ECONOMIA DA FLORESTA

Energias Renováveis

A falta de energia elétrica ainda é uma realidade em muitas comunidades da região do oeste do Pará e, além de prejudicar a qualidade de vida das populações ribeirinhas, representa um entrave a seu desenvolvimento socioeconômico. Por isso, o Projeto Saúde e Alegria (PSA) atua também na eletrificação rural, como parte do programa Floresta Ativa de fomento à Economia da Floresta.

Por meio de parcerias com entidades privadas e órgãos públicos, o PSA experimenta soluções de eletrificação adaptadas à realidade das comunidades amazônicas não integradas à rede elétrica: implantação de sistemas fotovoltaicos projetados sob medida, acompanhada de capacitação de moradores para o uso adequado e a devida manutenção desses sistemas. Com isso, os geradores a diesel – poluentes, dispendiosos, pouco eficientes e de baixa confiabilidade – vêm sendo substituídos por sistemas que utilizam a luz do sol para acender lâmpadas, bombear água, refrigerar alimentos, ligar televisores e rádios, e conectar as comunidades à internet.

Sistemas Implantados

Comunidade do Carão – Resex Tapajós-Arapuins

Instalamos energia solar fotovoltaica em:

0
Residências de 4 comunidades isoladas
0
Sistemas de abastecimento de água
0
Comunidades atendidas
0
Escolas
0
Postos de saúde
0
Telecentros de inclusão digital
0
Pousadas comunitárias
0
Telecentros comunitários com Kit de energia solar para acesso à internet WiFi
0
Lanternas solares portáteis distribuídas no Rio Arapiuns
+ 0
Sistemas de bombeamento híbrido (solar-diesel) de água
0
Sistema no CEFA

Futuras instalações na vila indígena de Arapiranga, que vão beneficiar

0 famílias

Dados até agosto de 2019

Energias Renováveis

Notícias

WhatsApp Image 2022-03-27 at 17.45.11
Saúde Comunitária

UBS de Boim conquista energia fotovoltaica para conservar vacinas

Última etapa do projeto beneficiou a Unidade Básica de Saúde de Boim. Outras três UBS de comunidades ribeirinhas de Santarém …

Leia mais
WhatsApp Image 2022-03-22 at 14.54.16
Saúde Comunitária

Unidade de Saúde de Cachoeira do Aruã recebe sistema de energia solar

Sistema de energia solar off grid vai atender demanda de Unidade Básica de Saúde de Cachoeira do Aruã no Alto …

Leia mais
WhatsApp Image 2022-03-12 at 10.57.43
Saúde Comunitária

UBS do PAE Lago Grande é equipada para atender famílias ribeirinhas

Sistema de energia solar off grid vai atender demanda de Unidade Básica de Saúde de Piraquara em Santarém, responsável pela …

Leia mais
WhatsApp Image 2022-01-21 at 19.56.37
Saúde Comunitária

UBS de Prainha do Maró recebe sistema de energia solar para armazenamento de vacinas e uso de inaladores

Unidade Básica de Saúde de Prainha do Maró no Rio Arapiuns recebeu instalação de sistema de energia fotovoltaica off grid …

Leia mais
Conheça também

Unidades Socioprodutivas

Uma estratégia de longo prazo para impulsionar as diferentes atividades econômicas dos povos floresta: polos de referência onde tecnologias sociais são criadas e testadas, para depois serem implantadas pelas comunidades. O primeiro foi o Centro Experimental Floresta Ativa (CEFA), e mais dois estão em implantação: Polo Ecoprodutivo Jaguari e EcoCentro de Economia da Floresta.

Cadeias da Sociobiodiversidade

As comunidades são inseridas no mercado de produtos da sociobidiversidade por meio de ações que abrangem toda a cadeia produtiva: diagnóstico de demandas e de potenciais ofertas; combinação de práticas inovadoras e sustentáveis aos saberes tradicionais; estruturação de planos de negócios; apoio à comercialização; entre outras. Meliponicultura, produção de óleos e essências e agricultura orgânica são as cadeias que ganham destaque.

Turismo de Base Comunitária e Artesanato

Turismo e artesanato são trabalhados com viés sociocultural e também ambiental. Ao desenvolverem o turismo comunitário, as populações se apropriam da atividade turística na Amazônia, que passa a ser ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa. Dinamizado pelo turismo, o artesanato é fortalecido pelo resgate de técnicas tradicionais, pela extração sustentável de matérias-primas e pelo apoio ao empreendedorismo.

Agroecologia e Reposição Florestal

O apoio à implantação de modelos agrícolas sustentáveis engloba desde distribuição de mudas de espécies frutíferas e florestais até assessoria técnica a produtores, incluindo capacitações e formações. O projeto tem o objetivo de recuperar áreas degradadas nas comunidades e, ao mesmo tempo, fortalecer agricultura familiar.

Incubadora de Negócios Socioambientais

O modelo de incubação de startups é adotado para que os projetos fomentados pelo Floresta Ativa resultem na expansão sólida, autônoma e de longo prazo da Economia da Floresta. Também são oferecidos cursos profissionalizantes e capacitações em diversas áreas, além de oficinas para o desenvolvimento de tecnologias próprias.
[fts_instagram instagram_id=17841409303772094 access_token=IGQVJWd2NPMGhPSFE1ZA0FLMGUyM3RwRV9YR3BrOGstSGZAjd2xHT3lPdGh6RGlpUW5nUHlST0w2SndVU0tWZAEgyUkpJdUVHUE9jalZADbXd0OVN5SVNsdzNyNzlaZA1BLcWtDS3JsTHZAB pics_count=3 type=basic super_gallery=yes columns=3 force_columns=yes space_between_photos=1px icon_size=65px hide_date_likes_comments=no]
Conheça o canal do
Projeto saúde & alegria
Projeto Saúde & Alegria
Rolar para cima