Eletricistas do Sol: comunitários participam de curso para manutenção de placas fotovoltaicas

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Quarta edição da capacitação reuniu 25 comunitários no Centro Experimental Floresta Ativa para aprofundar conhecimentos em manutenção e instalação dos sistemas de painéis de energia solar;

Ter energia limpa e renovável para o bombeamento de água é uma realidade para vinte e oito comunidades da Resex, Flona e Lago Grande que recebem o fornecimento de energia solar de 20 sistemas. A previsão é que em breve a região da várzea em Santarém e territórios indígenas do município de Itaituba sejam beneficiados com placas solares.

Entretanto, o grande desafio hoje é capacitar os moradores para que saibam como executar manutenção nos sistemas. “A assistência e instalação de sistemas nas comunidades se torna muito cara pela distância, dificuldade de deslocamento de profissionais. As vezes por um problema muito simples é feito um chamado para deslocar um técnico que passa mais tempo viajando do que trabalhando no serviço – explicou o gestor de negócios sustentáveis do PSA – Davide Pompermaier.

Pensando em promover a capacitação para os moradores dessas comunidades, o curso Eletricistas do Sol objetiva qualificá-los para possíveis demandas que possam surgir com instalações e manutenções nos sistemas

Outras três edições foram realizadas nos anos anteriores e garantiram a capacitação de 80 participantes. Em 2019, participam 25 moradores em dois módulos de três dias: “A segunda etapa de conclusão, será nos dias 02, 03 e 04 de julho no CEFA. Esta primeira foi mais teórica, e segunda será voltada à prática” – explicou o técnico do PSA – Silvanei Rodrigues.

As capacitações e instalações de painéis solares são desenvolvidas com apoio da Fundação MOTT.

Fotos: Silvanei Rodrigues/PSA.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima