Equipamentos de proteção são distribuídos em municípios do Oeste do Pará

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Priorizando profissionais do serviço público, produções das impressoras 3D do projeto ‘Juntos Pelo Tapajós’, foram distribuidas em Alenquer, Monte Alegre, Juruti, Itaituba, Óbidos, Oriximiná e em Santarém;

A parceria entre a Universidade Federal do Oeste do Pará, Projeto Saúde e Alegria, Instituto Federal do Pará, Unimed Oeste do Pará e Associação Comercial e Empresarial de Santarém tem buscado atingir o maior número de profissionais na região.

Nesta etapa, profissionais de saúde dos sete municípios do Oeste do Pará recebem óculos e máscaras de acetado produzidos em laboratórios da Ufopa: Laboratório de Mídias Eletrônicas, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), e Laboratório de Educação e Evolução Horácio Schneider, do Instituto de Ciências da Educação (Iced).

Bombeiros militares do 4°GBM usando máscaras produzidas nas impressoras 3D. Foto: Major Piquet.

“O pedido por mais EPIs é muito grande. Acertamos que a prioridade é para os serviços públicos. Mas tem pedido de laboratórios, clínicas, dentistas…” – explicou o coordenador de empreendedorismo do Saúde e Alegria, Paulo Lima.

Nesta sexta (3) kits totalizando 48 óculos e 14 máscaras, foram enviados aos diretores dos campi da Ufopa em Alenquer, Monte Alegre, Juruti, Itaituba, Óbidos e Oriximiná, que os encaminharão às secretarias municipais de Saúde. Na quinta-feira (2) foram distribuídos EPIs para bombeiros militares do 4°GBM.

“Hoje foi um dia de muitas entregas. Vários hospitais e o Corpo de Bombeiros! Ouvindo os relatos vejo o tamanho do desafio da saúde! Seguimos trabalhando!” – destacou o professor Roberto Branco.

O projeto

Enquanto profissionais de saúde estão na linha de frente do combate ao Coronavirus, parte do país sofre com a falta de materiais básicos de proteção para esse grupo. Ações de solidariedade são intensificadas para contribuir com as atividades dos hospitais do Sistema Único de Saúde.

Numa parceria iniciada entre Universidade Federal do Oeste do Pará e Projeto Saúde e Alegria firmada na sexta-feira (27/3), foram alinhadas estratégias de produção com o uso de sete impressoras 3D para produção de equipamentos de proteção individual.

Essa tecnologia tem sido aliada à prevenção do vírus que atinge pessoas de todo o mundo. Nessa estratégia de parceria, o PSA soma esforços com a Ufopa para promover ações imediatas que possam contribuir para o combate à propagação do vírus. Segundo professor Enoque Alves, a expectativa é que a produção aumente com a participação de outros parceiros. “Tem sido muito importante a parceria com o projeto Saúde e Alegria que também nos fornece a sua impressora 3D que está conosco nessa batalha e está conosco nesse momento muito importante para o Brasil, para a sociedade santarena, aonde nós podemos contribuir com os profissionais de saúde. A expectativa é muito grande com relação ao que podemos fazer com o pouco recurso que nós temos” – ressalta.

Com informações de Ascom Ufopa. 

Leia também: Ufopa e Saúde e Alegria fabricam máscaras em impressora 3D para profissionais de saúde

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima