O encontro na comunidade Jaguarari na Floresta Nacional do Tapajós reuniu quarenta e uma lideranças para ampliar a discussão coletiva das necessidades da região.
Nos dias 8 e 9 de maio, os representantes das comunidades se encontraram para falar sobre as demandas e prioridades para as regiões da Flona, atendendo a programação do projeto Floresta Ativa Tapajós. “Fizemos o levantamento das estruturas existentes nas comunidades, da situação das associações e coletamos propostas relacionadas ao fluxo de gestão” – Explicou Livaldo Sarmento/PSA.
Durante o encontro, os moradores solicitaram do Projeto Saúde e Alegria, a realização de um curso de gestão para melhorar as atividades conduzidas pelas associações, como a gestão dos sistemas de abastecimentos de água.
Puxirum
Na segunda feira (06), quarenta e oito moradores integrantes do Conselho Intercomunitário Floresta Ativa (CIFA) se reuniram para realizar uma grande ação de limpeza em um ramal que liga as comunidades Tucumã no Rio Arapiuns e Maripá no Rio Tapajós. O trabalho resultou na limpeza de cerca de 9 quilômetros de estrada.
A ação que reuniu esforços de moradores de 24 comunidades do entorno do Centro Experimental Floresta Ativa “é importante para o intercâmbio entre as comunidades” comentou Sarmento.
Fotos: Elis Lucien e Livaldo Sarmento.