Doze famílias que vivem do circo em Santarém, foram beneficiadas com a entrega de kits de alimentação e higiene e proteção;
Os artistas do Circo Real Vanessa, localizado na rodovia Santarém Curuá-Una, na comunidade Tipizal, estão vivendo da solidariedade da população santarena. Parados há quatro meses em decorrência da pandemia da Covid-19, os artistas estão impossibilitados de desenvolver suas atividades.
Na última quarta-feira (17), a Campanha Com Saúde e Alegria sem Corona distribuiu cestas básicas e kits de higiene e limpeza para as doze famílias do circo, 32 pessoas, dentre crianças, adultos e idosos, esclareceu o proprietário José Maria Pires.
“Foi a primeira vez que o circo enfrentou essa situação, de baixar as cortinas e fechar as portas. Quando chega 19:00 e 20:00 horas dá uma tristeza, constrangimento de não poder trabalhar e realizar o espetáculo” – lamentou Pires.

Nessa fase da Campanha, as ações somam esforços ao sistema público e suporte direto às comunidades e populações vulneráveis. A colaboradora no Projeto Saúde e Alegria, no Programa de educação, cultura e comunicação através do Gran Circo Mocorongo e integrante da Trupe Pimentas, Elis Lucien, destacou a necessidade dos artistas: “fiquei sensibilizada com a situação dos artistas, depois que assistir uma reportagem na TV local, onde uma moradora da comunidade do Tipizal pedia ajuda para as famílias do circo. Entrei em contato com a coordenação da Campanha, que prontamente se disponibilizou a colaborar com as famílias circenses”.
#ComSaudeeAlegriaSemCorona em números
