Santarém ganha Casa do Mel, espaço referência no processamento e comercialização do mel de abelhas sem ferrão com selo de inspeção estadual da ADEPARÁ
Santarém e região celebram a chegada de um novo espaço referência para a compra de mel de abelha seguro, original e certificado. Sediado em espaço anexo à Sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras de Santarém, o local foi construído obedecendo rigorosamente aos padrões sanitários e higiênicos para garantir a segurança alimentar dos consumidores.
Com a conclusão da obra estrutural do Entreposto do Mel que possui investimentos de mais de 1 milhão de reais, foram instalados equipamentos para o processamento, beneficiamento, armazenamento, escoamento, controle de qualidade e comercialização do produto.
O espaço será o polo da produção direta de 180 manejadores capacitados para a coleta do mel conforme as regras de higiene e contará com a atuação de cinco manipuladores. A grande expectativa do Programa Floresta Ativa do Projeto Saúde e Alegria, era de que com a padronização do processo, o espaço fosse inaugurado já com o Selo de produção Artesanal do Mel, garantindo ainda maior segurança ao consumidor final.
“Chegamos a uma nova fase da estratégia de valorização da cadeia do mel. Com a finalização da construção, toda a unidade está pronta e foi entregue oficialmente para a ACOSPER. Agora com a legalização da ADEPARÁ, está apto a operação”, contou o coordenador de ATER do PSA, Márcio Santos.
Presente na cerimônia realizada nesta quinta-feira (04/07), o órgão formalizará a entrega do Selo ao espaço que é coordenado pela Acosper. Durante a cerimônia, haverá apresentação do produto. Para o presidente, um momento histórico: “Tudo dentro dos padrões exigidos pela legislação para que cumpra os elementos ideais para a saúde e boas práticas do mel. É um espaço moderno e mais bonito no Estado. A gente fica feliz porque Santarém recebe uma estrutura linda, adequada para essa atividade que ainda não existia e passa a existir. É muito importante para os cooperados e cooperados e para toda a região”, avalia.
A capacitação dos cooperados também é um dos requisitos para obtenção da autorização. Em março os colaboradores da ACOSPER participaram do curso de higiene e manipulação de alimentos, requisito fundamental para conseguir o Selo de Inspeção Estadual junto à ADEPARÁ. Com a aprovação do órgão, agora é possível fornecer o produto em mercados de todo o Estado, explicou o nutricionista, especialista em tecnologia de alimentos, Joilson Dutra. “Esse curso possibilitou conhecimento quanto aos cuidados que esses manipuladores devem ter até a entrega para o cliente, no decorrer do armazenamento, envase, rótulo, visando mais qualidade para o produto que logo estará nas prateleiras de Santarém e de todo o nosso estado”.
O Floresta Ativa tem prestado assistência técnica aos agricultores e extrativistas para melhoria da segurança alimentar e da renda familiar, com práticas que aumentam a produtividade, diversificam a produção, recuperam áreas degradadas e reduzem a necessidade de abertura de novas áreas, do uso do fogo e riscos de incêndios florestais. A cada ano, novas famílias se mobilizam para restauração florestal, coleta de sementes, produção de mudas, implantação de SAF’s (sistemas agroflorestais), culturas de quintal, pequenas agroindústrias, manejo para extração não-madeireiros, e criação de abelhas sem ferrão. Nesta empreitada, conta com o financiamento de apoiadores como o BNDES e Rewild, CAF, Natura, FUNBio, WWF Brasil e Good Energies.
O Ecocentro
O Ecocentro é um empreendimento estratégico da Acosper, planejado de forma modular, com as instalações iniciais em duas estruturas físicas:
- Agroindústria – Galpão de Beneficiamento: Nesse espaço, os técnicos operam máquinas para processar óleo de andiroba, semente de cupuaçu e óleo de copaíba. Esses produtos são essenciais para a economia local e têm grande potencial de mercado.
- Casa do Mel de Abelhas sem Ferrão: Além dos óleos, o Ecocentro também abriga uma estrutura dedicada à produção de mel por abelhas sem ferrão. Essa iniciativa está alinhada com a estratégia dos cooperados da Acosper, proporcionando oportunidades para as famílias envolvidas. Com o selo de inspeção da Adepará, o mel está apto para comercialização.
Com a participação da juventude e cadastro de famílias do polo Tapajós-Arapiuns e Floresta Nacional do Tapajós, a previsão é de que a Agroindústria garanta escoamento da produção local. Além de manejar áreas nativas da floresta, os extrativistas e agricultores também estão plantando espécies não-madeireiras, promovendo o reflorestamento em áreas anteriormente desmatadas.
“Nossa estratégia é fortalecer as comunidades, suas estratégias de sobrevivência, suas infraestruturas, seus modos de vida, investindo em várias frentes. Saúde, educação, infraestrutura e economia” – Davide Pompermaier, coordenador do Floresta Ativa/PSA.
Serviço
O quê? Cerimônia de entrega do SIE da Adepará
Quando? 04 de Julho de 2024, 08h30
Onde? Rodovia Santarém – Cuiabá, s/n, atrás da sede do STTR – Santarém, próximo à rotatória da Av. Moaçara
Quem? Meliponicultores, Acosper, Saúde e Alegria, Adepará
Dúvidas podem ser enviadas para: ecocentro@saudeealegria.org.br e ascompsa@saudeealegria.org.br