PSA apoia movimento de combate ao trabalho infantil 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Programação Alusiva ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil em Santarém foi liderada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (AEPETI) e Rede de Proteção à Criança e do Adolescente

A abertura da campanha de enfrentamento ao trabalho infantil em Santarém, alertou para as consequências da violação dos direitos para vida, saúde, educação, brincar e lazer. O Projeto Saúde e Alegria foi convidado a integrar o lançamento e fortalecer a divulgação do tema em comunidades ribeirinhas, visando ampliar a temática em territórios amazônicos.

O dia “D” contou com palestras, rodas de conversas, desenhos educativos, exibição de vídeos, panfletagem e caminhadas que iniciaram na área urbana do município no dia 12/06 e seguem até o dia 29/06 com diferentes ações em aldeias e comunidades. O encerramento acontecerá com BLITZ na orla do município. Para a Secretária de Assistência Social, Celsa Brito, a integração dos diferentes atores é fundamental para conscientizar sobre o combate ao trabalho infantil: “A partir de hoje a gente intensifica as ações com a sociedade. O tema desse ano é brincar é o direito da criança, estudar e viver com um futuro de esperança. Diga não ao trabalho infantil”, ressalta.

Projeto Crianças Com Saúde e Alegria promove oficinas em parceria com escolas e comunidades ribeirinhas para produção de podcasts sobre direitos das crianças e adolescentes.

O Projeto Saúde e Alegria é um membro representativo de Organizações Não Governamentais no Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente que atua como órgão deliberativo e controlador das ações em todos os níveis da política de atendimento, observado a composição paritária de seus membros nos termos da Lei Federal nº 8.069, de 13 de Julho de 1990 (Lei de Criação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA).

A arte-educadora do PSA Elis Lucien, ressaltou que a instituição atua desde a década de 80 para esclarecer os direitos da criança e adolescente. Atividades lúdicas como a produção de radionovelas, cartilhas, fotonovela comunitária e projetos de comunicação  são algumas das atividades desenvolvidas para abordar os temas junto às comunidades. Em 2022, o Projeto Crianças com Saúde e Alegria iniciou suas ações visando promover o desenvolvimento saudável da primeira infância nas comunidades da bacia do Rio Tapajós, diminuindo doenças, favorecendo o crescimento e desenvolvimento, estimulando o aprendizado e o fortalecimento de vínculos familiares. Neste piloto, contemplou as comunidades Carão, Aldeia Solimões, Aldeia Vista Alegre, Pedra Branca e Anumã.

“O Projeto Saúde e Alegria fortalece as ações de enfrentamento ao trabalho infantil junto ao município na abertura Oficial da Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil. Sigamos juntos fortalecendo o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) em todo o país”, enfatiza.

O objetivo da campanha nacional é convocar a sociedade a lutar contra o trabalho infantil. Com poesia de Bráulio Bessa e desenhos inspirados na arte do cordel, FNPETI, MPT, Ministério do Trabalho e Emprego, o Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho e OIT buscam conscientizar todo o país sobre essa grave violação dos direitos humanos, no mês de luta contra o trabalho infantil.

 

 

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima