ECONOMIA DA FLORESTA

Cadeias da Sociobiodiversidade

As ações do Projeto Saúde e Alegria (PSA) abrangem de ponta a ponta da cadeia produtiva, de forma a contribuir para a inclusão das comunidades no mercado de produtos da sociobiodiversidade, com a adequada repartição de benefícios e a preservação da floresta.

Com base em estudos e levantamentos técnicos, o PSA identifica e mensura o potencial produtivo das comunidades, relacionando-o com as reais demandas do mercado. As cadeias produtivas da sociobiodiversidade que ganham destaque, por terem maior potencial na região oeste do Pará, são a meliponicultura, a produção de óleos e essências e a agricultura orgânica.

O PSA consolida práticas inovadoras e sustentáveis de produção de matéria-prima e beneficiamento que, unidas aos saberes tradicionais, agregam valor aos produtos da atividade extrativista e agrícola das famílias, atendendo mais adequadamente a empresas com o potencial de comprá-los. Amparadas pela estrutura do Centro Experimental Floresta Ativa (CEFA), as ações incluem capacitação e desenvolvimento de soluções inovadoras, apoio à comercialização, assessoria administrativa e financeira, estruturação de planos de negócios e orientações sobre associativismo, entre outras.

Com foco no Plano Nacional de Fortalecimento das Comunidades Extrativistas e Ribeirinhas (Planafe), o PSA e seus parceiros também buscam articular a ampliação da lista de produtos da biodiversidade contemplados pela Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio) – regulação do Governo Federal que atualmente garante um preço mínimo para 17 produtos extrativistas que ajudam na conservação dos biomas brasileiros.

Meliponicultura

Proteger a diversidade de espécies de abelhas sem ferrão ( ameaçadas pelo desmatamento, pelas queimadas e pelo uso intensivo de defensivos agrícolas) é imperativo para a manutenção da floresta, uma vez que essas abelhas são as grandes responsáveis pela polinização de árvores nativas. Assim, a criação racional de abelhas sem ferrão para produção de mel e derivados (como geleia real, própolis e cera) tem um impacto positivo tanto no meio ambiente quanto na renda das comunidades ribeirinhas.

O projeto de meliponicultura do PSA inclui capacitação dos produtores, entrega de kits manejadores, apoio para a certificação dos produtos e desenvolvimento de soluções logísticas para o escoamento adequado da produção. E a comercialização dos produtos de meliponicultura receberão um novo impulso com a criação da Casa do Mel, no EcoCentro de Economia da Floresta, que está sendo instalado na cidade de Santarém.

Óleos e Essências

A extração de óleos vegetais e essenciais é uma atividade tradicional das comunidades da floresta, mas requer insumos, ferramentas e tecnologia para que seja social e ambientalmente sustentável. O PSA auxilia as comunidades extrativistas a identificar em quais espécies botânicas investir, provê mudas e sementes (dessa forma, também contribuindo para a reposição de floresta nativa), e difunde descobertas científicas para que tenham melhor aproveitamento econômico e menor impacto ambiental. As capacitações incluem cursos e oficinas regulares, além de um seminário realizado anualmente no CEFA.

O projeto também estabelece parceria com empresas, fazendo a ponte entre os produtores locais e indústrias de cosméticos, de alimentos e farmacêuticas.

Agricultura Orgânica

Em pesquisas e experimentos nas Unidades Socioprodutivas, o PSA desenvolve sistemas de hortaliças orgânicas e culturas de quintal, disseminando práticas de cultivo sustentáveis e interrompendo o ciclo das queimadas tradicionalmente utilizadas nas roças da região. Famílias e estudantes recebem capacitações para o manejo de hortas sem fertilizantes e defensivos industrializados, bem como para a gestão eficiente da agricultura familiar. O programa também prevê apoios para o consorciamento de culturas, quintais agroflorestais, farmácias-vivas, horticultura, piscicultura, criação de pequenos animais, intercâmbio de técnicas para o melhoramento da farinha, usos múltiplos do látex, adequação de produtos para merenda escolar, entre outros.

O escoamento e a comercialização dos produtos também são apoiados por meio de assessoria técnica – e terão uma boa alavancagem com a feira regular de orgânicos a ser implantada no EcoCentro em Santarém.

ECONOMIA DA FLORESTA

Unidades Socioprodutivas

Mulheres Empreendedoras da Floresta

Agroecologia e Reposição Florestal

Cadeias da Sociobiodiversidade

Turismo de Base Comunitária e Artesanato

Energias Renováveis

Incubadora de Negócios Socioambientais

Últimas Notícias

Economia da Floresta
Economia da Floresta

Primeiro óleo processado na usina extratora do Ecocentro marca capacitação de extrativistas do Oeste do Pará

Colaboradores da Acosper e técnicos do Projeto Saúde e Alegria participaram de nova formação para operação de equipamentos industriais usados no processamento de óleos em Santarém A extração do primeiro óleo de andiroba e manteiga de cupuaçu emocionou os extrativistas de comunidades manejadoras do Oeste do Estado do Pará. Com a operação da usina extratora

Leia mais →
Economia da Floresta

Parcerias governamentais impulsionam e escutam mulheres e jovens recém-formados em cooperativismo e associativismo da agricultura familiar agroextrativista

Mulheres e jovens concluíram formação em cooperativismo e foram certificados para Agricultura Familiar Agroextrativista no sétimo e último módulo do curso do Programa de Educação do Cooperativismo e Associativismo da Agricultura Familiar Agroextrativista (PECAAFA), implementado pelo Projeto Mulheres Empreendedoras da Floresta, coordenado pelo Projeto Saúde e Alegria e STTR-STM com apoio da União Europeia Com

Leia mais →
Economia da Floresta

Oficina de Meliponicultura na Flona Tapajós fortalece manejo de abelhas sem ferrão

Capacitação voltada à meliponicultores da Floresta Nacional do Tapajós reuniu moradores de cinco comunidades. Proposta é ampliar a produção visando aumento da renda; No período de 13 a 14 de março, a comunidade Prainha I, localizada na Flona Tapajós, sediou a primeira oficina de meliponicultura da região. Liderada pelo Programa Floresta Ativa do Projeto Saúde

Leia mais →
Rolar para cima