Inicia distribuição de materiais do Programa ‘Salvando Vidas’ para UBS ribeirinhas de Santarém, Aveiro e Belterra

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Itens enviados pelo Programa Salvando Vidas/BNDES em parceria com a União Amazônia Viva estão sendo recebidos pelo Projeto Saúde e Alegria em Santarém e seguem para Unidades Básicas de Saúde de regiões ribeirinhas;

Uma grande operação de suporte ao Sistema Único de Saúde na região do Baixo Amazonas está em andamento. Centenas de materiais para equipar Unidades Básicas de Saúde e o Barco Hospital Abaré II (em reforma) começaram a chegar à Sede do Projeto Saúde e Alegria – responsável pela logística de distribuição nas unidades.

Itens como aventais impermeáveis, máscaras N-95, máscaras cirúrgicas, toucas, máscaras face shields, luvas de procedimentos, álcool 70, álcool em gel, foco refletor ambulatorial, mesa de exames, biombo, comadre, papagaio e cilindro de gases medicinais estão sendo distribuídos para Unidades Básicas de Saúde de: Boim, Parauá, Suruacá, Surucuá, Cachoeira do Aruã, Mentae, Curi, São Pedro, São Miguel, Prainha do Maró, Vila Gorete, Anã, Piraquara, Paissandú, Curuai, Inanú, Ajamuri, Vila Socorro, Guajará, Arapixuna, São Ciríaco, Aritapera e Tapará Grande. Em Aveiro estão sendo beneficiados: Posto de Saúde de Andrelândia, Centro de Saúde De Aveiro e Unidades de Saúde da Família: Maria Do Carmo; Barbosa Santos; Santa Cruz; Cametá; Pinhel; Fordlândia; Brasília Legal.

Entrega de materiais para Secretaria de Saúde de Aveiro.

Segundo a enfermeira do PSA – Eliana Cavalcante, novas remessas serão recebidas na quarta-feira (28/4) e na segunda-feira (10/05) e seguirão para as unidades destinatárias. Além dos kits para UBS e Equipamentos de proteção individual, são aguardados materiais para equipar o Barco Hospital Abaré II (no estaleiro com previsão de conclusão da fase de reforma no dia 15 de maio. A partir desta data, segue para a instalação dos equipamentos novos e de um laboratório de análises clínicas). Nesta terça-feira (27), materiais foram entregues à Prefeitura Municipal de Santarém.

O Projeto é fruto de parceria do Programa Salvando Vidas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com a União Amazônia Viva que está aplicando recursos para o enfrentamento da pandemia da covid-19, na aquisição de material, insumos e equipamentos de proteção para os médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que estão nas unidades de saúde.

O Coordenador Operacional da Campanha do PSA, Paulo Lima destacou que as atividades de distribuição estão sendo agilizadas para potencializar os atendimentos nas unidades beneficiárias, de modo a garantir a proteção dos usuários: “Estamos tomando todos os cuidados para efetuar a distribuição o mais rápido possível nos municípios que necessitam desses equipamentos. Pra nós do Saúde e Alegria, poder executar essa atividade é muito importante porque se alinha às ações da campanha Com Saúde e Alegria Sem Corona no suporte ao Sistema Único de Saúde que necessita do máximo de apoio possível” – explica.

Entrega de materiais para Secretaria de Saúde de Belterra.

Dentre os equipamentos aguardados para equipar o Hospital Abaré II, estão Aspirador de Secreções Elétrico Móvel, Autoclave Horizontal de Mesa, Biombo, Braçadeira para Injeção, Cadeira para Coleta de Sangue, Câmara para Conservação de Imunobiológicos, Concentrador de Oxigênio, DEA – Desfibrilador Externo Automático, Detector Fetal, Eletrocardiógrafo, Esfigmomanômetro,  Adulto, Esfigmomanômetro Infantil, Esfigmomanômetro Obeso, Estetoscópio Adulto, Estetoscópio Infantil, Geladeira/ Refrigerador, Glicosímetro, Lanterna Clínica, Laringoscópio Adulto, Laringoscópio Infantil, Nebulizador Portátil, Negatoscópio, Oftalmoscópio, Otoscópio Simples, Oxímetro de Pulso, Papagaio, Poltrona Hospitalar, Reanimador Pulmonar Manual Adulto (Ambu), Reanimador Pulmonar Manual, Pediátrico (Ambu), Suporte de Soro, Termômetro de ambiente, Ultrassom portátil, Balança Antropométrica Infantil, Balança Antropométrica para Obesos, Balança Digital Portátil, Cilindro de Gases Medicinais, Criocautério, Destilador de Água, Seladora, dentre outros.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima