Institucional

Conheça a estrutura organizacional do Projeto Saúde e Alegria (PSA), incluindo gestão dos recursos, natureza jurídica, projetos e convênios desenvolvidos, redes e articulações das quais participa, parceiros e financiadores.

Projeto Saúde e Alegria (PSA) é o nome fantasia da iniciativa executada pelo Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental (CEAPS), uma instituição civil sem fins lucrativos fundada em 1985:

  • Reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Municipal – Lei nº 16.902/2001 – Santarém (PA).
  • Reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Federal – Portaria 266 do Ministério da Justiça publicada no Diário Oficial da União em 03/03/2006.
  • Registrada no Conselho Nacional de Assistência Social (Brasília – Distrito Federal) – Resolução nº 174, publicada no Diário Oficial da União em 18/11/1998.
  •  

INSTÂNCIAS DELIBERATIVAS DO CEAPS

  • Assembleia Geral – é o órgão soberano da Entidade, constituído por todos os sócios em pleno exercício de seus direitos e que se reúne ordinariamente uma vez por ano e extraordinariamente, quando necessário, para deliberar sobre todas as questões de sua competência;
  • Diretoria – composta por quatro membros (um Presidente, um Vice-presidente, um Secretário e um Tesoureiro) e seus respectivos suplentes, eleitos em Assembleia Geral, com mandato de quatro anos; a Diretoria se reúne regularmente para deliberar sobre todas as questões de sua competência;
  • Conselho Fiscal – composto por três membros e seus respectivos suplentes, eleitos em Assembleia Geral e que não fazem parte da Diretoria, com mandato de quatro anos; o Conselho Fiscal se reúne pelo menos uma vez por ano para fiscalizar os atos da Diretoria, o balanço patrimonial, prestações de contas e respectivos convênios de execução.

Em conformidade com os procedimentos estatutários e as instâncias deliberativas do CEAPS, cabe à Diretoria nomear os Coordenadores Gerais do PSA – cujos poderes são delegados pelo Presidente mediante procuração. Os Coordenadores são responsáveis pela condução global do PSA, com ações de cunho político, técnico, estratégico e administrativo, juntamente com as demais coordenações e os quadros técnicos contratados pelos Coordenadores.

Diretoria:

Membros

Função

Américo Nesti Junior

presidente

Márcia Ferreira Meireles

vice – presidente 

Marcello Luporini

primeiro secretário

Livia Maria Scannavino de Carvalho

segunda secretária

Lisandra Cristina Ferreira

primeira tesoureira

Tomaz Dantas de Carvalho

segundo tesoureiro

Rodrigo José de Sampaio Leite

conselheiro fiscal efetivo

Marlucia de Abreu Maia Kowal

conselheiro fiscal efetivo

Otávio Dantas de Carvalho

conselheiro fiscal efetivo

Maria Ines Andaluz e Dias

conselheiro fiscal substituto

Carlos Henrique Dantas de Carvalho

conselheiro fiscal substituto

Maisa Aparecida de Abreu Maia Cremonezi

conselheiro fiscal substituto

 

Por ser uma instituição sem fins lucrativos, o Projeto Saúde e Alegria (PSA) depende de aportes externos para executar suas atividades, mobilizados em sua maioria por meio de projetos apoiados a fundo perdido por instituições doadoras.

Sua ação global se viabiliza a partir do conjunto dos diversos convênios de cooperação contratados e suas relações de interação e contrapartidas. Toda a gestão financeira e patrimonial é executada pelo Setor Administrativo do PSA, com as Coordenações Setoriais sendo responsáveis pela condução dos convênios diretamente relacionados a seus respectivos programas.

Em conformidade com o ano fiscal brasileiro – janeiro a dezembro –, os relatórios financeiros, as prestações de contas e os balanços patrimoniais são atualizados e auditados por um serviço independente, para então serem submetidos à análise do Conselho Fiscal do CEAPS e à aprovação pela Assembleia Geral de sócios.

Pareceres de Auditorias Financeiras Anuais

Balanços Patrimoniais Anuais

Relatórios Anuais

Conheça o código de conduta do Projeto Saúde e Alegria, missão, valores, princípios éticos, condutas e procedimentos padrões, mecanismos de controle e canais de denúncia:

Coordenação Geral

Caetano Scannavino Filho / Eugênio Scannavino Netto

 

Coordenação Administrativa

Adriana Pontes

 

Coordenação do Programa Floresta Ativa

Davide Pompermaier

 

Coordenação do Programa Saúde Comunitária

Luana Lazzeri Arantes

 

Coordenação do Programa Educação e Comunicação

Fábio Pena

 

Coordenação do Programa de Infraestrutura Comunitária

Jussara Batista

 

