Enfermeiros das regiões de rios participam de curso em Educação Permanente em Saúde 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Primeiro módulo da Educação Permanente em Saúde voltada aos enfermeiros, destacou importância do planejamento;

Enfermeiros e enfermeiras das Unidades Básicas de Saúde de comunidades da Várzea, Lago Grande e Tapajós/Arapiuns, participaram nesta quinta-feira (09/09), do primeiro módulo de capacitação permanente em saúde, com ênfase no planejamento e utilização do sistema integrado do SUS. Nesta etapa, os profissionais receberam informações teórico-práticas sobre as etapas de planejamento das atividades nas UBS e como alimentar a plataforma.

“Para tudo que a gente desenvolve, tem que ter um planejamento. O planejamento vem para que eles possam desenvolver um trabalho de qualidade, levando uma assistência adequada e de qualidade para os usuários” – esclareceu a enfermeira do PSA, Marcela Brasil.

O encontro realizado através da parceria entre o Projeto Saúde e Alegria (PSA), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), possibilita aos enfermeiros o aprofundamento nos conhecimentos para melhor organizar suas atividades, otimizar esforços e garantir transparência nos serviços oferecidos às populações ribeirinhas. “Abordamos o tema UNA-SUS/ Planejamento em Saúde e Previne Brasil” acrescentou a enfermeira da Semsa, Karen Lima.

A Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS) foi criada pelo Ministério da Saúde em 2010 para atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde. Dentre os temas abordados na plataforma, está a atualização adequada nos atendimentos realizados. “É como se fosse uma prestação de contas que a gente dá pro SUS. O enfermeiro faz o atendimento na comunidade, mas precisa ter um cadastro pra gente comprovar que está tendo esse acesso entre a enfermeira e o paciente. Isso envolve toda equipe da comunidade, desde o ACS até o médico” – explica a enfermeira técnica da região de rios da Semsa, Thaiza Gadelha.

Para os enfermeiros, esta é uma oportunidade de potencializar os atendimentos e realizar o aprimoramento dos conhecimentos profissionais. O próximo módulo será realizado em 08 de outubro.

“Pra gente trabalhar com os ribeirinhos, isso é de extrema importância e também atingir as metas que o município precisa pra gente estar atuando no nosso trabalho na comunidade” – Valdicleia Oliveira – enfermeira de Vila de Boim.

“O aprendizado de hoje foi de suma importância para todos que atuam nas áreas de rios. Foi apresentada a nossa situação do dia a dia que a gente lida nos nossos atendimentos para apresentar os indicadores da nossa região” – Suzilane Rodrigues – enfermeira de Curuai,  Lago Grande.

“Contribuiu no conhecimento de modo geral, em algumas situações que a gente ainda não tinha conhecimento em relação ao sistema do SUS para que os nossos indicadores venham aumentar a cada procedimento realizado”- Orlandino dos Santos, enfermeiro de Cachoeira do Aruã, Arapiuns.

“Uma forma de organizar os nossos serviços para atuar nas nossas comunidades com lideranças e população” – Josenilda Figueira, enfermeira do Arapixuna.

https://soundcloud.com/projeto-saudede-e-alegria/alo-comunidade-enfermeiros-participam-de-curso-em-educacao-permanente-em-saude

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima