Integrantes de nove territórios tradicionais da Amazônia dialogam sobre empreendimentos de base comunitária
O Projeto Rede Floresta Digital iniciou as rodadas de encontros temáticos voltados ao Empreendedorismo Sustentável e a Produção de Base Comunitária. A primeira Mesa Virtual, cujo tema foi “Cadeias Socioprodutivas e Negócios Comunitários”, ocorreu no último dia 15 de agosto e contou com a presença de pessoas especialistas convidadas e representantes de 9 territórios da Amazônia integrantes do projeto Rede Floresta Digital espalhados por quatro estados da Região Norte: Pará, Amapá, Amazonas e Acre. Louise Lauschner, especialista em Comercialização de Cadeias Produtivas Amazônicas; Raimundo Filho, agricultor, geógrafo e membro da coordenação Estadual do MST/Pará e Marllison Borges, consultor em Cadeias Produtivas da Sociobiodiversidade foram convidados a compartilhar suas vivências empreendedoras em diferentes realidades da Amazônia.
“Essas mesas tem a finalidade de convidar um rol de especialistas da Amazônia e de outras regiões do país para compartilhar saberes e fazeres sobre arranjos socioprodutivos comunitários. Nesta primeira, pudemos debater sobre as experiências de cadeias socioprodutivas e a importância de se construir Planos de Negócios a partir de uma base comunitária e de processos formativos colaborativos com apoio de diversas parcerias. Tudo de acordo com o contexto local e frente aos desafios amazônicos, como de logística e de infraestrutura” disse a Pesquisadora em Redes Comunitárias do PSA, Adriane Gama.
O encontrou contou com a participação de 38 pessoas, dentre representantes dos territórios e pessoas convidadas. Esta Mesa Redonda Virtual foi importante para debater, interagir e refletir sobre essas construções empreendedoras comunitárias em cada iniciativa. Mesmo com as dificuldades de conexão em alguns territórios, houve uma expressiva interação das pessoas. A educação foi apontada, pela maioria dos participantes, como base para o fortalecimento das iniciativas locais. Essas Mesas Virtuais fazem parte das primeiras atividades do Projeto Rede Floresta Digital.
Rede Floresta Digital
O projeto é uma iniciativa do Projeto Saúde e Alegria e DW Akademie com apoio da União Europeia. Foi lançado em abril deste ano e selecionou nove projetos em territórios da Amazônia. O objetivo é construir os primeiros passos de uma rede comunitária digital floresta em pé, integrando as particularidades de cada região abrangida.
“A segunda Mesa Redonda Virtual já está confirmada para o dia 22 de agosto, a partir das 19h, com o tema principal ‘Gênero e Empreendedorismo Sustentável’. Este encontro contará com a presença especial de convidadas fazedoras para falar sobre as suas experiências empreendedoras em seus respectivos territórios” afirmou a Pesquisadora em Redes Comunitárias do PSA.