Moradores da Resex produzem mudas de hortaliças para produção familiar

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Mutirão realizado com comunitários de Carão na Resex foi uma das atividades promovidas por técnicos do Saúde e Alegria no período de 28/06 a 02/07;

Na última quarta-feira (30), moradores da comunidade Carão na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns se uniram para produzir mudas de couve, pimentão, pimentinha de cheiro, cebolinha, pepino e berinjela. Produzidas por eles e para eles, as mudas serão introduzidas nos canteiros familiares para melhorar a qualidade da alimentação e fortalecer a renda comunitária.

No mutirão, equipes foram divididas para o preenchimento dos sacos de mudas, germinação de sementes e plantio das mudas com orientação dos técnicos do PSA. “O mutirão é realizado duas vezes por mês para produzir mudas diversas para os sistemas agroflorestais, sendo florestais e frutíferas, onde os moradores são convidados a participar. Nesta etapa participaram 21 comunitários e os técnicos do PSA que promovem o acompanhamento com orientações” – explicou a engenheira agrônoma do PSA, Rosimeire Freitas

Mudas produzidas no Cento Experimental Floresta Ativa. Fotos:Rosimeire Freitas/PSA.

Além da produção das mudas, os técnicos realizaram no período de 28/06 a 02/07, visitas aos grupos familiares que trabalham com hortaliças e sistemas agroflorestais, apoiaram na construção de canteiros e promoveram orientação direcionada a cada produção sobre os tratos culturais em cada fase de crescimento das plantas, com ênfase ao cuidado de pragas de forma orgânica.

Moradores de Carão na Resex na produção de mudas.

A atividade do Programa Floresta Ativa busca oferecer alternativas de impacto social e econômico para que os moradores de áreas da floresta tenham oportunidade de gerar renda com cuidado ao meio ambiente. Enquanto plataforma de oportunidades socioeconômicas voltadas ao manejo sustentável da floresta, o programa apoia a iniciativa para fortalecer cadeias produtivas para ao mesmo tempo, promover a segurança alimentar, a elevação da renda e a inclusão social das comunidades envolvidas.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima