Mutirão realizado com comunitários de Carão na Resex foi uma das atividades promovidas por técnicos do Saúde e Alegria no período de 28/06 a 02/07;
Na última quarta-feira (30), moradores da comunidade Carão na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns se uniram para produzir mudas de couve, pimentão, pimentinha de cheiro, cebolinha, pepino e berinjela. Produzidas por eles e para eles, as mudas serão introduzidas nos canteiros familiares para melhorar a qualidade da alimentação e fortalecer a renda comunitária.
No mutirão, equipes foram divididas para o preenchimento dos sacos de mudas, germinação de sementes e plantio das mudas com orientação dos técnicos do PSA. “O mutirão é realizado duas vezes por mês para produzir mudas diversas para os sistemas agroflorestais, sendo florestais e frutíferas, onde os moradores são convidados a participar. Nesta etapa participaram 21 comunitários e os técnicos do PSA que promovem o acompanhamento com orientações” – explicou a engenheira agrônoma do PSA, Rosimeire Freitas
Além da produção das mudas, os técnicos realizaram no período de 28/06 a 02/07, visitas aos grupos familiares que trabalham com hortaliças e sistemas agroflorestais, apoiaram na construção de canteiros e promoveram orientação direcionada a cada produção sobre os tratos culturais em cada fase de crescimento das plantas, com ênfase ao cuidado de pragas de forma orgânica.
A atividade do Programa Floresta Ativa busca oferecer alternativas de impacto social e econômico para que os moradores de áreas da floresta tenham oportunidade de gerar renda com cuidado ao meio ambiente. Enquanto plataforma de oportunidades socioeconômicas voltadas ao manejo sustentável da floresta, o programa apoia a iniciativa para fortalecer cadeias produtivas para ao mesmo tempo, promover a segurança alimentar, a elevação da renda e a inclusão social das comunidades envolvidas.