  • Adriano Sousa dos Santos

  • Alex Gonçalves de Oliveira

  • Anderson Feitosa da Silva

  • Anderson Castro de Sousa

  • Ana Carolina Carvalho de Araújo Pôrto

  • Arivaldo Batista da Silva

  • Ana Daiane Lopes Costa

  • Athila Rafael Rego Reis

  • Bruna Pontes Araújo

  • Bruno Amir Silva Vasconcelos

  • Cynthia Nigro Oykawa

  • Daliane Lopes de Sousa

  • Elaine Cristina da Cruz Cardoso

  • Efraina Lindalva Rodrigues Barbosa

  • Elielson da Cunha Sousa

  • Elis Lucien Rodrigues Barbosa

  • Fabiana Vieira Jordão

  • Fernanda Haikal Moreira

  • Fernanda Folster de Paula

  • Jerry Dourado Lopes

  • Jorge Williams Sousa dos Santos

  • João Francisco Miranda de Sousa

  • João Carlos Dombroski

  • Leandro Lemos Esquerdo

  • Laura Fernanda de Lima Lobato

  • Lenilza Farias

  • Luis Carlos do Santos Pereira

  • Luiz Antônio Dombroski

  • Luiza Carmem Lopes Ferreira

  • Manoel Altamir de Sá Neves

  • Marcela Pinheiro Brasil

  • Márcia Gemaque

  • Márcio Roberto Cunha dos Santos

  • Maria Soliane Sousa Costa

  • Mateus Waimer

  • Moacir Imbiriba Rodrigues

  • Nelson Rodrigues Pontes

  • Orlandino Sousa dos Santos 

  • Olívia Beatriz Moraes Dias de Aguiar

  • Paulo Jânio Gadelha Torres

  • Paulo Silvano de Sousa Martins

  • Ralcy Douglas Silva Carvalho

  • Ruben Ferreira Gouvea

  • Rodrigo Rodrigues Souza

  • Sebastião Alves dos Santos

  • Silvanei Rodrigues Correa

  • Sara Silva dos Santos

  • Valdemar Guimarães Paz

  • Waldicleia Pedroso Sobral

  • Wendel da Costa Oliveira

  • Wander Luis Soares da Silva

  • Walter Oliveira da Silva

 

Aprendizes / Estagiários:

 

  • Carla Mayara Sousa Costa
  • Lorival Oliveira Correa
  • Emanuele Sampaio da Luz

 

Consultores e Assessores:

 

  • Samela Bonfim (Assessoria de Comunicação);

  • Adriane Gama;

  • Raick Pereira;

  • Maura Arapiun

1999:

  • Pioneiros do Século XXI – World Media.

2002:

  • Prêmio Milton Santos de Saúde & Ambiente-FIOCRUZ-OPAS.

  • Prêmio Super Ecologia – Revista Superinteressante. 

  • Prêmio Cidadania – Experiências Sociais Inovadoras – BIRD, Comunidade Solidária – ONU.

2003:

  • Certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.

2004:

  • Prêmio Histórias de Mobilização Juvenil (ONG ARACATI e Fundação Kellogg).

  • Prêmio Telemar Inclusão Digital.

  • Listado na Bolsa de Valores Sociais (Bovespa).

2005:

  • Prêmio Yeomans de Conteúdos Locais (Open Knowledge Network) – II Cúpula Mundial.

  • da Sociedade da Informação/ONU.

  • Prêmio Empreendedores Sociais Ashoka.

  • Prêmio Geração de Renda Comunitária – Mackinsey.

  • Prêmio Inovação Social na América Latina e Caribe (Ações de Saúde Comunitária) – Comissão Econômica para a América Latina e Caribe da ONU.

  • Empreendedor Social do ano – Folha de S. Paulo – Fundação Schwab.

2006:

  • Prêmio Humanista do Ano – Revista LatinTrade.

  • Prêmio Planeta Casa – Revista Casa Cláudia.

  • Prêmio Estocolmo Challenge (“Nobel” da internet) – inclusão digital na Amazônia.

  • Prêmio melhor projeto social na área da saúde – Revista Seleções.

  • Eleito Angel of the Earth – Prince Albert II Mônaco Foundation.

2007:

  • Prêmio Cidadania Mundial – Defesa do Meio Ambiente em Ações Unificadas. Comunidade Bahá’í do Brasil.

2008:

  • Sustainable Stewart Award – Pamela Peeters Film Festival.

2009:

  • Medalha Dom Helder Câmara – Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

  • Prêmio Ponto de Mídia Livre – Ministério da Cultura.

2012:

  • Prêmio Inclusão Digital – Revista A Rede.

2013:

  • Global Mobile Award for Best Mobile Product, Initiative or Service for Emerging Markets.

  • 3º Colocado no Prêmio FINEP região norte, com a experiência  “Tecnologias Sociais e metodologias Participativas Integradas para o Desenvolvimento Comunitário Global e Sustentável”.

2014:

  • 4º Prêmio Objeto Brasileiro, concedido por A CASA – Museu do Objeto Brasileiro, pelo projeto Tramas e Cores Artesanatos da Amazônia.

2016:

  • Certificado de organização referência em Inovação e Criatividade da Educação
    Básica, pelo Ministério da Educação, Governo Federal.

2019:

  • Selecionado entre 52 organizações entre 300 concorrentes para o Programa VOA da Cervejaria Ambev;

  • Eleito umas das 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto Doar;

  • Certificado de Boas Práticas de Gestão, pelo Programa VOA da Ambev

2020

  • Prêmio Empreendedor Social do Ano– pela Campanha “Com Saúde e Alegria sem Corona”, em resposta à Covid-19, pelo do Jornal Folha de SP e e Schwab Foundation;

2021

  • Prêmio de Direitos Humanos da Embaixada do Canadá

2022

  • Comenda Paulo Frota de defesa dos direitos humanos, Assembleia Legislativa do Pará

2023

  • Prêmio Chico Mendes, em reconhecimento da relação do legado do Chico Mendes com o trabalho do PSA;

    The One Humanitarian Award 2023, promovido pelo Rotary Club International, homenageou três personalidades com Prêmio Humanitário em Hong Kong, entre eles o médico e fundador do Saúde e Alegria, Eugênio Scannavino

    Prêmio 50 melhores ONGs do Brasil, no ranking internacional do The Dot Good. Os critérios utilizados para a avaliação foram baseados no grau de transparência, níveis de governança, gestão e planejamento estratégico.

    Eleita a melhor ONG do Pará, na categoria Melhor ONG por Estado, prêmio Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto Doar

 

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