Famílias ribeirinhas da região do Arapixuna recebem mochilas filtradoras para água

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Primeira expedição de 2024 beneficiou quarenta e sete famílias de três comunidades da região de várzea do município de Santarém 

A equipe do Programa de Infraestrutura Comunitária do Projeto Saúde e Alegria concluiu na última quarta-feira (31), a distribuição de filtros individuais/familiares para moradores das comunidades do Centro do Marimarituba, Costa do Marimarituba e Marajó, na região do Arapixuna em Santarém, no Pará. A ação em parceria com startup Água Camelo, Sapopema e Colônia de Pescadores Z-20 beneficiou famílias em extrema vulnerabilidade hídrica, agravada pela seca severa com ‘Kits Camelos’, tecnologias criadas para possibilitar água de qualidade para o consumo dentro de casa a partir de quatro etapas: captação, transporte, armazenagem e filtragem.

Os kits são compostos por uma mochila, feita de um material “food grade”, que suporta até 15L de água por vez; um filtro de água portátil que elimina 99,9% das bactérias, protozoários e partículas em suspensão, como microplásticos; um suporte de parede; uma seringa para fazer a retrolavagem do filtro e um manual de uso e manutenção para o usuário, os itens foram recebidos com muito entusiasmo.

Em uma das comunidades beneficiadas, o processo de captação de água ocorre de forma manual com muito esforço físico. Ivan Aires de Oliveira, 54, explicou como acontece esse sistema: “Nós atravessamos para Patacho [comunidade vizinha] para pegar água para bebermos. E era praticamente quase um dia, porque o igarapé secou, a gente jogava de lá do Amazonas pra cima do barranco, de lá pegava as bajaras, as rabetinhas pra trazer pra cá. Daqui andava por terra, mais de quatro mil metros até a última casa”.

Nova jornada do Programa de Infraestrutura beneficiou 47 famílias da região do Arapixuna.

Os filtros doados auxiliam na filtragem da água, coletada com muita dificuldade e com baixa qualidade. “A gente passa por uma situação muito difícil. Esse ano essa estiagem foi muito grande, famílias que passaram necessidade, principalmente para conseguir o próprio sustento, porque não podiam sair para pescar”, destaca Rosana Pimentel, coordenadora local do núcleo de base da Z-20.

Para a liderança, a tecnologia vai auxiliar na purificação do líquido independente da sazonalidade dos rios. “Esse filtro vai servir por dois tempos. Tanto faz pra enchente, para seca, na época do verão, quanto pro inverno, né? Então isso vai facilitar muito pra nós agora, porque também nessa questão de água suja, que não é tratada, que a gente consome, aparecem muitas doenças: diarréias, dor de barriga, entre outras”.

Durante a jornada de distribuição, oficinas de capacitação foram promovidas para explicar a função da tecnologia social e formas de uso. Os filtros de uso individual ou familiar foram destinados às famílias mais afetadas pela seca. Em parceria com a startup Água Camelo por meio do projeto AMA, um projeto vinculado à AMBEV, foi possível atender ao chamado que vem sendo feito pelas comunidades, ressaltou a coordenadora do Programa de Infraestrutura Comunitária, Jussara Salgado: “Elas vem acionando parcerias para que a gente possa fazer uma intervenção possibilitando o acesso à água. É uma comunidade que não possui sistema de abastecimento e depende exclusivamente da água do rio ou do igarapé. Essa fonte superficial está muito distante e cada vez mais suja e contaminada por conta da seca”, comenta.

Comunidades beneficiadas estão localizadas em áreas de acesso limitado à água potável.

O uso do filtro será prolongado pois conta com materiais resistentes para longa duração de uso. A seleção das famílias contou com a parceria da Sapopema e Colônia de Pescadores Z-20 de Santarém. As organizações colaboram no mapeamento e mobilização das lideranças e comunidades. “Essa ação de hoje visa amenizar os problemas que a seca trouxe para as comunidades de área de várzea. O filtro não resolve o problema, mas minimiza os impactos causados por esse problema. Eles ficaram bem felizes com o recebimento”, ressaltou Luan Robson, da equipe da Sapopema.

Antes e depois da filtragem da água do rio.

Em dezembro de 2023, 80 famílias das comunidades Amador e Auerana no município de Óbidos e Ilha do Bom Vento em Santarém, foram beneficiadas com os filtros.

Água Camelo

A Água Camelo é uma startup de impacto socioambiental focada no mercado ESG. Oferece um serviço (B2B) para organizações que desejam promover o acesso à uma fonte segura de água tratada para pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre os centros urbanos, o semiárido e a Floresta Amazônica.

Foi fundada com o foco em contribuir, de forma concreta e eficaz, para mudar o cenário da falta de acesso à água tratada, incorporando tecnologias simples e acessíveis que viabilizem o consumo de água de boa qualidade por parte das populações sem acesso a esse serviço público básico.

“Nós da Água Camelo estamos muito honrados em trabalhar em conjunto com o Saúde e Alegria e a Água AMA para garantir o acesso a água de qualidade para diversas famílias da Amazônia paraense. Nossa expectativa é de que seja a primeira de muitas ações juntos. Temos o trabalho do PSA como uma de nossas grandes referências”, disse o Cofundador da Água Camelo, João Piedrafita.

* Colaborou Ana Costa/PSA.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima