Capacitação promovida pelo Programa de Economia da Floresta do PSA prepara famílias para manejo eficiente e sustentável do solo e amplia os sistemas produtivos no território
O Projeto Saúde e Alegria realizou um treinamento voltado à operação de motocultivadores, equipamento que está revolucionando o preparo de áreas agrícolas na Reserva Extrativista (Resex) Tapajós-Arapiuns. O treinamento ocorreu nas comunidades de Nova Vista do Arapiuns e São José do Arapiuns, envolvendo cerca de 30 famílias diretamente impactadas.
Os motocultivadores são ferramentas essenciais para o preparo do solo onde estão sendo implantados sistemas agroflorestais. Seu uso facilita o plantio e o manejo das áreas, aumentando a eficiência e produtividade das culturas. Segundo o coordenador de assistência técnica do projeto, Márcio Santos, a capacitação visou não apenas ensinar o funcionamento e manejo do equipamento, mas também destacar sua importância para a melhoria do solo e da produção agrícola.
A atividade foi conduzida por Alex Gonçalves, colaborador do projeto, que compartilhou técnicas de operação e explicou como o motocultivador contribui para otimizar o plantio e a manutenção das áreas. Durante o treinamento, os produtores tiveram a oportunidade de operar o equipamento e aprender na prática como utilizá-lo para preparar suas terras de forma mais eficiente.
“Agora, os produtores estão prontos para usar esses equipamentos no preparo de suas áreas, buscando melhorar o manejo do solo e aumentar a produtividade, especialmente nos consórcios de sistemas agroflorestais que integram culturas como feijão, milho, melancia e jerimum,” destacou o coordenador.
Até o momento, o Projeto Saúde e Alegria já entregou seis motocultivadores às famílias da Resex Tapajós-Arapiuns. A meta é ampliar a distribuição desses equipamentos, garantindo que mais produtores tenham acesso a ferramentas capazes de transformar suas práticas agrícolas. A iniciativa não apenas melhora a produtividade das áreas plantadas, mas também contribui para o aumento da renda das famílias atendidas.
“Uma ferramenta de grande utilidade para nós, nosso desenvolvimento aqui no nosso solo. Mexer com outro tipo de cultura e também nas áreas que já estão plantadas para ter mais uma força, uma produção mais melhorada” – Anselmo, sócio da Acosper.
“Tivemos o privilégio de ser contemplados por um micromotor-ativador, com o qual hoje nós estamos fazendo o nosso treinamento. Esse equipamento para nós é novidade, nós tínhamos curiosidade, conseguimos, graças a Deus, nós fizemos o treinamento. São coisas que realmente são adaptadas, ajudam muito, né?” – Everaldo.
O treinamento reforça a iniciativa do programa de Economia da Floresta do Projeto Saúde e Alegria com a sustentabilidade e o fortalecimento da agricultura familiar na região, mostrando que investimentos em tecnologia e capacitação têm impacto direto na qualidade de vida das comunidades.
Fotos: Márcio Santos/PSA.