“Presente valioso. Álcool em gel no momento é caro e a gente precisa” – diz artesã sobre doação no dia mundial do artesão 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Trezentos frascos de álcool em gel beneficiaram artesãos do Centro de Artesanato Cristo Rei e Terminal Fluvial Turístico em Santarém;

A Secretaria Municipal de Turismo, através do secretário Alaércio Cardoso, mobilizou a ação do Projeto Saúde e Alegria para distribuição do item para prevenção dos artesãos que atuam na comercialização dos produtos artesanais em Santarém. Segundo a Semtur, cerca de 600 profissionais dependem da produção artesanal no município, os quais são representados por suas organizações comunitárias que vendem os itens em dezesseis boxes no Centro de Artesanato Cristo Rei e Terminal Fluvial Turístico.

“Nós temos todas as regiões do Tapajós representadas, Tapajós, Arapiuns, Lago Grande, Eixo Forte, Santarém e outros municípios. Aqui nós recebemos milhares de pessoas que vão adquirir esses produtos. Esse álcool em gel vai reforçar ainda mais os cuidados. Aqui fica o nosso agradecimento a esses artesãos que hoje é dia deles” – Contou o Secretário, Alaércio Cardoso.

Mabel Gomes, artesã há 35 anos, usando álcool em gel durante expediente no Centro de Artesanato Cristo Rei.

O momento para a categoria é delicado, confidenciou a artesã, Mabel Gomes: “A gente não faz parte das necessidades básicas e com isso o artesão acaba sofrendo”. Para ela, receber os frascos fez toda a diferença, já que eles atuam diretamente com o público: “Pode até parecer que seria um presente simbólico, mas é um presente valioso. Álcool em gel no momento é caro, a gente precisa, é um bem necessário no momento. É uma ajuda muito bem vinda mesmo”.

Em 2021, a L’Oréal Brasil entregou 20 mil frascos de álcool em gel para a campanha #ComSaudeeAlegriaSemCorona.

Devido a gravidade de saúde pública, o PSA tem direcionado também seus esforços para atender áreas da região urbana do município. Atender aos artesãos é promover a segurança de todos que circulam nos espaços de comercialização, consumidores e vendedores. “A gente não tem uma atuação histórica na área urbana, mas numa situação de pandemia a gente tem que se unir e somar esforços com as iniciativas que já fazem isso e tem mapeada as necessidades” – explicou o coordenador do Saúde e Alegria, Caetano Scannavino.

A doação foi realizada em parceria com a L’Oréal Brasil que desde 2020 ampliou seu plano de ação solidária para a Região Norte, nos estados do Amazonas, Pará, Amapá e Acre. Para essas regiões destinou unidades de álcool gel para hospitais públicos, comunidades vulneráveis, como as ribeirinhas, quilombolas e indígenas. Em 2021 foram entregues pela L’Oréal 20 mil frascos à campanha.

Na foto, Marly Oliveira, moradora da comunidade Pedra Branca com item recebido durante expedição do PSA.

“A região Norte do Brasil é motivo de muita preocupação pela rápida disseminação do coronavírus. Dessa forma, decidimos ampliar nosso plano de solidariedade para ajudar a população local. Nesse contexto, união e solidariedade são fundamentais. Cada empresa deve contribuir com seu conhecimento, buscando colaboração com outras empresas da sua cadeia de valor em busca de soluções no combate ao coronavírus”, afirmou a presidente da L’Oréal.Brasil, An Verhulst-Santos.

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima