Christiane Torloni visita comunidades da Flona e Arapiuns

Após participação no Festival de Cinema de Alter do Chão, a atriz brasileira conheceu comunidades tradicionais da Amazônia.

Conhecida por uma carreira forte dedicada a interpretação de importantes papeis em novelas da Rede Globo, Christiane Torloni também é uma artista engajada com causas sociais, dentre elas a militância pela Amazônia, com ações de defesa à região como a coleta de assinaturas para um abaixo assinado para a preservação.

O movimento alcançou mais de um milhão de assinaturas e deu origem para o documentário “Amazônia, despertar da Florestania” exibido no Palco Tapajós no dia 26 de outubro durante o Festival de Alter do Chão. Em entrevista exclusiva à Rede Mocoronga a atriz e diretora do documentário contou sobre o nascimento da obra: “Foi quando nós começamos a fazer uma minissérie chamada Amazônia de Chico Mendes. Nós começamos a gravar em 2006 e foi lançada em 2007. Foi a primeira vez que eu vi terra arrasada no Acre. A partir daquele momento, eu, Victor Fasano e Juca de Oliveira Fizemos uma abaixo assinado que pedia a preservação da Amazônia e desmatamento zero e conseguimos mais de um milhão de assinaturas. A história do filme começa numa ação de defesa pela Amazônia. O filme nasce da arte do encontro” – relatou.

A entrevista foi concedida durante a viagem de Torloni ao Centro Experimental Floresta Ativa, na Resex em Santarém. Nas comunidades Maguari e Jamaraquá, ambas localizadas na Floresta Nacional do Tapajós, os comunitários participaram da exibição do documentário e de um bate papo sobre a Amazônia. Em Urucureá região da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, Torloni conheceu as produções artesanais da Cooperativa de Turismo e Artesanato da Floresta, conversou com os moradores das comunidades e realizou filmagens.

Amazônia, despertar da Florestania

Com duração de 1h46 o documentário foi lançado em maio em todo o Brasil e marcou a estreia da atriz como diretora. A obra destaca a preservação da Amazônia e apresenta o debate em relação às questões ambientais como as queimadas, demarcação das terras indígenas e os recursos naturais que são encontrados na floresta e nos rios da região.

A produção foi lançada durante o Festival de Cinema de Alter do Chão realizado no período de 21 a 27 de outubro de 2019. No último dia do evento que atraiu milhares de pessoas ao caribe brasileiro, a atriz entregou a premiação do Troféu Muiraquitã de Ouro ao vencedor do festival.

1 comentário em “Christiane Torloni visita comunidades da Flona e Arapiuns”

  1. Que bela matéria! Tão bom saber que o meio ambiente e outras causas tão primordiais, que envolvem uma imensurável significado como um macro conta com a imensidão da inestimável essência, sabedoria, lucidez, plenitude, sentido nobre de missão de Christiane Torloni, que sem dúvidas naturalmente inspira tantos outros corações através do seu valioso sentido de missão, impregnado do seu amor incondicional!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Projeto Saúde & Alegria
Rolar para cima