Ação coletiva de várias organizações, dentre elas o Projeto Saúde e Alegria, Rede de Proteção e SEMTRAS/PMS, promoveu atividades de assistência social em comunidades e aldeias da região do rio Tapajós
A campanha “Faça Bonito” desembarcou nas comunidades Parauá, Vila Boim e aldeia Jauarituba. Sediada nas escolas municipais, a ação conjunta ofereceu serviços essenciais como a atualização do Cadastro Único, emissão de carteira do Autista, agendamento de RG, atendimento psicológico e social, além de roda de conversa com os Conselheiros Tutelares. O tema principal foi o enfrentamento da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes.
A expedição foi realizada entre os dias 14 e 16 de maio, numa soma de esforços do Programa de Ação Social e Projeto Saúde e Alegria em colaboração com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social e a Rede de Proteção do município de Santarém. Um dos destaques foi a disponibilização de internet móvel pelo PSA, que garantiu a atualização e inscrição no CAD Único, beneficiando principalmente as famílias que participam do Programa Cisterna. “A gente sempre procura trazer as experiências da assistência social, principalmente no que diz respeito a facilidade, a dar facilidade das famílias fazerem seu cadastro, recadastro do Bolsa Família pois muitas têm dificuldade em ir até a cidade”, destacou a coordenadora da ação, Rose Matos.
Além disso, a campanha “Faça Bonito” foi um ponto alto, com ações voltadas ao enfrentamento da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. A assistente social Efraina Barbosa e o arte educador Luiz Evandro, conhecido como palhaço Pimenta, conduziram dinâmicas de grupo e atividades educativas, utilizando esquetes teatrais, músicas, cartazes e contação de histórias para promover a conscientização e proteção dos jovens.
A mobilização reforça o compromisso das instituições envolvidas com o bem-estar social e a proteção da infância e adolescência na região, demonstrando a importância de ações conjuntas para o desenvolvimento e segurança das comunidades locais.
“Nós temos muitas pessoas que vieram aqui para o Parauá, para fazer a atualização do seu cadastro único, para ter as informações do Faça Bonito, da campanha de prevenção de enfrentamento à violência de exploração sexual de crianças e adolescentes. Vieram de longe, duas horas de viagem, de bajara, só conseguiram saber que ia ter ação via o nosso programa” – Valdete Carvalho, Cabeceira do Amorim.
“A ação social, para nós, para a nossa aldeia, para as aldeias e vizinhas, é muito importante porque às vezes nós não temos como chegar até a cidade” – Deliane Mota, cacica da aldeia Jauarituba.