Duas mil e duzentas famílias do Arapixuna e Baixo Lago Grande recebem kits de higiene e proteção

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Expedição realizada entre os dias 4 e 5 de março atingiu quarenta e três comunidades das regiões;

Em mais uma ação da campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona, moradores de áreas distantes dos centros urbanos receberam itens para o enfrentamento à covid-19. Nesta etapa, entidades parceiras como a Sociedade Para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente – Sapopema, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém – STTR, Federação das Associações de Moradores e Comunidades do Assentamento Agroextrativista da Gleba Lago Grande – FEAGLE e Colônia de Pescadores Z-20 distribuíram 2.200 kits de higiene e proteção.

A intensa logística da viagem, foi feita por via terrestre e fluvial. Divididas para atender às quarenta e três comunidades num desafio enorme para conseguir efetivar a distribuição, as equipes relataram a dinâmica geográfica para dar conta da missão: “A gente sai às cinco da manhã de balsa. Sai do porto do DER para o porto de Aninduba. Depois a gente segue viagem nos caminhões e caminhonetes. Mas algumas comunidades são ilhas, e precisam ir buscar nas comunidades-polo. E esse trajeto é feito por bajara ou canoas com rabetas” – explicou a colaboradora do Saúde e Alegria, Ana Daiane.

Na complexa logística de apoio à população da Amazônia no combate à pandemia de covid-19, veículos enfrentaram areões e atoleiros. No vídeo abaixo é possível identificar os caminhões carregados de kits sendo empurrados por parceiros da campanha.

A ação que chegou até as comunidades: Aninduba, Ilha do Bom Vento, Carariacá, Dourado, Vila Arapixuna, Laranjal, Moacá, Custodia, Picãe, Alto Jari, Jari Do Socorro, Tucumatuba, Pinduri, Ilha das Marecas, São José Arapixuna, Maicá, Amari, Lago Central, Piauí, Cuipiranja, Urucureá, Membeca, Guajará, Vila Amazonas, Patacho, Marimarituba, Costa do Marimarituba, Marajó, Aparecida, Bom Jesus, Santana, Cururu, Araci, Pedreira, Vila Socorro, Itacumini, Jacarezinho, Jacaré São João, Acutireçá, Ajamuri, São José da Beira da Translago, Murui e Santa Helena, levou também esperança de uma arma a mais contra a covid-19.

Segundo a bióloga da Sapopema Poliane Batista, as famílias relataram as dificuldades financeiras sentidas durante a pandemia. Os preços dos itens aumentaram, e os moradores precisaram diminuir a lista de compras. Por isso, a distribuição dos itens tem sido fundamental: ““Elas sentiram um impacto por conta desse aumento da cesta básica de maneira geral. A entrega desses itens de higiene tem uma importância ainda maior nesse momento por conta dessa elevação de preço. Oferecer esses itens que vai proporcionar proteção para as famílias e contribuir para não gerar um impacto ainda maior na renda da família” – contou.

A região tem apresentado crescente número de contaminação pela doença, esclareceu a Enfermeira Renata do polo Vila Socorro “Há quinze dias realizamos atividades em comunidades que fazem parte do Polo Vila Socorro e infelizmente a gente detectou muitos casos com a realização dos testes. Tivemos umas vinte pessoas que testaram positivo, fora as pessoas que ficaram em isolamento e que pedimos para retornar com os dias para fazer o teste. Temos bastante pessoas em isolamento apresentando sintomas de síndromes gripais”.

Os kits formados por itens como água sanitária, sabão de coco, álcool, máscaras e pano de chão reforçaram o pedido de cuidado aos moradores das comunidades ribeirinhas, disse o morador comunidade Dourado, Alberto Correia: “Pra nós é uma satisfação receber o kit por causa da importância para a limpeza e prevenção. Eu sou delegado sindical aqui na nossa região, e a gente faz a nossa parte também dando orientação”.

Além das entregas, a expedição promove também educação e prevenção por meio de conversas e alertas, ressaltou Edilson Figueira do STTR: “Nós orientamos os presidentes de associações, as UBS conversando com as enfermeiras, falando da importância da prevenção através do kit de prevenção à saúde”.

Fotos: Walter Oliveira e Poliane Batista.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima