Institucional
Conheça a estrutura organizacional do Projeto Saúde e Alegria (PSA), incluindo gestão dos recursos, natureza jurídica, projetos e convênios desenvolvidos, redes e articulações das quais participa, parceiros e financiadores.
NATUREZA JURÍDICA
Projeto Saúde e Alegria (PSA) é o nome fantasia da iniciativa executada pelo Centro de Estudos Avançados de Promoção Social e Ambiental (CEAPS), uma instituição civil sem fins lucrativos fundada em 1985:
- Reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Municipal – Lei nº 16.902/2001 – Santarém (PA).
- Reconhecida como Entidade de Utilidade Pública Federal – Portaria 266 do Ministério da Justiça publicada no Diário Oficial da União em 03/03/2006.
- Registrada no Conselho Nacional de Assistência Social (Brasília – Distrito Federal) – Resolução nº 174, publicada no Diário Oficial da União em 18/11/1998.
INSTÂNCIAS DELIBERATIVAS DO CEAPS
- Assembleia Geral – é o órgão soberano da Entidade, constituído por todos os sócios em pleno exercício de seus direitos e que se reúne ordinariamente uma vez por ano e extraordinariamente, quando necessário, para deliberar sobre todas as questões de sua competência;
- Diretoria – composta por quatro membros (um Presidente, um Vice-presidente, um Secretário e um Tesoureiro) e seus respectivos suplentes, eleitos em Assembleia Geral, com mandato de quatro anos; a Diretoria se reúne regularmente para deliberar sobre todas as questões de sua competência;
- Conselho Fiscal – composto por três membros e seus respectivos suplentes, eleitos em Assembleia Geral e que não fazem parte da Diretoria, com mandato de quatro anos; o Conselho Fiscal se reúne pelo menos uma vez por ano para fiscalizar os atos da Diretoria, o balanço patrimonial, prestações de contas e respectivos convênios de execução.
Em conformidade com os procedimentos estatutários e as instâncias deliberativas do CEAPS, cabe à Diretoria nomear os Coordenadores Gerais do PSA – cujos poderes são delegados pelo Presidente mediante procuração. Os Coordenadores são responsáveis pela condução global do PSA, com ações de cunho político, técnico, estratégico e administrativo, juntamente com as demais coordenações e os quadros técnicos contratados pelos Coordenadores.
Diretoria:
Presidente: Rodrigo José de Sampaio Leite Filho
Vice Presidente: Otávio Dantas de Carvalho
Primeira Secretária: Marlucia de Abreu Maia Kowal
Segunda Secretária: Maria Ines Andaluz e Dias
Tesoureira: Maisa Aparecida de Abreu Maia Cremonezi
Segundo Tesoureiro: Carlos Henrique Dantas de Carvalho
Conselheiros Fiscais Efetivos:
Américo Nesti Júnior
Sonia da Silva Lorenz
Márcia Ferreira Meireles
Conselheiros Fiscais Substitutos:
Tomas Dantas de Carvalho
Livia Maria Scannavino de Carvalho
Lizandra Cristina Ferreira Luporin
Por ser uma instituição sem fins lucrativos, o Projeto Saúde e Alegria (PSA) depende de aportes externos para executar suas atividades, mobilizados em sua maioria por meio de projetos apoiados a fundo perdido por instituições doadoras.
Sua ação global se viabiliza a partir do conjunto dos diversos convênios de cooperação contratados e suas relações de interação e contrapartidas. Toda a gestão financeira e patrimonial é executada pelo Setor Administrativo do PSA, com as Coordenações Setoriais sendo responsáveis pela condução dos convênios diretamente relacionados a seus respectivos programas.
Em conformidade com o ano fiscal brasileiro – janeiro a dezembro –, os relatórios financeiros, as prestações de contas e os balanços patrimoniais são atualizados e auditados por um serviço independente, para então serem submetidos à análise do Conselho Fiscal do CEAPS e à aprovação pela Assembleia Geral de sócios.
