeireiras, promovendo o reflorestamento em áreas anteriormente desmatadas.

“Nossa estratégia é fortalecer as comunidades, suas estratégias de sobrevivência, suas infraestruturas, seus modos de vida, investindo em várias frentes. Saúde, educação, infraestrutura e economia” – Davide Pompermaier, coordenador do Floresta Ativa/PSA.

Serviço

O quê? Cerimônia de entrega do SIE da Adepará

Quando? 04 de Julho de 2024, 08h30

Onde? Rodovia Santarém – Cuiabá, s/n, atrás da sede do STTR – Santarém, próximo à rotatória da Av. Moaçara

Quem? Meliponicultores, Acosper, Saúde e Alegria, Adepará

Dúvidas podem ser enviadas para: ecocentro@saudeealegria.org.br e ascompsa@saudeealegria.org.br

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima