“PSA leva expectativa de vida para essas comunidades” – João Carlos Dombroski

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

O sim ao convite de dois irmãos e uma história de quatro décadas na Amazônia. Um jovem que teve origem no cultivo da terra no sul do Brasil já ajudou a transformar a realidade de famílias no interior da floresta no Pará, levando o básico às famílias: água potável e saneamento básico. João Carlos Dombroski é uma das muitas mãos do Projeto Saúde e Alegria que mobilizam e contribuem no desenvolvimento sustentável das populações no interior da Amazônia.

Nascido em Planalto, no Paraná, João Carlos se mudou para a região da Rodovia Transamazônica aos 17 anos, e há cerca de 40 anos acompanha o crescimento regional, com conquistas e conflitos. De família de agricultores, cedo se engajou na luta sindical e ajudou a fundar e também presidiu os Sindicatos do Trabalhadores Rurais em Santarém e Belterra.

Foi em meados da década de 90 que ele começou a acompanhar as ações do PSA e acabou se tornando um parceiro das ações por causa da experiência e profundo conhecimento da realidade das comunidades.

“Logo no início a gente não conhecia o que era ONG, tinha aquela desconfiança, e fomos entendendo o bom propósito do Projeto Saúde e Alegria e como ele trabalhava junto às comunidades. Fomos nos integrando”, lembra o gestor do programa de água do PSA.

Em 1995, após o convite dos irmãos Eugênio e Caetano Scannavino, João Carlos começou a reforçar as equipes do PSA. No entanto, nove meses depois saiu para ajudar na luta sindical na recém emancipada Belterra. Quatro anos depois retornou ao Saúde e Alegria, onde hoje integra a equipe de organização comunitária e o projeto de saneamento básico nas comunidades.

Já são mais de 50 sistemas de abastecimentos que as mãos de João Carlos ajudaram a instalar, levando água às torneiras e qualidade de vida às populações tradicionais, indígenas e quilombolas.

Ele lembra que no início os trabalhos eram desenvolvidos em apenas 16 comunidades e o número foi ampliado chegando a quatro municípios localizados no oeste do Pará. Até junho de 2019, foram instalados quase 190 quilômetros de redes de distribuição de água e mais de 13 mil pessoas em 53 comunidades foram beneficiadas.

“Estamos elevando nossas metodologias, levando expectativas de vida para essas comunidades, essas aldeias. O PSA amadureceu muito e tem uma relação muito importante juntamente com os movimentos sociais. É uma referência para as comunidades, principalmente no abastecimento da água”, ressaltou Dombroski.

Uma das maiores realizações de Carlos Dombroski é poder levar água para populações ribeirinhas da Amazônia. Fotos: Priscila Tapajoara.

Para o gestor do programa, os serviços são levados pelo PSA, mas a conquista é da comunidade, que se envolve, contribui e zela pelos projetos implantados. Por fazer parte desse processo, João Carlos diz que se sente realizado pessoal e profissionalmente.

“É uma das organizações mais importantes da Amazônia. Eu tenho orgulho de fazer parte do Saúde e Alegria, onde me sinto bem e consigo desenvolver todo esse trabalho de forma participativa, planejada e, principalmente, fazendo com que a gente tenha autonomia de buscar informações e levar para as comunidades”.

Uma das alegrias é poder ver nos olhos e sorrisos das pessoas a satisfação por começar a ter acesso ao básico, mas que de alguma forma tinham ficado distantes dos serviços.

Outro fator que João Carlos destaca sobre o PSA é a transparência. Até que os projetos cheguem às comunidades, as equipes se mobilizam em áreas de trabalho que vão desde o planejamento, captação de recursos e a logística e implantação, que na Amazônia são mais difíceis por conta da geografia e distância entre os grandes centros e as comunidades.

No entanto, as dificuldades são vencidas pela força de vontade de ajudar o próximo, promover a qualidade de vida e o desenvolvimento. “Não temos promessas, temos ações no sentido de fazer acontecer. Construir um sistema de água, levar um filtro, uma conversa, um jeito de transformar a realidade salva vidas. Salvar vidas é uma das coisas mais importantes que a gente tem. Esse é o grande princípio do Saúde e Alegria”, finalizou.

• • • •

Eu sou Saúde e Alegria é um podcast com histórias de pessoas que lutam pela cidadania e pela floresta em pé em comunidades da Amazônia paraense. Uma campanha em comemoração aos 36 anos do PSA. Os episódios são lançados toda sexta-feira.

  • Reportagem: Geovane Brito
  • Apresentação podcast: Priscila Castro
  • Mixagem podcast: Raik Pereira
  • Artes: Vanessa Campos
  • Captura, edição audiovisual e fotos: Priscila Tapajoara
  • Coordenação editorial: Samela Bonfim
  • Coordenação Geral: Fabio Pena

Conheça mais sobre o Saúde e Alegria
Site: saudeealegria.org.br
Instagram: instagram.com/saudeealegria
Twitter: instagram.com/saudeealegria
Youtube: youtube.com/saudeealegria

Compartilhe essa notícia com seus amigos!

Deixe um comentário

Rolar para cima