Pareceres de Auditorias Financeiras Anuais
- Parecer de auditoria 2020
- Parecer de auditoria 2019
- Parecer de auditoria 2018
- Relatório de Auditoria Externa CEAPS 2017
- Parecer de auditoria 2016
- Parecer de auditoria 2015
- Parecer de auditoria 2014
- Parecer de auditoria 2013
- Parecer de auditoria 2012
- Parecer de auditoria 2011
- Parecer de auditoria 2010
- Parecer de auditoria 2009
- Parecer de auditoria 2008
Balanços Patrimoniais Anuais
- Balanço patrimonial 2020
- Balanço patrimonial 2019
- Balanço patrimonial 2018
- Balanço patrimonial 2017
- Balanço patrimonial 2016
- Balanço patrimonial 2015
- Balanço patrimonial 2014
- Balanço patrimonial 2013
- Balanço patrimonial 2012
- Balanço patrimonial 2011
- Balanço patrimonial 2010
- Balanço patrimonial 2009
- Balanço patrimonial 2008
- Balanço patrimonial 2021
Relatórios Anuais
- Relatório anual 2020
- Relatório anual 2019
- Relatório anual 2018
- Relatório anual 2017
- Relatório anual 2016
- Relatório anual 2015
- Relatório anual 2014
- Relatório anual 2013
- Relatório anual 2012
- Relatório anual 2011
- Relatório anual 2010
- Relatório anual 2009
- Relatório anual 2008
- Relatório anual 2021
Conheça o código de conduta do Projeto Saúde e Alegria, missão, valores, princípios éticos, condutas e procedimentos padrões, mecanismos de controle e canais de denúncia:
Coordenação Geral:
Caetano Scannavino Filho | Eugênio Scannavino Neto
- Adriana Rodrigues Pontes (Coordenadora Administrativa)
- Manoel Altamir de Sá Neves
- Wander Luis Soares da Silva
- Sebastião Alves dos Santos
- Nelson Rodrigues Pontes
- Juscelino Kubitschek Ferreira Fernandes
- Glauce Oliveira Lima
- Raissa Daiane Sousa Lira
- Orlandino Sousa dos Santos
- Breno Calzavara
- Douglas Carvalho
- Eugênio Scannavino (Coordenador de Saúde)
- Fábio Tozzi
- Marcela Pinheiro Brasil (Consultora)
- Fábio Pena (Coordenador de Educação, Cultura e Comunicação)
- Elis Lucien R. Barbosa
- Walter Oliveira da Silva
- Ana Daiane Lopes Costa
- Livaldo Sarmento da Silva
- Edna Reis Costa Araújo
- Samela Bonfim (Assessoria de Comunicação / Redes Comunitárias)
- Davide Pompermaier (Coordenador de Acesso à Água e Energias Renováveis)
- Jussara Vanessa Salgado Batista
- João Carlos Dombroski
- Silvanei Rodrigues Correa
- Valdemar Guimarães Paz
- Daliane Lopes de Sousa
- Laurimar Lopes
- Moacir Imbiriba Rodrigues
- Jair Dourado Lopes
- Steve Mcqueen Fernando de Sousa
- Rosivaldo Lopes Santos
- Adailson Pereira Paz
- Lenilza Farias
- Paulo Silvano de Sousa Martins
1999:
- Pioneiros do Século XXI – World Media.
2002:
- Prêmio Milton Santos de Saúde & Ambiente-FIOCRUZ-OPAS.
- Prêmio Super Ecologia – Revista Superinteressante.
- Prêmio Cidadania – Experiências Sociais Inovadoras – BIRD, Comunidade Solidária – ONU.
2003:
- Certificado como Tecnologia Social pela Fundação Banco do Brasil.
2004:
- Prêmio Histórias de Mobilização Juvenil (ONG ARACATI e Fundação Kellogg).
- Prêmio Telemar Inclusão Digital.
- Listado na Bolsa de Valores Sociais (Bovespa).
2005:
- Prêmio Yeomans de Conteúdos Locais (Open Knowledge Network) – II Cúpula Mundial.
- da Sociedade da Informação/ONU.
- Prêmio Empreendedores Sociais Ashoka.
- Prêmio Geração de Renda Comunitária – Mackinsey.
- Prêmio Inovação Social na América Latina e Caribe (Ações de Saúde Comunitária) – Comissão Econômica para a América Latina e Caribe da ONU.
- Empreendedor Social do ano – Folha de S. Paulo – Fundação Schwab.
2006:
- Prêmio Humanista do Ano – Revista LatinTrade.
- Prêmio Planeta Casa – Revista Casa Cláudia.
- Prêmio Estocolmo Challenge (“Nobel” da internet) – inclusão digital na Amazônia.
- Prêmio melhor projeto social na área da saúde – Revista Seleções.
- Eleito Angel of the Earth – Prince Albert II Mônaco Foundation.
2007:
- Prêmio Cidadania Mundial – Defesa do Meio Ambiente em Ações Unificadas. Comunidade Bahá’í do Brasil.
2008:
- Sustainable Stewart Award – Pamela Peeters Film Festival.
2009:
- Medalha Dom Helder Câmara – Conselho Nacional de Secretários de Saúde.
- Prêmio Ponto de Mídia Livre – Ministério da Cultura.
2012:
- Prêmio Inclusão Digital – Revista A Rede.
2013:
- Global Mobile Award for Best Mobile Product, Initiative or Service for Emerging Markets.
- 3º Colocado no Prêmio FINEP região norte, com a experiência “Tecnologias Sociais e metodologias Participativas Integradas para o Desenvolvimento Comunitário Global e Sustentável”.
- 1º Lugar no Prêmio Visionaris 2013 – Prêmio UBS ao Empreendedor Social – ASHOKA.
2014:
- 4º Prêmio Objeto Brasileiro, concedido por A CASA – Museu do Objeto Brasileiro, pelo projeto Tramas e Cores Artesanatos da Amazônia.
2016:
- Certificado de organização referência em Inovação e Criatividade da Educação
Básica, pelo Ministério da Educação, Governo Federal.
2019:
- Selecionado entre 52 organizações entre 300 concorrentes para o Programa VOA da Cervejaria Ambev;
- Eleito umas das 100 Melhores ONGs do Brasil, pelo Instituto Doar;
- Certificado de Boas Práticas de Gestão, pelo Programa VOA da Ambev