Programação Alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em Santarém foi liderada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e Rede de Proteção à Criança e do Adolescente
A abertura da campanha de enfrentamento ao trabalho infantil em Santarém, alertou para as consequências da violação dos direitos para vida, saúde, educação, brincar e lazer. O Projeto Saúde e Alegria foi convidado a integrar o lançamento e fortalecer a divulgação do tema em comunidades ribeirinhas, visando ampliar a temática em territórios amazônicos.
O dia “D” contou com palestras, rodas de conversas, desenhos educativos, exibição de vídeos, panfletagem e caminhadas que iniciaram na área urbana do município no dia 12/06 e seguem até o dia 29/06 com diferentes ações em aldeias e comunidades. O encerramento acontecerá com BLITZ na orla do município. Para a Secretária de Assistência Social, Celsa Brito, a integração dos diferentes atores é fundamental para conscientizar sobre o combate ao trabalho infantil: “A partir de hoje a gente intensifica as ações com a sociedade. O tema desse ano é brincar é o direito da criança, estudar e viver com um futuro de esperança. Diga não ao trabalho infantil”, ressalta.
O Projeto Saúde e Alegria é um membro representativo de Organizações Não Governamentais no Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente que atua como órgão deliberativo e controlador das ações em todos os níveis da política de atendimento, observado a composição paritária de seus membros nos termos da Lei Federal nº 8.069, de 13 de Julho de 1990 (Lei de Criação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA).
A arte-educadora do PSA Elis Lucien, ressaltou que a instituição atua desde a década de 80 para esclarecer os direitos da criança e adolescente. Atividades lúdicas como a produção de radionovelas, cartilhas, fotonovela comunitária e projetos de comunicação são algumas das atividades desenvolvidas para abordar os temas junto às comunidades. Em 2022, o Projeto Crianças com Saúde e Alegria iniciou suas ações visando promover o desenvolvimento saudável da primeira infância nas comunidades da bacia do Rio Tapajós, diminuindo doenças, favorecendo o crescimento e desenvolvimento, estimulando o aprendizado e o fortalecimento de vínculos familiares. Neste piloto, contemplou as comunidades Carão, Aldeia Solimões, Aldeia Vista Alegre, Pedra Branca e Anumã.
“O Projeto Saúde e Alegria fortalece as ações de enfrentamento ao trabalho infantil junto ao município na abertura Oficial da Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Sigamos juntos fortalecendo o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) em todo o país”, enfatiza.
O objetivo da campanha nacional é convocar a sociedade a lutar contra o trabalho infantil. Com poesia de Bráulio Bessa e desenhos inspirados na arte do cordel, FNPETI, MPT, Ministério do Trabalho e Emprego, o Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho e OIT buscam conscientizar todo o país sobre essa grave violação dos direitos humanos, no mês de luta contra o trabalho infantil.